Como preparar sua Força de Vendas em momentos de crise

Como preparar sua Força de Vendas em momentos de crise
Especialistas dizem que o Brasil vive uma de suas piores crises dos últimos 15 anos. Diante de tantas notícias que temos sobre esta crise política e econômica em nosso País, vemos os efeitos negativos sobre as empresas privadas, sobretudo na oferta e demanda. Como contornar a crise e fazer a sua Força de Vendas vender ainda mais, se diferenciando da concorrência e ofertando exatamente o que seus Clientes precisam? A resposta é: investir em capacitação e treinamento.
Algumas pessoas confundem o termo Força de Vendas com Equipe de Vendas. Na prática, Força de Vendas é uma seleção de pessoas treinadas e de alta performance, com paixão pelo que fazem e focadas para que a venda se concretize.
A SOU começou suas atividades prestando serviços para área de Força de Vendas e nosso primeiro game learning foi o “Desafio de Vendas”, para a empresa de turismo CVC.
Desde de lá, 2009, nos tornamos especialistas em treinamentos para Força de Vendas.
treinamento-forca-de-vendas
Por que devemos treinar a Força de Vendas?
A resposta parece óbvia, vender mais. Mas não é bem assim. A melhor resposta está em tornar os colaboradores especialistas em seus produtos/serviços, contribuindo para que eles saibam a fundo os diferenciais e os benefícios que podem oferecer para os Clientes.
O comportamento do consumidor atual mudou. Muitas vezes, este consumidor sabe mais que os próprios vendedores. Portanto, não vale a pena perder uma venda por falta de informação ou conhecimento sobre o produto e da empresa. Além de gerar experts, o treinamento tem que estar alinhado aos modelos de negócio da empresa, sendo indispensável que ele faça parte do Programa de Treinamento do T&D e RH das empresas.
Qual é a melhor modalidade de treinamento para Força de Vendas?
Para se chegar a esta conclusão, é necessário observar o perfil do público-alvo que deverá ser atingido e as suas possibilidades de acesso ao conteúdo. Estas informações são fundamentais, pois a maiorias dos vendedores, propagandistas e profissionais que transitam para vender, utilizam conexões com baixa banda, como GPRS (muito lenta, até 171,2 Kb/s), EDGE (lenta, até 473,6 Kb/s) e HSPA (rápida, até 14 Mb/s).
Mas, em linhas gerais, a modalidade de treinamentos online é altamente recomendada, pois une redução de custos e acesso em qualquer tempo e lugar. Podemos utilizar o e-Learning tradicional, Mobile Learning (m-Learning) e/ou Microlearning, nos formatos Podcasts e vídeos.
capa wp microlearning CTA
No SOUCast 001, comentamos sobre melhores práticas para treinamento da Força de Vendas, e um dos pontos que pontuamos foi a mobilidade, pois muitos vendedores utilizam seus dispositivos móveis para realizarem seus treinamentos. Se tratando da Força de Vendas da indústria farmacêutica, hospitalar e saúde, conforme também explanamos no SOUCast 002, de forma gera, os treinamentos são ainda mais essenciais, por tratar diretamente da saúde e bem-estar dos pacientes.


Dispositivos Mobile como parceiros na estratégia de treinamento
Cada vez estamos mais conectados à Internet e aos nossos dispositivos móveis. Estudos apontam que há mais aparelhos de celular (280 milhões) do que pessoas no Brasil (200 milhões de habitantes), portanto, o m-Learning será em breve um dos modelos de aprendizado mais utilizados não só no País, como no mundo. Estudiosos afirmam que o Mobile Learning terá como aliado conteúdos em nuvem (Cloud Computing) e SaaS (Software as a Service). Outra informação importante é a migração do uso da tecnologia Flash para HTML5, já que a Adobe declarou oficialmente a descontinuação da ferramenta Adobe Flash, a ser substituída pelo Adobe Animate CC.
Esta é uma das Tendências de Educação Corporativa para 2016.
EXTRA: Lembrando que todo treinamento deve ser feito sob medida para seus usuários, pois sabemos que algumas formas de e-Learning podem irritar os alunos, como:

  • Conteúdo muito longo
  • Não amigável para Mobile
  • Apenas textos, sem imagens e vídeos 🙁
  • Avaliação = Quiz
  • Conteúdo desatualizado

No nosso site, disponibilizamos alguns cases de como obter uma consultoria para seus programas de Educação Corporativa voltados para Força de Vendas. Confere lá!
www.sou.com.br
Referências e Links
Here Is Why Mobile Learning Matters
http://www.learndash.com/here-is-why-mobile-learning-matters/
4 Mistakes that Ruin a Serious Game’s Learning Value
http://elearningindustry.com/4-mistakes-that-ruin-a-serious-game-learning-value
10 Quick Tips For Effective Elearning
http://www.learndash.com/10-quick-tips-for-effective-elearning/
Measuring Training Program ROI
http://www.learndash.com/measuring-training-program-roi/
5 Ways ELearning Can Annoy People
http://www.learndash.com/5-ways-elearning-can-annoy-people

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *