Gestão de Talentos: Boas práticas para Contratação de Metas

Gestão de Talentos: Boas práticas para Contratação de Metas
Com o ano fiscal chegando, a contratação de metas devem ser criadas afim de apontar um norte para empresas e seus colaboradores, com o intuito de aumentar a participação de mercado e prosperar em meio à crise financeira no nosso país.
Mas qual é o nível de importância que temos que empregar na contratação de metas para colaborador e empresa? Quais as melhores práticas para termos objetivos desafiadores e que possam ser alcançados para que ambas as partes fiquem satisfeitas?
Sabemos que a definição de metas é um dos passos mais importantes no planejamento inicial, principalmente para:

  • Tornar mais simples o entendimento dos objetivos estratégicos da empresa.
  • Estabelecer um objetivo (firmar um compromisso) para que a empresa e os colaboradores saibam onde precisam chegar.
  • Dar um norte ao colaborador e incentivar a produtividade.
  • É por meio das metas que a empresa irá perseguir seu sucesso e alcançar mais conquistas.
  • Acompanhar o progresso da empresa, servindo de base para correção de rota.

O momento de contratação de metas é uma negociação entre líder e liderado. Deve-se analisar os pesos que serão colocados e qual nível de prioridade de cada objetivo, assim podemos traçar regras com mais clareza e estabelecer qual será a participação de resultados e bônus, caso as metas sejam atingidas. Algumas empresas que atendemos aqui na SOU, não atrelam remuneração variável ao desempenho, portanto vale negociar um mérito ou promoção. Deixar de recompensar seu colaborador pelo desempenho esperado pode ocasionar em desmotivação.
Uma pesquisa realizada pela FNQ e pelo SEBRAE com 1.163 empresários de vários segmentos mostrou que a gestão de pessoas é uma preocupação dos dirigentes: 73% dos pesquisados disseram reconhecer seus colaboradores pelas contribuições que realizam para inovação e 72% afirmaram investir na capacitação dos colaboradores.
Em um estudo global da Oxford Economics, aponta que as empresas que mais crescem são as que tem melhores talentos: 55% das companhias de alta performance dizem que estão satisfeitas com a qualidade dos candidatos recrutados para a maioria das posições. Em empresas de menor rendimento, esse índice cai para 46%. Neste último caso, a falta de talentos, impacta em toda a estratégia do local de trabalho.
O mesmo estudo aponta que a meritocracia é muito utilizada por empresas de alto crescimento: 65% dessas empresas são mais direcionadas para o mérito do que para os cargos, contra menos da metade das que têm um desempenho baixo.
E por fim, mais da metade das empresas de alto desempenho dizem que oferecem programas de treinamento adicionais como um benefício para os colaboradores. Além disso, as empresas que têm um alto nível de crescimento são 16% mais inclinadas a programas de orientação do que as empresas de baixo rendimento.
Estes estudos nos levam a crer que a etapa de contratação de metas deve ser seguida rigorosamente e, acompanhada de perto, justamente para evitar desvios de rotas ou até mesmo desmotivações com metas impossíveis de se alcançar.
Como sabemos, a avaliação de desempenho pode ser utilizada como base para algumas ações, como por exemplo: justificativas para aumentos salariais, promoções, subsídios para treinamentos específicos, bônus, etc. Por isso, para realizar a apuração de forma mais transparente no final do ciclo, temos que lembrar que muitas das metas em que estamos envolvidos podem ser afetadas por variáveis externas, como índices econômicos, oscilações de mercado, ou simplesmente uma mudança de rota na estratégia da empresa, cada vez mais recorrente em tempos de crise.
E se caso precisarmos fazer uma revisão da contratação de metas no meio do caminho? Então, leia nosso artigo de Revisão de Metas – Fazer ou não fazer? Nesse artigo você vai entender qual a melhor decisão para empresa e colaborador.
Início de ciclo
A hora é agora! A etapa de planejamento anual da empresa é o melhor momento para revisão e melhoria de processos, o que nos induz a olhar as metas do ano anterior e entender se será necessário algum reajuste na contratação de metas, se de fato, são atingíveis, para assim planejar de forma mais efetiva os objetivos do próximo ano fiscal.
Entendemos que o processo de “Lições Aprendidas” também pode ser rico em informações, afim de evitar erros e evidenciar boas práticas na fase de Contratação de Metas:
tabela recomendado não recomendado
Lembre-se: Evidencie tudo! Anote e faça Feedbacks pontuais com seu líder/liderado, sempre pontuando avanços, corrigindo rotas ou incentivando o alcance máximo das suas metas.
Lápis e papel na mão? Não!
Ainda vemos algumas empresas de grande porte, renomadas no mercado, fazendo suas avaliações de desempenho em planilhas e às vezes até em papel. Não que isso seja um problema, porém com o auxílio de softwares e uso de plataformas desenhadas e pensadas para isso, é possível ganhar muito tempo e produtividade.
Aqui na SOU, somos parceiros SAP SuccessFactors (Gestão de Capital Humano – HCM) desde 2011. Nosso posicionamento como líderes de mercado em Implementações vem atestando que as empresas que utilizam a tecnologia para desenvolver pessoas prosperam mais, além de se estruturarem de forma uniforme.
Recomendamos o uso desta ferramenta para todas as frentes de RH, por se tratar de um dos sistemas mais eficientes de Gestão de Talentos do mercado.
Falando especificamente de metas e avaliação de desempenho, o SAP SuccessFactors tem um módulo específico para essa finalidade, o Goals & Performance (Metas & Desempenho).
Neste módulo é feita a gestão do processo de desdobramento e definição das metas organizacionais e individuais, desde o momento da contratação até o momento da avaliação final, que vai suportar o processo de desempenho e remuneração. Este processo é totalmente online e na nuvem, ou seja, pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, o que permite ainda mais benefícios, além do ganho de produtividade.
A SOU tem a melhor equipe SAP SuccessFactors do mercado, com grande experiência de Implementação e Sustentação nas maiores e mais renomadas empresas do Brasil. Entre em contato conosco e conheça nosso diferencial de uma consultoria jovem, responsável e com o maior know-how e experiência da ferramenta do mercado.
Implementou? E agora, quem vai cuidar?
As pessoas, em geral, são resistentes à mudança. Implementar um novo sistema, que muitas vezes exige mudança de processos e até mesmo transformação de cultura, nem sempre é uma tarefa fácil.
A reeducação do acesso à nova plataforma e o incentivo ao uso em culturas enraizadas, algumas vezes podem inviabilizar todo o projeto. Afinal, o que adianta implementar um sistema se ninguém quiser usá-lo?
É muito importante que, além de uma implementação de sucesso, exista uma equipe apoiando o RH na administração do sistema no dia a dia, garantido a segurança da informação, a capacitação das pessoas, o uso das melhores práticas de mercado e a adaptação dos processos de acordo com a necessidade da empresa, já que hoje as organizações sofrem mudanças constantemente.
Entendemos que esta etapa é tão importante quanto a implementação de um sistema de Gestão de Talentos, assim como foi o Caso de Sucesso Implementação e Sustentação do Grupo JBS. Se você quiser assistir ao vídeo deste Case de Sucesso, clique aqui.
Esperamos que essas dicas e boas práticas, façam desta etapa de contratação de metas, um processo mais simples e, focado para o atingimento de resultados!
Sobre a SuccessFactors, uma empresa da SAP
A SuccessFactors é líder em fornecimento de software HCM baseado em nuvem, que gera resultados empresariais por meio de soluções completas, atraentes e flexíveis – o bastante para começar em qualquer lugar e ir para todos os lugares. Os clientes da SuccessFactors compõem organizações de todos os portes e de diversos setores. Com mais de 20 milhões de assinante em todo o mundo, a SuccessFactors é uma empresa empenhada em atender a todos os clientes, oferecendo conteúdos, soluções e análises inovadoras, experiência em processos e insights sobre melhores práticas, tudo isso adquirido por meio de uma ampla e diversificada base de clientes. As soluções da SuccessFactors são respaldadas por um ecossistema global de parceiros e pela experiência e comprometimento da SAP.
Referências
Revisão de Metas – Fazer ou não fazer?
https://sou.com.br/admin/revisao-de-metas-fazer-ou-nao-fazer/
Como Envolver a Equipe na Contratação de Metas
https://endeavor.org.br/como-envolver-a-equipe-na-definicao-de-metas/

4 comments

  1. Como aumentar suas vendas para retomar o crescimento

    […] Quer dicas de como fazer uma Avaliação de Desempenho ser efetiva e gerar resultados? Fizemos um artigo que conta as boas práticas para este importante momento entre líder e liderado. Clique aqui para ler. […]

  2. Vera Silva

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    1. SOU Educação e Talentos

      Eba Vera, ficamos muito felizes que você esteja gostando ♥
      Continue acompanhando que toda semana tem artigos novos!
      Abraços, team SOU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *