Boas Práticas: Plano de Comunicação e Treinamento para sua implementação SuccessFactors

Gestão de Mudança: Nunca antes a palavra mudança foi tão usada quanto nos dias atuais. É fato, temos que conviver e nos adaptar as alterações de cenário, seja governo, empresa ou até mesmo nós: pessoas.

No mundo dos negócios a palavra sucesso deve entrar pela porta antes que a concorrência e muitas vezes é necessário tomar atitudes para se diferenciar da concorrência, se posicionar melhor no mercado ou até mesmo ter um diferencial estratégico interno como o aumento da produtividade e de processos.

Ao que tange o âmbito de pessoas, especialistas afirmam que colaboradores que não lidam bem com mudanças, tendem a ser inseguros e até reativos em seu dia a dia, o que certamente desencadeará em uma baixa produtividade.

A tecnologia tem evoluído muito durante estes últimos anos e a Gestão de Capital Humano e a Gestão de Talentos têm acompanhado esta evolução em sistemas cada vez mais avançados. Mas o que adianta implementar um sistema robusto como estes e não conseguir promover a mudança de cultura e hábito nas pessoas, que muitas vezes estavam acostumadas com seus sistemas próprios ou planilhas, para esta nova evolução em sistemas na nuvem e novos processos internos?

É aí que Gestão de Mudança se faz necessária, mas para que seja de forma efetiva, é necessário algumas competências e atitudes que irão fazer a diferença em uma mudança saudável de cultura:

1 – Faça acontecer o planejamento

Sem planejamento não se chega a lugar algum. Portanto, trace uma rota de início, meio e fim para esta transição. Tenha em mente possíveis correções de caminho e procure estabelecer sempre um plano alternativo, afim de garantir o objetivo principal.

2 – Comprometimento e exemplo da liderança

Neste momento é crucial que haja uma postura e incentivo por parte da liderança. O líder sempre deve ser visto como exemplo, portanto, para mudança de culturas, a liderança também tem que estar adaptada e engajada com a mudança em questão.

3 – A comunicação é chave do sucesso

A comunicação tem um grande papel nessa fase. Ser transparente, claro e objetivo deve ser tom que a empresa irá aplicar no Plano de Comunicação. Em todas as nossas implementações aqui na SOU, sempre usamos a comunicação a nosso favor para atingir em cheio o público-alvo.

Em uma das nossas implementações de SuccessFactors para uma empresa do segmento de Infraestrutura e Logística desenvolvemos uma estratégia e planejamento de Endomarketing e Comunicação Integrada, em conjunto com a área de comunicação, criando peças e brindes personalizados para campanha de lançamento da nova ferramenta SuccessFactors, que estava sendo implementada. Outro passo importante foi o treinamento prévio dos usuários-chave e influenciadores que poderiam nos ajudar nessa mudança de cultura.

Todo o planejamento e execução desta etapa fez a diferença no go-live do projeto e o feedback dos usuários finais foi extremamente positivo, gerando um alto valor de engajamento com a campanha e consequentemente com o sistema.

4 – Maximize o conhecimento por meio de treinamentos

Aliado ao Plano de Comunicação, é de suma importância prover os treinamentos para os principais usuários e embaixadores do sistema. Nesta etapa, é muito importante que a consultoria que está implementando esteja de prontidão para eventuais dúvidas e que demonstre todo o potencial e as novas funcionalidades do sistema, afim dos usuários finais extraírem todos os benefícios da nova ferramenta.

Aqui na SOU, propomos uma aprendizagem Blended Learning, ou seja, prover a aplicação de treinamentos presenciais com os principais usuários do sistema e também treinamentos online, nas mais variadas formas (e-Learnings, Vídeos, Podcasts, etc), para garantir que os key-users e administradores terão acesso e competência para utilizar todas as funcionalidades que o sistema oferece.

No case de sucesso de implementação na JBS, desenvolvemos e-learnings, vídeos e tutoriais que ajudaram a elevar o nível de conhecimento dos usuários, facilitando muito a condução de todo o projeto e sustentação do mesmo.

5 – Mantenha o foco em resultados

Uma mudança sempre tem que ser para o bem. E a melhor forma de pensar estrategicamente, nesse sentido, é pensando em como atingir os resultados esperados pela companhia. Portanto, sempre trace suas rotas pensando nos resultados que devem ser atingidos ao final do projeto.

6 – Envie e receba Feedbacks

Escute o que todos os usuários têm a falar. Lembre-se que ao final de cada comunicação o emissor espera uma resposta (feedback) e esse momento é muito importante para aparar arestas e fazer dessa mudança de cultura, algo mais simples e fácil de ser entendido. Estabeleça um canal aberto entre RH e a empresa que está implementando e sustentando o sistema para sanar dúvida e colher informações.

7 – Use a Aprendizagem organizacional

Nunca é tarde para aprender. Aliás, ninguém sabe tudo. Portanto, crie um documento de lições aprendidas, ou melhor, se você está procurando uma consultoria de implementação, aproveite a experiência e expertise para extrair as melhores práticas de mercado.

Sobre a SOU

A SOU é uma que desenvolve pessoas por meio da tecnologia. Atua em duas principais frentes:

  • Educação Corporativa
  • Gestão de Talentos

Em Gestão de Talentos, a SOU é líder de mercado com grande experiência e o maior número de implementações de SuccessFactors do Brasil. Parceira SAP SuccessFactors desde 2011, atua com profissionais treinados na SuccessFactors, nos Estados Unidos, com expertise e know-how reconhecida por grandes empresas multinacionais e nacionais dos mais variados segmentos. Para garantir o sucesso da implementação, combinamos uma gestão de projetos eficaz com alto domínio técnico do sistema, além de profundo conhecimento em Recursos Humanos.

Sobre a SuccessFactors, uma empresa da SAP

A SuccessFactors é líder em fornecimento de software HCM baseado em nuvem, que gera resultados empresariais por meio de soluções completas, atraentes e flexíveis – o bastante para começar em qualquer lugar e ir para todos os lugares. Os clientes da SuccessFactors compõem organizações de todos os portes e de diversos setores. Com mais de 20 milhões de assinante em todo o mundo, a SuccessFactors é uma empresa empenhada em atender a todos os clientes, oferecendo conteúdos, soluções e análises inovadoras, experiência em processos e insights sobre melhores práticas, tudo isso adquirido por meio de uma ampla e diversificada base de clientes. As soluções da SuccessFactors são respaldadas por um ecossistema global de parceiros e pela experiência e comprometimento da SAP.

 


www.sou.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *