Gestão de Desempenho Contínuo: entenda uma das maiores inovações da SAP SuccessFactors

É certo que a tecnologia e globalização têm evoluído muito nos últimos anos. A prática da Gestão de Desempenho Contínuo do colaborador e líder também acompanhou essa mudança, e para melhor. Afinal, hoje temos sistemas mais robustos que geram informações relevantes ao longo do ano fiscal que são de suma importância para Avaliações de Desempenho, Plano de Sucessão, Remuneração, entre outros processos da Gestão de Talentos, amplamente utilizados por empresas de sucesso para demonstrar a seus colaboradores o seu valor para a organização.
Líder ou liderado, a Gestão de Desempenho engloba a todos, mas você ou sua empresa está fazendo a Gestão Desempenho de forma Contínua? Ou melhor, sua liderança está preparada para este modelo?
Apesar da globalização e evolução constante, algumas empresas ainda não desfrutam das vantagens que a tecnologia e sistemas na nuvem podem proporcionar, deixando de usar ferramentas que elevam a produtividade e velocidade nos processos, como é o caso do sistema SAP SuccessFactors, que proporciona mecanismos para ampliação da cultura de Gestão de Desempenho Contínuo e principalmente fornecendo insumos para decisões estratégicas da empresa.
A gestão eficiente de desempenho e talentos eleva o ânimo dos colaboradores e a produtividade geral, e um time engajado e produtivo é essencial para que qualquer empresa supere a concorrência.
Mas como fazê-la de forma eficaz? Há diversos fatores que influenciam para que a sua empresa, após implementar o SAP SuccessFactors mantenha a cultura e prática da Gestão de Desempenho Contínuo.
Avaliação de Desempenho
Esta etapa é de suma importância para uma Gestão de Desempenho Contínuo. Aqui, devemos estar preparados para avaliar e ser avaliado (líder e liderado). Portanto, é preciso ter conhecimento dos processos internos, boas práticas na condução de Avaliação de Desempenho e, principalmente conhecer a fundo cada colaborador, para potencializar o melhor de cada um da sua equipe.
Em uma pesquisa divulgada pela norte-americana Brandon Hall, especialista no fornecimento de pesquisa de classe mundial e serviços de consultoria, conclui que metade das empresas questionadas sobre a periodicidade das suas avaliações de desempenho fazem este processo uma vez por ano e mais de 30% a cada seis meses. Entretanto, menos de 10% das empresas realizam avaliações essas avaliações em caráter trimestral.
Gestão de Desempenho Contínuo
Elaboramos um artigo explicando algumas Boas Práticas: Plano de Comunicação e Treinamento para sua implementação SuccessFactors, que adotamos aqui na SOU em nossas implementações e sustentações de sucesso.
É importante dar poder ao colaborador (empowerment) nas contratações de meta e no dia a dia, além de desmitificar a Avaliação de Desempenho, tornando essa etapa um grande aliado para que a Gestão de Desempenho se torne uma cultura, afim de avaliar e recompensar os colaboradores de forma justa.
Envolvimento da liderança
O papel da liderança na execução da Gestão de Desenvolvimento Contínua é peça-chave para o sucesso. A liderança é responsável por traduzir os objetivos da empresa com os objetivos do colaborador, alinhando estratégias, metas e executando feedbacks constantes, afim de garantir o atingimento das metas e a perpetuação da cultura da Gestão de Desempenho.
Líderes devem: atrair, incentivar, distribuir responsabilidades, engajar e desafiar seus liderados, tornando a Gestão do Capital Humano plena e satisfatória para ambas as partes, empresa e colaborador.
A cultura de Gestão de Desempenho deve ser enraizada
A SuccessFactors tem ajudado muitas empresas a melhorar processos e aumentar seu crescimento de forma significante. Mas, para que a Gestão do Desempenho seja contínua e plena, devemos prover e incentivar que haja uma cultura por parte de toda empresa ao uso do sistema.
Aliado a uma comunicação clara e objetiva e a liderança bem treinada, em níveis comportamentais e técnicos é possível extrair o máximo da ferramenta.
Lembrando que nesta etapa devemos ter uma cultura voltada para execução, claro que com o devido planejamento.
Desenvolvimento e Reconhecimento
As gerações Y e Z são ansiosas para empreender, terem seu próprio negócio e transformarem o mundo por meio de seus propósitos. Então, como reter talentos em meio a esse mar de oportunidades, desafios e novas formas de pensar?
Fala-se muito em trabalhar por um propósito do que propriamente por altos salários e status. E agora? Como engajar e reter esses colaboradores? E as outras gerações que também precisam de atenção?
Um dos meios para reter talentos é pensar a longo prazo, pensar a curto prazo é um erro que muitas empresas grandes comentem. É pensar que dentro de alguns meses aquele colaborador não fará mais parte da sua equipe.
Tenha um plano de carreira específico para cada colaborador, planeje seu PDI, estruture a sucessão, recompense e seja sempre transparente com seus colaboradores.
Neste estudo da Brandon Hall “If You Want to Keep Them, Develop Them” aponta que se queremos manter nossos melhores talentos, devemos desenvolvê-los. A pesquisa ainda pontua quais meios de desenvolvimento são mais usados e efetivos nas questões do ensino aprendizagem.
Gestão de Desempenho Contínuo 2
Sobre a SOU
A SOU é uma que desenvolve pessoas por meio da tecnologia. Atua em duas principais frentes:

  • Educação Corporativa
  • Gestão de Talentos

Em Gestão de Talentos, a SOU é líder de mercado com grande experiência e o maior número de implementações de SuccessFactors do Brasil. Parceira SAP SuccessFactors desde 2011, atua com profissionais treinados na SuccessFactors, nos Estados Unidos, com expertise e know-how reconhecida por grandes empresas multinacionais e nacionais dos mais variados segmentos. Para garantir o sucesso da implementação, combinamos uma gestão de projetos eficaz com alto domínio técnico do sistema, além de profundo conhecimento em Recursos Humanos.
Sobre a SuccessFactors, uma empresa da SAP
A SuccessFactors é líder em fornecimento de software HCM baseado em nuvem, que gera resultados empresariais por meio de soluções completas, atraentes e flexíveis – o bastante para começar em qualquer lugar e ir para todos os lugares. Os clientes da SuccessFactors compõem organizações de todos os portes e de diversos setores. Com mais de 20 milhões de assinante em todo o mundo, a SuccessFactors é uma empresa empenhada em atender a todos os clientes, oferecendo conteúdos, soluções e análises inovadoras, experiência em processos e insights sobre melhores práticas, tudo isso adquirido por meio de uma ampla e diversificada base de clientes. As soluções da SuccessFactors são respaldadas por um ecossistema global de parceiros e pela experiência e comprometimento da SAP.
 
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