Gestão de Talentos: A crise versus Carreira & Sucessão

Gestão de Talentos: A crise versus Carreira & Sucessão

Os últimos anos tem sido cada vez mais difíceis para grandes corporações. A crise financeira no país é preocupante para as empresas. É preciso pensar em corte de gastos, aumento de produtividade, reter e treinar talentos para mantê-los motivados e produtivos para sair na frente da concorrência e pensar em algum crescimento.
Mas, nem todas empresas tem a chave para escapar da crise. A dúvida é inerente para toda e qualquer decisão gerencial em grandes líderes e gestores.
Um fato é certo. A crise vai acabar. Pode demorar 1 mês ou 10 anos, mas vai acabar. Crises são cíclicas, ou seja, ela vai voltar, também.
E como sobreviver a todas essas crises sem decisões radicais, pensando de forma planejada e coerente?
Para resolver esta questão temos que refletir e pensar que empresas só são o que são, por conta de três fatores: pessoas, processos e tecnologia. Sem esses três fatores fica difícil prosperar (seja na crise, ou não).
O ser humano é um dos ativos mais valiosos que uma empresa pode ter. Ok, e como ter os melhores talentos? Como ter pessoas em sua equipe ou empresa que fazem a diferença, enfrentam desafios e saem vitoriosos?
Há duas maneiras de ter os melhores talentos na sua empresa.

  1. Você pode contratar novos talentos; ou
  2. Você pode desenvolver seus talentos.

Contratar pessoas não é uma tarefa fácil. Atração e seleção de talentos é um desafio para os grandes RH’s corporativos. É preciso demandar tempo, cuidado e acompanhar processos de perto. Por isso, em muitos casos, algumas empresas terceirizam este processo, justamente por ser um processo longo e trabalhoso.
Nesta ótica, um fator importante para sobrevivência em meio à crise econômica são as posições-chave, ou seja gestores, líderes e talentos que são vitais à empresa. E neste sentido que ter um Plano Sucessório de Carreira é a melhor saída para crise.
Mas como fazer um Plano Sucessório para seus colaboradores?
Como falamos, existem três fatores comuns em empresas de sucesso: pessoas, processos e tecnologia. A tecnologia no Plano Sucessório deve ser uma ferramenta para planejar, organizar e facilitar os processos de pessoas.
O RH das grandes companhias não conseguem acompanhar o ciclo de vida de cada colaborador dentro das empresas sem possuir ferramentas e processos específicos para Gestão de Talentos, essencial para empresas que buscam alta performance e a redução de seus custos.
Aqui na SOU, trabalhamos com o sistema SAP SuccessFactors, que é líder de mercado entre as soluções de Gestão de Capital Humano. O SAP SuccessFactors possui módulos específicos para cada necessidade do seu RH, no que tange o universo da Gestão de Talentos.
Overview do Módulo de Sucessão e Desenvolvimento
Retenha colaboradores valiosos e promova a continuidade da liderança com soluções da SAP para sucessão e desenvolvimento. Nossas soluções permitem que você dê suporte a processos estratégicos de sucessão e desenvolvimento de profundo impacto na organização, e podem ajudá-lo a:

  • Desenvolver a capacidade de contratar internamente para preencher posições essenciais com rapidez
  • Promover o engajamento dos colaboradores com oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal
  • Alinhar a força de trabalho com as necessidades cruciais da empresa
  • Obter insights de talentos que promovam melhores resultados empresariais


 
Na SOU, temos diversos cases de sucesso na implementação do módulo de Sucessão, tema que muitas vezes causa polêmica se a empresa deve ou não ter um plano sucessório para seus colaboradores. Para desmistificar controvérsias, apresentamos Boas Práticas para criar um Plano Sucessório:
1 – Mapeamento
Mapeie todas as posições-chave que são críticas para o seu negócio e também suas respectivas competências e habilidades. Com essas informações em mãos, sua empresa identificará quais cargos são essenciais para funcionalidade pleno do negócio e o que cada pessoa deve possuir (em habilidades e competências) para exercer essa função. Com isso, ficará mais fácil de identificar novos perfis de colaboradores caso necessite de uma substituição.
2 – Talentos
Após ter identificado as posições-chave e as habilidades e competências, elenque os talentos ou potencial para suceder os cargos previamente identificados. O SAP SuccessFactors possui a Matriz 9 Box para facilitar a identificação dos profissionais que são Potencial e os que precisam de Desenvolvimento.
 
ninebox
3 – Conheça seus colaboradores
Com os talentos mapeados no 9 Box, agora é o momento de identificar as vontades e desejos de carreira de seus colaboradores. Com isso, você estará garantindo que os potenciais elegíveis talentos irão suceder colaboradores-chave.
4 – Cruze informações
De posse de todas as informações, agora é o momento da Montagem do Plano Sucessório, cruzando as informações do 9 Box com as entrevistas de carreira para determinar a Prontidão de cada colaborador.
Lembre-se: É interessante ter mais de um colaborador para o Plano de Desenvolvimento de Sucessores para evitar surpresas.
Dica: Faça o Review do Plano Sucessório a cada seis meses.
5 – Preparar e suceder
Implemente o Plano de Desenvolvimento de Sucessores, preparando os novos colaboradores para a sucessão. Não esqueça de fornecer todo apoio e suporte para os sucessores.
 


Sobre a SOU
A SOU é uma que desenvolve pessoas por meio da tecnologia. Atua em duas principais frentes:

  • Educação Corporativa
  • Gestão de Talentos

Em Gestão de Talentos, a SOU é líder de mercado com grande experiência e o maior número de implementações de SuccessFactors do Brasil. Parceira SAP SuccessFactors desde 2011, atua com profissionais treinados na SuccessFactors, nos Estados Unidos, com expertise e know-how reconhecida por grandes empresas multinacionais e nacionais dos mais variados segmentos. Para garantir o sucesso da implementação, combinamos uma gestão de projetos eficaz com alto domínio técnico do sistema, além de profundo conhecimento em Recursos Humanos.
Sobre a SuccessFactors, uma empresa da SAP
A SAP SuccessFactors é líder em fornecimento de software HCM baseado em nuvem, que gera resultados empresariais por meio de soluções completas, atraentes e flexíveis – o bastante para começar em qualquer lugar e ir para todos os lugares. Os clientes da SuccessFactors compõem organizações de todos os portes e de diversos setores. Com mais de 20 milhões de assinante em todo o mundo, a SuccessFactors é uma empresa empenhada em atender a todos os clientes, oferecendo conteúdos, soluções e análises inovadoras, experiência em processos e insights sobre melhores práticas, tudo isso adquirido por meio de uma ampla e diversificada base de clientes. As soluções da SuccessFactors são respaldadas por um ecossistema global de parceiros e pela experiência e comprometimento da SAP.
 


www.sou.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *