Como usar o Mobile Learning para sua Força de Vendas

Se você está lendo este texto, há grandes probabilidades de estar lendo por meio de um smartphone ou tablet. De acordo com a pesquisa Nielsen Ibope, divulgada em novembro de 2015, o número de brasileiros que usam smartphones chegou a 76,1 milhões no terceiro trimestre, alcançando um crescimento de 48% comparado a 2014.

celular smartphone pesquisa nielsenO uso de dispositivos móveis em empresas é cada dia maior. Muitas organizações adotam tablets e smartphones para treinar e capacitar seus colaboradores. Prática bastante usual entre as empresas do ramo farmacêutico e saúde, que possuem seus representantes de vendas, propagandistas e colaboradores sempre viajando.

Sua força de vendas precisa ser treinada de forma rápida e efetiva? O mobile Learning (mLearning) pode ser a Solução Educacional ideal para sua empresa. Separamos alguns benefícios e desafios sobre Mobile Learning para ajudar empresas do ramo da saúde, como hospitais e farmacêuticas, para preparar melhor sua Força de Vendas. Treinar colaboradores não é uma tarefa simples. É necessário oferecer treinamentos que retratem a realidade e dia a dia de um representante de vendas e que irão ajudá-lo a performar melhor.

Para isso, é necessário investir em Soluções Educacionais que irão chamar a atenção do colaborador e que ele entenda como ele irá usar tudo isso de forma prática.

Devemos conhecer muito bem o perfil do nosso colaborador para aplicar um treinamento que seja efetivo e que reflita em um bom desempenho no seu dia a dia. O fato é que, este perfil de colaborador possui pouco tempo para realizar seus treinamentos, muitas vezes realizado em deslocamento para possíveis clientes, pausas para alimentação ou até mesmo esperando para ser atendido por um médico ou prospect.

Mobilidade
A mobilidade é um grande benefício do Mobile Learning, pois o usuário pode optar pelos acessos nos horários em que achar mais adequado e em qualquer local. Mas, para que os treinamentos sejam realizados de forma efetiva é necessário que o Objeto de Aprendizagem esteja otimizado para a realidade da conexão de Internet brasileira, que, convenhamos é alta apenas em alguns lugares do país.
A mobilidade também faz com que a troca de informações seja mais rápida e centraliza informações, o que certamente facilita a tomada de decisões perante à um possível cliente.

Pílulas de Conhecimento
Outro benefício do Mobile Learning é a distribuição do conteúdo ao longo de um treinamento, que pode ser feito em Pílulas de Conhecimento, ou seja, pequenas “doses” de conhecimento que podem ser “engolidas” facilmente, respondendo às necessidades dos colaboradores de forma rápida.

Microlearning como parceiro
Se você já visitou nosso Blog antes, sabe que o Microlearning é uma grande tendência, por se tratar de conteúdos menores que o tradicional e-Learning, facilitando o entendimento de extensos conteúdos para uma assimilação mais rápida e fácil.

Use e abuse do Microlearning como aliado para sua estratégia de Mobile Learning. Use vídeos, Podcasts e treinamentos curtos que irão engajar ainda mais seus representantes de vendas.
“Microconteúdos são pedaços estruturados de conteúdo autocontido e indivisível, os quais têm foco único e endereço exclusivo para que possam ser (re)encontrados”. Essa explicação nos traz um dos conceitos-chaves que caracterizam um Microlearning: a facilidade de reencontrar o conteúdo. Para isso, os designers educacionais devem cuidar do mapeamento do conteúdo, ou seja, da sua atomização. Quanto mais focar no aspecto prático que será utilizado pelo indivíduo no momento da aplicação, melhor.


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1 comment

  1. Como aumentar suas vendas para retomar o crescimento

    […] Portanto, ofereça treinamentos rápidos e compatíveis com as situações de seus vendedores. Falamos muito de como os Representantes de Vendas se capacitam e gostam de fazer seus treinamentos com o uso do Microlearning por meio de dispositivos móveis (e até o próprio Mobile Learning). […]

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