O uso da simulação no e-Learning corporativo: a prática e seus benefícios

O uso da simulação no e-Learning corporativo: a prática e seus benefícios

A demanda por simulação nos e-Learnings corporativos vem crescendo, pois trata-se de um método seguro que permite ao aluno aprender a realizar as tarefas que são exigidas no seu dia a dia, de forma controlada.
Ao “colocar a mão na massa”, a atenção e foco aumentam consideravelmente, garantindo maior aderência à informação e eficiência na aprendizagem principalmente de sistemas e aplicativos.
 

Mas afinal, o que é a simulação?

A simulação é uma forma de desenvolver novas habilidades, uma vez que permite ao aluno treinar e repetir as atividades até sua assimilação definitiva.
Por isso, a simulação acaba sendo a primeira escolha das corporações para treinar suas equipes em novos sistemas, processos, aplicativos ou para recriar situações reais como interações de vendas, atendimento ao cliente, etc.
 

Tipos mais comuns de treinamentos com simulação

Existem uma diversidade de simulações, das interações mais básicas às mais complexas, como uma simulação de voo.
As simulações mais comuns, utilizadas no mundo corporativo são:
Mostre-me como funciona: o aluno observa passo a passo como funciona a realização de uma determinada tarefa no sistema, do início até sua conclusão. Durante toda a operação, existem elementos de suporte que visam apoiar as informações e reforçar o aprendizado como: texto conceitual ou explicativo e voz descrevendo a situação e justificando o que está ocorrendo na tela, entre outros. Este tipo de simulação é indicado para apresentar uma nova interface (de sistema, por exemplo) e ensinar como utilizá-la adequadamente.
Ensine-me como funciona: o aluno é guiado a realizar o passo a passo de determinada tarefa no sistema. Textos, destaques, ícones e até mesmo voz, são alguns dos elementos usados para não só guiar e orientar o aluno durante toda a simulação.
Teste minhas habilidades: o aluno tem a oportunidade de testar sua habilidade, realizando passo a passo da tarefa até ser perfeitamente concluída, garantindo estar apto a realizar a mesma tarefa no mundo real. Ao final de cada teste é possível fornecer ao aluno, um feedback direcionado capaz de reforçar uma atitude positiva, incentivando construtivamente que ela seja repetida ou corrigir uma atitude equivocada, indicando as medidas que devem ser tomadas.
 

Uma infinidade de benefícios

O uso de simulação nos treinamentos fornece benefícios práticos e lucrativos tanto para a organização quanto para o funcionário, como:

  • Redução do tempo de treinamento, o que promove a eficiência, otimiza orçamentos em treinamento e aumenta o ROI;
  • Fornece um ambiente seguro para que os alunos pratiquem suas habilidades sem implicações de erro ou prejuízo para a organização;
  • Representa situações do mundo real e seus desafios tornando o conteúdo coerente e interessante;
  • Elimina a necessidade de programas adicionais voltados exclusivamente à formação;
  • Garante o atendimento de requisitos regulamentares, permitindo um ambiente de treino livre de riscos;
  • Reforça o empenho e a aderência na formação através de uma experiência de imersão;
  • Aumenta o desempenho da produtividade e melhora a performance no local de trabalho.

 

Como a simulação pode reduzir o tempo improdutivo de estudo do aluno?

O clichê “tempo é dinheiro” é levado à sério na maioria das organizações.
A eficiência do uso da simulação no e-Leaning contribui para maximizar o orçamento de treinamento, reduzindo o tempo necessário para que a equipe se torne proficiente em novas habilidades, tarefas e processos. A reprodução do ambiente permite ao aluno experimentar a vida real durante a aprendizagem, “sentindo na pele” como será realizar as funções diárias.
Embora o investimento inicial da simulação seja maior do que a formação tradicional, o ROI adquirido pelos seus benefícios pode ser muito maior. Além disso, parte do investimento será compensada pela redução do tempo de formação.
O uso de simulação em e-Learning pode reduzir o tempo de desenvolvimento das seguintes formas:

1 – Preenche o GAP entre o treinamento e a prática

Os alunos praticam durante o treinamento detalhes essenciais que poderiam ser esquecidos, se não fixados adequadamente. A ligação feita entre a experiência no treinamento e sua aplicação real no trabalho, reduz significativamente a necessidade de acompanhamento posterior, programas de coaching ou mentoring. Muitas vezes, um funcionário experiente pode até observar um aluno recém-formado com o objetivo de reconhecer algumas oportunidades de melhorar sua performance ou adquirir novas habilidades.

2 – Apoia assimilação e retenção de conhecimento e informação

Uma das principais vantagens do uso da simulação no e-Learning é que ela atende de forma eficaz diferentes estilos de aprendizagem.
A maioria de nós aprendemos melhor fazendo, porque a ação ajuda a formar novos caminhos neurais para absorver a mensagem na memória. É por isso que a natureza sinestésica é a mais poderosa no apoio a assimilação e retenção de conhecimento e informação.

3 – Integração de teoria e prática ao mesmo tempo

Quando um treinamento se limita a fornecer conhecimento ou informação teórica, sem fazer ligações claras com sua aplicação prática, é provável que as informações permanecerão conceituais para os alunos e até caiam no esquecimento. Um dos principais benefícios da simulação é a sua capacidade para integrar a teoria às informações práticas e conhecimento em uma única experiência de formação, capacitando a equipe a aplicar o que aprendeu em suas funções diárias.

4 – Promove o engajamento por imersão

A combinação de áudio, visual e mídias interativas garante ao aluno uma experiência imersiva, garantindo que o desenvolvimento das habilidades e conhecimentos ministrados serão assimilados com eficiência. A experiência imersiva exclui a necessidade de apresentar informações teóricas antes de avançar para a aplicação prática, pois elas ocorrem simultaneamente durante a simulação, diminuindo o tempo de duração do treinamento.
Uma simulação bem trabalhada tem o poder de aumentar a produtividade e preparar sua equipe para as tarefas que terão de enfrentar. Aqui estão apenas alguns dos benefícios práticos deste método:
 

Imitadores da vida real, situações e desafios

As simulações dão ao funcionário a oportunidade de construir conjuntos de habilidades e adquirir conhecimentos que podem ser aplicados à situações da vida real.
A possibilidade de ousar e experimentar novas tarefas permite descobrir abordagens melhores, por meio da tentativa e erro. Por exemplo, um membro da sua equipe será capaz de afinar suas habilidades de negociação, aprender mais sobre seus produtos e até ariscar novas abordagens por meio da simulação, sem correr o risco de perder a venda ou comprometer o relacionamento com o cliente.

Oferece uma formação segura

Uma das vantagens mais significativas da simulação é a segurança. O aluno tem a possibilidade de realizar as tarefas e racionalizar os processos de trabalho, no seu tempo, em um ambiente seguro, sem repercussões negativas.

Melhora a produtividade e o desempenho no local de trabalho

Avaliações, estudos e entrevistas podem fornecer uma boa indicação de oportunidades de melhorias. No entanto, as simulações dão um passo adiante, colocando conhecimento e habilidades à prova, uma vez que os alunos devem aplicar o que aprenderam. Isso revela suas verdadeiras forças e fraquezas de modo a capacitá-los no seu autodesenvolvimento.

Diminui o tempo de uso do equipamento

O aluno pode realizar a simulação quando estiver pronto para experimentar novas tarefas ou processos, em vez de usar equipamentos ou estações de trabalho que deveriam estar produzindo.
O tempo de treino propriamente dito, pode ser drasticamente reduzido uma vez que as simulações condensam todas as ideias centrais e passos para uma única atividade. Isso equivale a redução dos custos de treinamento e muito mais tempo no trabalho.

Assegura conformidade de acordo com a regulamentação

Simulações minimizam o risco de taxas, multas ou penalidades por violação do cumprimento de conformidades.

Elimina a necessidade de novas licenças

Sua equipe pode usar um programa durante a simulação livre de licença, pois apenas imita o programa oficial. Assim, você não vai tem que pagar por licença adicional de um programa que não está produzindo, ou seja, que é exclusivamente dedicado a treinamento.
O uso de simulações em e-Learning corporativo oferece aos seus funcionários uma infinidade de benefícios, mas também pode melhorar sua margem de lucro e melhorar a imagem de marca. Aproveite esta ferramenta poderosa, independentemente do seu nicho, base de clientes ou o tamanho da equipe.
 
———————-
www.sou.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *