Como aumentar suas vendas e retomar o crescimento

Como aumentar suas vendas e retomar o crescimento da sua organização

O ano de 2017 promete. É certo que em 2016 tivemos uma turbulência econômica-política que ocasionou em baixas de mercado, baixo desempenho e instabilidade nas empresas. Mas em 2017 isso deve mudar. As expectativas da retomada de crescimento, da volta do investimento e em prosperar já começam a bater em nossas portas.
O otimismo em relação ao ritmo de crescimento é grande e o início do ano é o momento perfeito para as empresas reagirem e colocarem suas vendas a todo vapor, afim de garantir a receita deste, e do ano que já passou. A desafio é grande até a retomada de crescimento, mas o seu setor comercial/vendas pode (e deve) iniciar muito bem o ano.
Mas, como aumentar as vendas e sair de vez da crise e voltar a crescer? O primeiro passo é aspirar e inspirar o otimismo, pensar de forma estratégica, sem abusar dos gastos, saber onde investir e pensar na solução, e não no problema.
Aqui na SOU, estamos adotando este mindset diferente, uma outra forma de pensar, mais estratégica. Nossa missão continua a mesma “Desenvolver pessoas por meio da tecnologia”, mas agora com foco em: como podemos ajudar as empresas a voltar a crescer, de forma rápida e sustentável.
O mundo corporativo deve ter um equilíbrio entre teoria e prática e também entre plano e ação, portanto tenha em mente que para retomar o crescimento e aumentar exponencialmente suas vendas é preciso:

  • Ter um planejamento estratégico e sustentável (do ponto de visto que irá perdurar por anos)
  • Conhecer seu público (interno e externo) perfeitamente
  • Saber onde estão as oportunidades de mercado
  • Colaboradores treinados e capacitados
  • Contar com colaboradores de alta performance

E como alcançar todos estes desafios de negócio, uma vez que nos encontramos com agravantes que dificultam atingir estes objetivos?
 

Recrutamento e Seleção

O primeiro passo é contar com as melhores pessoas para sua organização. Faça um Recrutamento e Seleção visando aproveitar talentos internos, tendo sempre em mente que os colaboradores devem ser aderentes aos requerimentos da vaga, em níveis técnico e comportamentais.
Tenha um plano de Recrutamento para atrair novos talentos, faça estes colaboradores terem vontade de vestir a camisa da sua organização e fazer a diferença. Busque profissionais polivalentes, que irão agregar valor nos momentos de negociação, buscando sempre desdobrar a situação em futuras novas vendas.
Mas, sua empresa já sabe como atrair, recrutar e selecionar os melhores talentos? A dica é contar com um RH especializado (seja interno ou terceiro), que estão aderentes à cultura da empresa, uma vez que, no momento da contratação eles representam a companhia, por isso, devem estar alinhados à cultura e Jeito de Ser da Organização para contratar colaboradores que tenham o perfil que a empresa procura.
Outra dica é possuir um sistema de Gestão de Talentos. O RH de posse das informações corretas pode transformar sua atuação operacional em estratégica, gerando valor agregado à organização, como um todo, e não somente em seu setor.
Quer saber mais sobre como otimizar e agilizar os seus processos de Recrutamento e Seleção e entender melhor a Gestão de Pessoas? Baixe o eBook e saiba como a tecnologia pode agilizar seus processos.

 

Treine e desenvolva

Tenha especialistas, consultores de vendas, não só apenas vendedores. Hoje, o perfil do consumidor mudou muito, temos acesso à informação, pesquisamos, buscamos referências e especialistas antes de comprar qualquer coisa. E isso serve para qualquer nicho de mercado e qualquer tipo de negócio (B2B, B2C, etc.).
Portanto, ofereça treinamentos rápidos e compatíveis com as situações de seus vendedores. Falamos muito de como os Representantes de Vendas se capacitam e gostam de fazer seus treinamentos com o uso do Microlearning por meio de dispositivos móveis (e até o próprio Mobile Learning).
Pense: se a sua Força de Vendas é moderna e dinâmica, por que seus treinamentos não são?
Use da tecnologia ao seu favor para capacitar seus vendedores para venderem mais, e melhor.
Falamos a fundo em quais serão as Tendências de Educação Corporativa para 2017 neste artigo, confira o que está por vir e como inovar os treinamentos da sua Força de Vendas.
 

Gamification

Use o conceito gamification para engajar e acelerar as vendas, propondo uma competição saudável entre os vendedores, equipe comercial ou representantes de vendas.
Você sabe o que é gamification? Trata-se de uma técnica que visa tornar a aprendizagem uma experiência divertida em um ambiente lúdico para os indivíduos e tornou-se uma das tendências mais sensacionais e-Learning em 2016, pois mistura elementos de jogos para atividades do dia a dia, como missões, pontos e rankings.
Os jogos de aprendizagem utilizam vários níveis que os alunos devem concluir, se concentrando em questões-chave ou tópicos, ajudando assim a retenção de conhecimento. Organizações e corporações investiram no desenvolvimento de módulos que combinam treinamento e jogos para melhorar o desempenho dos funcionários, bem como auxiliar no seu desenvolvimento pessoal.
Pense em como isso pode ser benéfico e exponencial para sua organização.
 

Reforço da Cultura e Jeito de Ser

Profissionais que entendem o desafios de negócio, se colocam para solucionar problemas. Busque ou crie a postura de dono, de protagonista.
Um meio rápido, de baixo custo e muito efetivo para Força de Vendas, em geral, é o uso de Soluções Educacionais, que pode ser desde um de e-Learning puro até um Game Learning (utilizando conceitos de gamification, por exemplo).  Treinar vendedores/representantes comerciais a estarem alinhados à sua cultura e jeito de ser da sua organização diminui o turnover
Lembre-se que ter um ambiente mais agradável e harmônico é sinônimo de maior produtividade. Atualmente investir em pessoas deixa de ser um diferencial, mas sim, uma necessidade de sobrevivência.
 

Avaliação de Desempenho e Plano de Carreira

Tenha um plano de carreira estruturado onde o colaborador entenda seus passos na empresa e como seu trabalho de vender é fundamental para o crescimento da organização. Lembre-se de avaliar e remunerar, criteriosamente, os melhores colaboradores.
Quer dicas de como fazer uma Avaliação de Desempenho ser efetiva e gerar resultados? Fizemos um artigo que conta as boas práticas para este importante momento entre líder e liderado. Clique aqui para ler.
Quer saber mais sobre RH e tecnologia na Gestão de Desempenho? Baixe o eBook agora mesmo!

 


www.sou.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *