Sua empresa precisa de: Engajamento, Produtividade e Eficiência

Sua empresa precisa de: Engajamento, Produtividade e Eficiência

Muito se fala sobre como as empresas devem ser mais assertivas na retomada do crescimento, agora com a recuperação da economia. Especialistas apontam que este ano, colaboradores serão os ativos mais importantes nas organizações e que devemos atingir a Eficiência e a Produtividade por meio do Engajamento. Mas será que basta apenas contar com o quadro completo de colaboradores para voltar a crescer?
Em uma pesquisa realizada pela Gallup, empresa americana de pesquisas de opinião, cerca de 70% dos funcionários dizem não estarem engajados no local onde trabalham.
A mesma empresa de pesquisa, acredita em um impulso de 20% a mais na produtividade e rentabilidade para as empresas, se o engajamento estiver em alto nível.
Você já deve ter lido a seguinte frase: “As pessoas são o ativo mais importante de uma empresa.”. De certa forma, a frase está correta, mas permita-nos acrescentar um tom mais “produtivo”, completando: “O principal ativo das empresas são as pessoas engajadas, capacitadas, produtivas e éticas.”.
Não basta apenas ter uma equipe completa para seu setor, é preciso contar com os melhores colaboradores, com funcionários que se engajam com a sua marca, que buscam sempre como melhorar seu próprio trabalho e também o ecossistema em que atuam.

 “Empresas que não possuem colaboradores engajados estão perdendo dinheiro”.

Hoje, está comprovado que as organizações que possuem práticas voltadas ao desenvolvimento humano conseguem um aumento da motivação da força de trabalho e, consequentemente, melhores resultados financeiros e operacionais.
Mas o que leva um funcionário a não estar engajado e não se comprometer com o seu trabalho, uma vez que ele foi contratado para isso? Quais os motivos para a queda de rendimento?
Ainda segundo a Gallup, entre os principais motivos estão: falta de treinamento e oportunidades, fraca comunicação interna, atrito entre funcionários e a baixa colaboração entre eles.
Mas afinal, como as organizações podem engajar seus colaboradores para buscar o ápice da Eficiência e Produtividade?

Liderança

A liderança tem papel fundamental em todo o processo de engajamento dos colaboradores, como diria nosso CEO, Luiz Comar: “Engaje! O líder que não engaja não sobrevive. Aquele modelo de liderança que chega diz o que fazer, vira as costas e vai embora está com os dias contados. “
Conheça seus colaboradores, entenda quais atividades eles possuem aptidão para executar e quais são necessárias desenvolver e capacitar.
Lembre-se que o conceito de engajamento pode ser intrínseco, individual para cada pessoa e que os colaboradores só estarão engajados nas empresas quando encontram um projeto de vida, uma carreira pessoal, não somente uma fonte de renda, onde o comprometimento será muito baixo.
Engaje a liderança! Isso torna o processo de engajamento muito mais fácil e exponencial.

Avaliação de Desempenho

A Avaliação de Desempenho é um instrumento valioso na identificação do desempenho do colaborador. Tire proveito desta etapa para acompanhar e discutir as metas em conjunto, fornecendo feedbacks constantes sobre seu desempenho. O feedback é um instrumento muito importante para entender e sentir como o colaborador está se sentindo em relação às suas metas, ao seu dia a dia e como você pode ajudar a superar seus desafios.
Deixe claro quais são os objetivos, missão e o projeto de futuro que cada colaborador possui, faça-o se sentir parte da empresa, das estratégias globais e como o trabalho dele é importante para o todo.
Mas como as grandes empresas fazem isso? Como elas crescem mais e mais e não sofrem com as crises? Em sua grande maioria, utilizam sistemas de Gestão de Talentos (também conhecido por Gestão de Capital Humano, HCM, Gestão de Pessoas) para avaliar do início ao fim o ciclo do colaborador dentro das empresas. De posse dessas informações, ações executivas são planejadas para melhorar o desempenho da organização como um todo, visando resultados sustentáveis e o crescimento. 

Sucessão e Remuneração

De nada vale você ter um esforço gigantesco para deixar seus colaboradores engajados e contentes com a companhia se eles não recompensados.
Reconheça! Seja de forma específica, em relação ao cumprimento de alguma tarefa, meta ou objetivo e demonstre a capacidade de festejar, de vitória.
Para facilitar todo o processo de remuneração, use seu sistema de Gestão de Talentos para planejar e executar as sucessões dentro da organização. 

Treinamento e Desenvolvimento

Aplique treinamentos e invista na formação contínua, de forma que os colaboradores enxerguem que a empresa sempre investe no desenvolvimento de pessoas. Um meio rápido, efetivo e de baixo custo é utilizar a Educação Corporativa por meio de e-Learnings, gamification e jogos de aprendizagem.
Preparamos um artigo completo com 7 Dicas para Aumentar o Engajamento em Treinamentos Corporativos.

Papel do RH

O RH é fundamental em todo o processo para aumentar o engajamento, pois o RH e os executivos seniores precisam assegurar que as soluções corretas, tanto em processos, quanto em tecnologia, estejam disponíveis para ajudar os colaboradores a voltarem a se engajar.
Lembre-se que o RH também deve ser um dos protagonistas para elevar o engajamento.
Identifique problemas e ruídos que ocorrem na sua empresa por meio de pesquisas de engajamento, clima organizacional ou instrumentos similares.
 
Lembre-se: Você está lidando com pessoas. Assim como você, elas também possuem expectativas, vida pessoal, sentimentos, desejos, necessidades e frustrações. Ouça o que elas têm para falar, escute e proponha soluções para transformar este colaborador em exemplo para companhia.
 
cta-ebook-6passos-engajar-successfactors

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *