5 dicas para agilizar o seu processo de Recrutamento e Seleção

5 dicas para agilizar o seu processo de Recrutamento e Seleção

Sabemos que hoje o maior tesouro das empresas são as pessoas. São seus talentos. Colaboradores que desempenham seus papéis e possuem alta produtividade conseguem retomar o crescimento das suas organizações e prosperar em meio à crise.
Em recente pesquisa da SAP com as principais organizações da América Latina apontou que uma das preocupações e dores dos setores de RH das grandes empresas é a incapacidade de combinar as habilidades e competências de cada colaborador com os seus papéis dentro da organização, criando ineficiências, menor desempenho organizacional e baixo engajamento, além dos altos índices de turn over.
Por isso, nem sempre é possível treinar funcionários para desempenhar em alto nível, muitas vezes a melhor opção é buscar internamente ou contratar pessoas do mercado.
Para lhe ajudar com este desafio preparamos 5 dicas para simplificar e inovar no processo de Recrutamento e Seleção.
 

1 – Integre processos e pessoas, tecnologia e documentação

Possuir um sistema que integra todos os processos e pessoas que necessitam estar envolvidas nas etapas de Recrutamento e Seleção vai ajudar de forma significativa na contratação dos melhores talentos. É essencial contar com um sistema em nuvem que permita o acesso via dispositivo móvel, podendo ser utilizado de qualquer local, a qualquer hora, proporcionando também a troca de informações entre colegas de trabalho, o que pode gerar ainda mais agilidade, impulsionando o valor real do negócio.
 

2 – Priorize os Talentos Internos

Muitas vezes o talento que você busca pode estar dentro da sua organização. Portanto, é essencial mapear os talentos internos, suas habilidades técnicas, comportamentais e quais cargos são elegíveis, para caso ocorra uma possível sucessão.
O plano de Sucessão deve estar alinhado à estratégia de Gestão de Talentos e também ao processo de Recrutamento e Seleção.
 

3 – Identificar gaps nos processos

É importante mapear os gaps e dificuldades de pipeline do processo seletivo que estão envolvidos diretamente na área de negócio, afim de reduzir o tempo gasto em cada etapa.
Possuir um sistema que integra todos os processos e pessoas, agiliza a identificação dos gaps e o cumprimento das metas de RH em níveis de SLA, mantendo os diferentes papéis, envolvidos em sinergia.
Para que isso aconteça, é necessário envolver o Parceiro de Negócio (ou também Business Partner) e o gestor solicitante em todas as etapas do processo, identificando onde estão os gaps de processos.
 

4 – Esqueça o papel

Os sistemas atuais facilitam a integração entre os processos de R&S e Admissão, reduzindo o tempo e esforço operacional para que as informações de novos contratados sejam disponibilizadas no sistema de folha tornando o processo mais eficiente.
Outro benefício da utilização de sistemas robustos de Gestão de Talentos é a possibilidade de simplificar a etapa de inserção do currículo do candidato dentro do banco de dados da empresa.
É possível trazer o perfil cadastrado em redes sociais com o Linkedin para o sistema, evitando que o candidato tenha que preencher novamente seus dados, e que a área de seleção tenha as informações corretas para encontrar este profissional em seu banco de dados, agilizando mais uma etapa do processo de recrutamento.
 

5 – Abertura de vagas de forma controlada

Muitas organizações ainda não fazem o controle REAL do headcount que precisam. De certa forma, isso pode causar alguns pontos de melhoria, como a aprovação de vagas, sem a real necessidade.
Possuir um sistema integrado facilita o controle real time do headcount da sua organização, aonde cada gestor só consegue abrir uma vaga se há a realmente necessidade.
Estruturar um Banco de Talentos é outro benefício que gera mais agilidade para sua organização, uma vez que é possível realizar consultas prévias no seu Banco de Talentos Interno antes de abrir a vaga e começar a receber novos candidatos. Possua um sistema que possibilite esta função.

ebook recrutamento e selecao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *