SuccessFactors, uma empresa SAP: O crescimento e a inovação continuam

SuccessFactors, uma empresa SAP: O crescimento e a inovação continuam

 
Artigo veiculado pela Forbes e escrito por Josh Bersin. Tradução e veiculação autorizadas pelo autor.
Josh Bersin é especialista em RH, talentos, liderança e tecnologia em RH. Também é fundador e Diretor da Bersin by Deloitte.
 
De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, 70 a 90% das aquisições corporativas acabam fracassando, normalmente devido a estratégias incertas, falta de alinhamento cultural, ou má execução na implementação dos negócios. Quando a SAP anunciou a aquisição da SuccessFactors em dezembro de 2011, todos esperavam o mesmo resultado insatisfatório.
No entanto, o que tem acontecido nos últimos cinco anos e meio é totalmente o contrário. Ainda que no começo a
implementação da SuccessFactors-SAP
tenha sido um pouco incerta, hoje a empresa cresce rapidamente. Sob a presidência de Mike Ettling, a SuccessFactors tem inovado cada vez mais, liderando o mercado competitivo de fornecimento de software para gestão de capital humano.
De acordo com os dados fornecidos pela SuccessFactors nos últimos 60 dias, a empresa agora possui mais de 47 milhões de usuários na plataforma e mais de 6.200 contas de clientes, sendo que o núcleo do mercado de RH cresce 51% ao ano.
Mesmo que o conjunto de produtos seja complexo (A SuccessFactors é projetada para gerenciar todos os processos de capital humano de todos os tipos de indústrias), a empresa possui liderança em funcionalidade para quase todas as áreas de RH: desde a contratação ao treinamento e aprendizagem. Também são fornecidas ferramentas para gerenciar as horas trabalhadas dos funcionários, folhas de pagamento para mais de 37 países, análises extensivas e uma plataforma totalmente compatível com dispositivos móveis. (Bem como um espaço para formulários de parceria.)
Para obter todos esses produtos é necessário muito investimento e foco. O conjunto de produtos inclui a tecnologia em gestão de aprendizagem da Plateau, ferramentas da plataforma de social learning da Jambok, software analítico da InfoHRM, ferramentas de gestão de funcionários da Fieldglass, como também folhas de pagamento e a funcionalidade dos ERPs para as principais aplicações de gestão de capital humano desenvolvidas pela SAP. Ao longo dos anos, essas aquisições foram implantadas de diversos modos: pela interface do usuário, adaptando aos sistemas de back-end, e estabelecendo o HANA, banco de dados da SAP com tecnologia in-memory, como uma plataforma.
(Agora é comum que a maioria dos grandes fornecedores de softwares de RH cresçam durante a aquisição, de modo com que todos eles possuam vários conjuntos de produtos com os quais possam trabalhar nos bastidores. De fato, a integração entre os sistemas de back-end e front-end agora é fundamental para o sucesso no mercado de ERP e gestão de capital humano.)

O universo de RH, os talentos e a gestão de pessoas está em constante mudança, deste modo, impulsionando a constante inovação das empresas fornecedoras de softwares de RH. Nesse sentido, a SuccessFactors permanece à frente do mercado por vários motivos.

  1. A SuccessFactors é a primeira fornecedora de ERP/gestão de capital humano a proporcionar uma solução de última geração para gerenciamento de desempenho contínuo.

O Gerenciamento de Desempenho Contínuo da SuccessFactors, que conta com as mais novas características de feedback contínuo e gerenciamento rápido de objetivos, agora possui mais de 250 clientes e assume uma posição de líder potencial neste segmento enorme do mercado agora chamado de startups. O quadro de referência da SuccessFactors para as novas características deste segmento é impressionante: esperamos que a empresa continue liderando este segmento a fim de expandir nas questões de feedback, engajamento e gestão de equipe.

  1. A SuccessFactors é pioneira no uso de chatbots e interfaces cognitivas através do lançamento do “Conversational HR.”
  2. Atualmente, existem muitos softwares de RH que interagem com os usuários por meio de chatbots; e a ferramenta tem um potencial enorme. Os usuários da SuccessFactors podem conversar com o software através do Slack, Siri, Cortana, Amazon Alexa, Google Gsuite e outros, aumentando a produtividade consideravelmente. Imagine a seguinte interação:

Funcionário: “Gostaria de tirar férias na próxima quinta-feira.”
Software: “Você tem uma reunião marcada com Steven na quinta-feira à tarde.”
Funcionário: “Pode cancelar essa reunião?”
Software: “Ok, reunião cancelada. Pedir permissão do gerente?”
Funcionário: “Sim, por favor.”
Software: “Cancelamento aprovado. Férias aprovadas.”
Quando ouvi falar da “implementação de chatbots em RH”, não acreditei que poderia dar certo, mas depois de ver várias demonstrações de fornecedores, estou convencido.  Os usos desta tecnologia são muito amplos.
Imagine um sistema de conversação que recomenda aprendizagem, propõe novas oportunidades de trabalho, ou alerta um funcionário sobre ele estar viajando demais.
Enquanto o sistema Watson da IBM possui algumas dessas funcionalidades disponíveis em produtos separados, a SuccessFactors trabalha para incluí-las em todos os produtos de RH. Provavelmente não demorará muito para podermos conversar com todos esses sistemas através de celulares ou outros dispositivos de voz com IA. (A SAP agora trabalha com Amazon Alexa, Google, Siri e Cortana.)

  1. A SuccessFactors desenvolveu métodos analíticos inovadores e ferramentas com IA que ajudam em questões como diversidade, preconceito e inclusão.

Há mais de um ano, a SuccessFactors vem oferecendo ferramentas que auxiliam as empresas a eliminarem preconceitos nas descrições das vagas de emprego, executarem relatórios que mostram contratações e promoções tendenciosas, bem como ferramentas novas que ajudam a eliminar a parcialidade na análise de talentos e performances dos funcionários. A herança da SAP como líder em diversidade e inclusão é evidente: a empresa fornece uma série de ferramentas que são vistas pelos líderes de RH como um fator essencial para os desafios nas áreas de preconceito e diversidade.  (O chamado “Empresas além do preconceito. ”)
(Nossa nova pesquisa sobre Diversidade e Inclusão mostra que, enquanto mais de 70% das empresas acreditam possuir uma cultura inclusiva, somente 11% delas realmente a possuem, com base em suas práticas. Sistemas de medição e ferramentas que exigem responsabilidades estão entre os auxílios mais eficazes nesta área tão importante.)

  1. A aprendizagem da SuccessFactors continua crescendo e inovando.

‌O mercado de aprendizagem e desenvolvimento, com mercado estimado acima de U$140 bilhões [2], está passando por uma grave ruptura. (Para maiores detalhes, leia As Dez Rupturas na Aprendizagem e no Desenvolvimento). Além de oferecer uma das primeiras soluções em vídeo para a aprendizagem, a SuccessFactors acaba de lançar um conjunto de ferramentas para ajudar as empresas a vender e oferecer aprendizagem a seus clientes, revendedores e parceiros (Catálogo de Aprendizagem). O foco na “aprendizagem extensiva das empresas” mostra novamente a habilidade de inovação da SuccessFactors para aumentar sua funcionalidade em todas as áreas de RH, proporcionando à empresa o desafio de encarar este grande mercado.

  1. Evolução Contínua da Experiência do Usuário.

‌A SAP também possui uma parceria estratégica com a Apple, permitindo que as duas empresas trabalhem juntas em novas interfaces de usuário desenvolvidas para IOS (para iPhone e iPad). A nova experiência de usuário, seja em dispositivos da Apple ou Android, é de última qualidade, deixando o software de RH não só interativo, como também de fácil acesso em dispositivos móveis. A empresa agora possui novas ferramentas de construção de sites para a gestão de recrutamento e para construir portais de autoatendimento, um dos crescimentos mais importantes na área de RH recentemente.
Softwares digitais de RH não são fáceis de desenvolver

O mercado de softwares de RH é extremamente vasto, complexo e variado. Nossas pesquisas indicam que existem milhares de empresas de software vendendo as mais variadas ferramentas para contratação, gestão de funcionários, engajamento, remuneração, aprendizagem, e outras áreas de RH. Para liderar o mercado como a SAP é preciso muito investimento, foco e uma constante habilidade de adaptação.
A SAP entende que ainda há muito caminho pela frente. Ferramentas como folhas de pagamentos globais, gerenciamento de desempenho contínuo e gerenciamento de aprendizagem em expansão levam muitos anos para serem desenvolvidas e exigem conjuntos de características globais, bem como uma estrutura que permita a atuação das mesmas próximas ao tempo real.
A SAP e a SuccessFactors provaram suas habilidades de desempenho e inovação; e isso com certeza é só o começo. Enquanto outras empresas continuam inovando e exercendo suas funções, acredito que a SAP mereça o mérito por implementar a SuccessFactors com sucesso extraordinário, sempre inovando para que os universos de RH e dos softwares de gerenciamento sigam em frente.

Quer saber mais sobre o SAP SuccessFactors? Entre em contato com a SOU, somos a empresa líder em SuccessFactors do Brasil: (11) 2324-6793 ou contato@sou.com.br

 
Referências:
[1] https://hbr.org/2011/03/the-big-idea-the-new-ma-playbook
[2] Bersin by Deloitte core HR systems research, 2016 and 2017
[3] https://www.apple.com/pr/library/2016/05/05Apple-and-SAP-Partner-to-Revolutionize-Work-on-iPhone-and-iPad.html

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