Encontro entre clientes: Gestão de Desempenho

Encontro entre clientes: Gestão de Desempenho SAP SuccessFactors

No dia 28 de junho promovemos um encontro entre os Key-users e principais usuários do módulo de Desempenho do SAP SuccessFactors, com o objetivo de gerar a discussão e boas práticas de recursos e processos de RH entre nossos próprios clientes.
O evento contou com 5 empresas que realizamos a implantação do módulo de Desempenho com o objetivo de promover a troca de experiências, no intuito de ajustar processos ou ferramenta e promover o desenvolvimento de seus colaboradores.

As empresas participantes foram:

  • Alelo
  • Ciclo
  • EcoRodovias
  • Santher
  • Suzano
  • Vigor

“Achei sensacional essa iniciativa da SOU e o encontro foi muito enriquecedor! Obrigada pela oportunidade e pelo convite”, comenta Simone Reis, do grupo EcoRodovias.

Dentre os assuntos discutidos, foram citados alguns pontos em relação aos processos de RH, como:

  • Criação de dashboards que são atualizados em tempo real para acompanhamento do status da avaliação ou outros processos.
  • Criação de um bloco no perfil do colaborador para visualização dos comentários da avaliação, isso facilita o acesso durante a calibração.
  • Permitir o acesso dos BP’s a públicos específicos utilizando grupos de permissão ao invés do campo “HR” quando não é possível mapeá-lo.
  • Para avaliação de desempenho do público operacional:
    • Utilizar de salas de “descompressão” onde um computador possa ser disponibilizado para consulta à avaliação e outras informações do sistema de gente.
    • Para diminuir a carga de avaliações do gestor, lançá-las ao decorrer do ano, não todas de uma só vez.
  • Para o comitê de calibração, montar uma visualização onde seja possível ver a nota antes da calibração e ter uma matriz com o colaborador já calibrado.
  • Construção do PDI pelo colaborador e somente validação do gestor: o colaborador como protagonista de sua carreira.
  • Adicionar o PDI dentro do fluxo de avaliação, na etapa de feedback já solicitar que o PDI seja preenchido.
  • Habilitar e-mails automáticos de lembrete que são enviados pelo sistema caso o colaborador não tenha respondido sua avaliação.
  • Em relação à definição de metas: definir as metas do nível de diretoria/gerência geral juntamente com o orçamento, para que elas sejam alinhadas ao objetivo definido na reunião de planejamento anual.
  • Apresentação do modelo aplicado na Suzano, onde o processo de desempenho busca ser mais orgânico e menos ligado às avaliações formais.

Algumas soluções sistêmicas citadas também entraram em pauta, como:

  • Liberação do Proxy por Funcionalidade
  • Atalhos para Relatórios
  • Report Center
  • Release/Upgrade Center

A SOU agradece a todos os participantes e estende o convite a empresas que estão buscando benchmarks sobre processos de RH e como a tecnologia e o uso de plataformas de Gestão de Talentos podem auxiliar e melhorar os processos de RH das organizações brasileira.


www.sou.com.br

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