Nova Lei Trabalhista: Treine seus colaboradores com Microlearning

Microlearning e novas leis trabalhistas

Entenda como a inovação na educação corporativa e o microlearning podem ser ferramentas decisivas no engajamento de colaboradores na gestão de mudanças.

Comunicar grandes mudanças na empresa pode ser um desafio, ainda mais em locais de trabalho com equipes cada vez mais jovens, hiperconectadas, que não se engajam com conteúdos densos e complexos.

Um bom exemplo atual é a reforma na lei trabalhista. Trata-se de um assunto delicado, que gera muitas dúvidas tanto em gestores quanto colaboradores. As empresas têm pouco tempo para se adaptar internamente às novas leis, e ainda é preciso comunicar com clareza as mudanças a toda a equipe.

Falar de modificações impactantes no dia a dia do colaborador é algo que deve ser feito com muita transparência, para que todos se mantenham engajados e informados sobre as questões que afetam seu cotidiano.

Em casos como este, simplesmente enviar um e-mail com todas as informações pode não ser uma maneira muito eficaz – além de ser muito impessoal, o e-mail não apresenta as informações de maneira atrativa, o que não garante a fixação do conteúdo. O que de início é usado para facilitar a comunicação pode acabar levantando mais questionamentos.

Por outro lado, em muitos ambientes de trabalho é praticamente inviável parar toda a equipe para fazer um comunicado pessoalmente. Transmitir tantas informações de uma só vez pode levar algumas horas, e pode ser necessário realizar diversas reuniões para esclarecer as questões e reunir todos os funcionários.

Uma boa estratégia pode ser a inclusão destes conteúdos na trilha do colaborador no seu ambiente de aprendizagem (LMS). Com base nas características da empresa, é possível personalizar o conteúdo para a realidade de seu ambiente de trabalho e transmitir as informações de maneira clara e por etapas, para que o colaborador tenha tempo de assimilar todo o conteúdo. Além disso, cada funcionário pode assistir às aulas no melhor horário, sem a necessidade de parar toda a equipe de uma vez.

No vídeo abaixo, fizemos uma pequena demonstração de como poderíamos abordar as mudanças relacionadas ao período de férias.

Neste outro artigo do blog já falamos sobre o microlearning como uma Tendência de Educação Corporativa para os próximos anos, já que os conteúdos de curta duração podem ser facilmente incorporados à agenda diária dos colaboradores.

Além disso, este conteúdo pode se tornar parte de uma trilha de integração para novos funcionários, por meio de uma comunicação leve e completa.

integracao-colaboradores-

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o eBook “8 dicas de Microlearning para reduzir custos”

capa wp microlearning CTA

Quer saber mais sobre como treinar seus colaboradores a respeito das Novas Leis Trabalhistas? Entre em contato conosco: contato@sou.com.br

Gabriela Hesz DE

Artigo escrito por:
Gabriela Hesz
Designer Educacional @ SOU
 


www.sou.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *