Como integrar processos de Recrutamento e acabar de vez com planilhas e papéis

Sistemas de gestão de RH dão mais eficiência às empresas por concentrar informações e facilitar a comunicação entre setores, melhorando processos de Recrutamento.

Realizar processos seletivos simultâneos para diversas vagas em empresas de médio a grande porte é uma tarefa de muitas etapas: requer uma equipe dedicada para analisar currículos, agendar entrevistas e garantir que os objetivos do novo funcionário estejam alinhados aos da companhia. Tudo isso no menor tempo possível.

Se a empresa em questão ainda não aderiu aos sistemas automatizados de gestão de recursos humanos e continua presa às obsoletas planilhas, o trabalho acaba se tornando insustentavelmente burocrático e lento.

Digna de um conto de Franz Kafka, escritor tcheco famoso por construir problemas sem solução em suas narrativas, essa situação é ainda a realidade de diversas empresas e acontece devido à falta de comunicação e integração entre setores.

Para que um processo seletivo seja aberto, em geral, é necessário que a demanda seja documentada e aprovada por até dois ou três gerentes de diversas áreas da empresa. O procedimento leva tempo, algo cada vez mais raro nas empresas em que os setores de RH precisam lidar com metas de contratação e, portanto, preencher as vagas disponíveis o mais rápido possível.

Se a companhia não possui um sistema informatizado, precisa utilizar planilhas, ou até mesmo documentos, que funcionam como formulários. Para atender a toda a burocracia e ordem dos pedidos, eles têm de ser preenchidos com uma série de informações: localidade da vaga, disponibilidade do candidato, faixa salarial, se é movimentação interna ou aumento de quadro etc.

Depois disso, começa uma verdadeira odisseia para conseguir a aprovação de todos os gestores, que nem sempre estão disponíveis para assinar um papel ou dar OK em uma planilha. Diante do atravancamento do processo, o próprio RH começa a dar seu jeitinho para acelerar o procedimento, pulando etapas e, consequentemente, perdendo informações importantes.

Atualmente, o mercado dispõe de sistemas de gestão de talentos que facilitam esses trâmites ao informatizar e integrar os processos de RH, dando mais autonomia para usuários e gestores. Nós, da SOU, recomendamos o uso da plataforma SAP SuccessFactors Recruiting.

Com ela, assim que um gestor abre uma requisição de vaga ou processo seletivo, o tomador de decisão recebe o pedido por e-mail ou por notificação no celular. Em poucos cliques, ele aprova e tem acesso ao documento inteiro, passando-o adiante para o recrutador dar andamento ao processo. Por sua vez, o recrutador consegue, pelo próprio sistema, se comunicar rapidamente com a equipe de Admissão ou do Centro de Serviço. Portanto, não importa em que lugar do mundo elas estejam, as diferentes equipes envolvidas no procedimento conseguem se comunicar em tempo real. As informações estão disponíveis em um mesmo sistema, atualizado sempre que alguém muda alguma informação – não há risco de fazer confusão com diferentes versões de uma mesma planilha.

Além disso, todas as informações ficam concentradas numa mesma interface, que facilita a pesquisa, visualização e edição de dados pelos gestores.

Sua força de trabalho deve ser tão moderna como seus sistemas. Ganhe tempo e torne seu RH cada vez mais estratégico e menos transacional.

Quer saber mais sobre como otimizar e agilizar os seus processos de Recrutamento e Seleção e entender completamente como fazer uma boa Gestão de Pessoas? Baixe o eBook e saiba como a tecnologia pode agilizar seus processos.

chamada-ebook-recrutamento-selecao

 


www.sou.com.br

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *