É hora de o seu RH investir tempo com o que realmente importa

Sistemas de gestão eliminam tarefas burocráticas e liberam tempo para equipe pensar e agir estrategicamente

Considerado o pai do RH moderno, Dave Ulrich previu a morte do setor meramente operacional em “Os campeões de recursos humanos”, best-seller publicado em 1996. Para o professor da faculdade de negócios da Universidade de Michigan, o especialista em gestão de pessoas do século 21 não poderia dominar apenas tarefas de administração de pessoal, recrutamento e seleção; seria indispensável também pensar estrategicamente e guiar suas ações por uma visão de negócios sintonizada com todos os setores da empresa. Ulrich batizou esse “novo” profissional de RH Business Partner.

Mais de 20 anos se passaram e não é incomum encontrar empresas desperdiçando talentos com tarefas enfadonhas, como cadastro de currículos, atualização de planilhas, catalogação de documentos, agendamentos, cálculos orçamentários e de participação de lucro. Com tanta coisa para fazer, como arranjar tempo para agir como um Business Partner (BP)?

A resposta é simples: automatizando.

Com o advento de sistemas integrados para a gestão de RH, como o SuccessFactors da SAP, a execução desses trabalhos burocráticos e demorados não são mais necessárias. Uma vez que o sistema se encarrega de processar e reunir todas essas informações, a equipe consegue realizar as tarefas do dia-a-dia com maior rapidez e ganha tempo para pensar e agir estrategicamente.

Em vez de passar o dia inteiro selecionando e cadastrando currículos, por exemplo, o colaborador pode analisar os gráficos de SLA de contratação feitos pelo sistema para entender quais etapas de recrutamento e seleção têm levado mais tempo para serem realizadas. Desse modo, se ele identifica que o último processo seletivo atrasou pela indisponibilidade de agenda para entrevistas de um gestor, pode já se precaver para uma próxima ocasião.

Mais livre, o funcionário pode também dedicar parte de seu tempo para ficar a par das atividades em outros setores da empresa, realizar pesquisas de satisfação, identificar problemas e trabalhar pela resolução deles. As possibilidades são infinitas, como podem atestar os clientes da SOU.

Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional da EcoRodovias, Vanessa Favareto relata, em vídeo publicado em nosso canal do YouTube, o processo de implantação do SuccessFactors na empresa. “Antes de adquirir o sistema, sentíamos a necessidade de ter uma ferramenta onde pudéssemos fazer a gestão integrada do desempenho dos nossos colaboradores. Os controles eram feitos manualmente, através de planilhas. Os RHs de cada unidade precisavam preencher manualmente essas informações”, conta.

 

Segundo Vanessa, o uso do sistema no departamento acabou revolucionando a rotina de trabalho da equipe: “Tivemos ganhos em relação a nossa produtividade ao fazer o controle dentro de um sistema que possa agilizar todas essas informações. Isso traduz para a companhia numa agilidade para nossos processos e também em ganho em escala operacional”, conclui.

E você? Está pronto para levar sua equipe de RH para o século 21 e agir como um verdadeiro Parceiro de Negócio?

Quer saber mais sobre como otimizar e agilizar os seus processos de Recrutamento e Seleção e entender completamente como fazer uma boa Gestão de Pessoas? Baixe o eBook e saiba como a tecnologia pode agilizar seus processos.

chamada-ebook-recrutamento-selecao


www.sou.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *