eSocial SST – Como comunicar dados de treinamento?

Até julho deste ano, as empresas que tiveram faturamento anual maior que R$ 78 milhões em 2016 deverão comunicar ao eSocial as ações realizadas para cumprir as exigências dos treinamentos obrigatórios de Segurança e Saúde do Trabalhador.

São necessários detalhes sobre a realização dos Treinamentos e Capacitações, como data de início, duração, modalidade, responsável técnico, entre outras exigências.

Além de unificar as informações do trabalhador, o objetivo é fiscalizar o cumprimento dos treinamentos obrigatórios e multar as empresas que deixarem de cumprir as regulamentações.

O desafio das empresas é otimizar estes processos, pois, em muitos casos, o controle dos treinamentos ainda é feito manualmente, por meio de planilhas, e sujeito a falhas humanas, que somente serão detectadas quando as informações forem enviadas ao eSocial, que as cruza de forma inteligente. Ainda vale a pena ressaltar a importância de possuir um repositório único de informações que possa ser facilmente acessado e tenha dados confiáveis para comunicar para o eSocial.

Foto: http://portal.esocial.gov.br

O benefício de usar LMS para o controle dos treinamentos obrigatórios do eSocial:

Mais do que uma plataforma de treinamentos, o LMS (Learning Management System) representa a materialização da iniciativa de Educação Corporativa e funciona como um repositório único de informações, que pode ser facilmente acessado e reúne dados confiáveis para comunicar ao eSocial. Neste sentido, o LMS é estratégico para o controle dos treinamentos obrigatórios, já que muitos são necessários antes mesmo do trabalhador iniciar suas atividades na empresa e outros devem ser realizados de maneira recorrente.

É possível usar o LMS para passar as informações ao eSocial? 

Sim, é possível e indicado, já que ele vai concentrar todas as informações sobre todos os treinamentos. Para isso, é necessário apenas a adaptação/preparação do sistema. A SOU, maior parceira SAP SuccessFactors®, já está pronta para atender as exigências do eSocial, tendo sua empresa um LMS ou não.

Existe uma solução para cada LMS. O ideal é que você avalie qual se encaixa melhor no seu sistema de folha.

Uma forma de avaliar seu sistema é buscar um especialista em soluções para Recursos Humanos.

A SOU conta com uma área de Consultoria especializada nos principais LMS disponíveis no mercado, que pode construir a melhor solução para atender aos requisitos do eSocial de forma rápida e segura.

Quer saber mais sobre como passar as informações de SST ao eSocial?

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre as melhores práticas: contato@sou.com.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *