Por que os RHs estratégicos investem em automação de seus processos?

Um dos maiores desafios atuais enfrentado pelos profissionais de Recursos Humanos é desvendar ainda na fase do processo seletivo por qual propósito o candidato é guiado, para que depois de aprovado possa conduzi-lo ao desenvolvimento das competências que potencializem suas motivações, talentos e carreira. Tal desafio precisa ser compartilhado com os gestores e alinhado aos objetivos da empresa, afinal, segundo um estudo da Brandon Hall Group 95% das organizações, admitem fazer contratações equivocadas, o que pode causar um prejuízo de centenas de milhares de dólares às empresas.

Tecnologias que oferecem recrutamento, seleção e plano de desenvolvimento (como: treinamentos online, avaliação de desempenho e desenvolvimento de carreira) são grandes aliadas para atingir esses objetivos e estão à disposição no mercado para facilitar a rotina dos RHs.

Quer saber como modernizar os processos da área de RH, otimizar tempo e atingir melhores resultados? Continue a leitura!

Recrutamento e Seleção

A maioria das pessoas engana-se ao acreditar que o Recrutamento e Seleção é a primeira etapa da relação empresa/candidato. O processo de atrair talentos começa no employer branding, por meio de técnicas que têm o intuito de valorizar e fortalecer a imagem da empresa, como benefícios e modelos de gestão.

A etapa do processo seletivo fortalece o employer branding, exatamente por ser o primeiro momento em que são aplicadas as práticas que espelham a cultura da organização. Oferecer comodidade, eficiência e modernidade é um diferencial para começar a atrair e reter talentos. As tecnologias voltadas a esse nicho proporcionam experiências seguras e rápidas a todos os envolvidos: gestores, recrutadores e candidatos.

Um exemplo é o processo automatizado desde a abertura da vaga, interligado com plataformas de recrutamento, que facilitam o gerenciamento e acesso tanto para o gestor, recrutador quanto para o candidato, por meio de ferramentas de interface simples, intuitiva e transparente, tanto para determinar um escopo, quanto submeter um currículo ou para acompanhar o andamento da posição.

O candidato foi selecionado e agora?

É o momento em que todas as expectativas, tanto da empresa quanto do colaborador, se tornam realidade. O processo de integração e o plano de desenvolvimento são alguns dos fatores de sucesso dessa jornada. A tecnologia, mais uma vez, surge para revolucionar o mindset dos profissionais da área. O motivo é a autonomia que plataformas integradas oferecem para a gestão de talentos, com a possibilidade de automatizar processos de onboarding, com trilhas de desenvolvimento por meio de treinamentos e-learning, avaliação de desempenho, desenvolvimento de carreira e plano de sucessão.

Com os processos de treinamento definidos, estes sistemas oferecem a possiblidade de acompanhar o progresso do colaborador em toda sua experiência de aprendizagem como: promover o autodesenvolvimento, gerenciar, com facilidade quais cursos ainda precisam ser realizados, quando é necessário fazer a renovação de certificações, além de gerar os indicadores de desempenho e KPI´s, que são informações importantes para a gestão da empresa.

Colaborador treinado, qual é o próximo passo?

Com o colaborador alinhado à cultura e ao propósito da empresa e munido por treinamentos, chega o momento de inseri-lo diretamente aos objetivos da organização, ou seja, às metas. Obviamente, elas apresentam diversos níveis: as metas individuais, de equipe e as gerais e, dentro desse processo, há contato com dois fatores importantes para o RH: o feedback e a avaliação de desempenho.

O uso de planilhas de excel, método bastante recorrente para agrupar essas informações estratégicas, gera inúmeros prejuízos como falta de cruzamento de informações, erros de digitação e fórmulas, todos banidos pelas tecnologias. Os sistemas para gerenciamento de metas e avaliação de desempenho oferecem uma visão global e sempre atualizada para realizar a gestão, fazer análises e ajudar os profissionais de Recursos Humanos a potencializar o seu papel na organização.

Seja estratégico com as tecnologias

Durante esse percurso, além de facilitar o dia a dia da equipe de RH, as tecnologias propiciam uma visão global e mais estratégicas para alavancar a carreira de todos na organização. Lembre-se sempre de contar com um sistema certificado, com implementação já comprovada para garantir os melhores resultados!

E você, quer automatizar o seu RH de maneira estratégica? Então aproveite a oportunidade e saiba como dar os primeiros passos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *