3 passos para extrair o melhor da sua Universidade Corporativa

Vivemos a era do conhecimento e pesquisas apontam que mais de 85% do valor das empresas são decorrentes do uso desse conhecimento, isto é, conhecimento individual, conhecimento de métodos, processos e capacidade de inovação. E quando falamos em conhecimento sabemos que para adquiri-lo precisamos nos desenvolver e nos capacitar, e esses são um dos principais motivos que as empresas estão utilizando cada vez mais a Universidade Corporativa. Com isso separamos 3 passos para você extrair o melhor resultado com a sua universidade corporativa, confira:

 

  • Fundamente seu projeto/ Entenda o conceito/ Saiba do que você está falando

Nunca a gestão do conhecimento teve um papel tão importante quanto agora. Podemos dizer que conhecimento é o que determina o futuro das organizações. Mas existe uma grande diferença entre conhecimento e informação. Hoje, a informação está facilmente disponível nos diversos meios, mas isso não quer dizer que está gerando conhecimento.

Muitas empresas têm confundido a disponibilização de informações por meio de treinamentos com Universidade Corporativa.

O propósito da Universidade Corporativa é sustentar a estratégia do negócio. Ela deve existir para servir à organização. Logo, para que sua Universidade Corporativa possa apresentar resultados expressivos é necessário que possua uma proposta de valor alinhada ao negócio e seus objetivos estratégicos atuais.

Para definir a proposta de valor da Universidade Corporativa procure considerar a orientação do negócio, como por exemplo, aumentar as vendas de determinado produto ou aumentar a participação de vendas em determinado segmento ou as áreas de foco, por exemplo, canais de vendas ou marketing, além dos pontos de atenção como Lei anticorrupção, Compliance, Segurança do Trabalho, entre outras formações mandatórias que podem resultar em prejuízo financeiro para a organização. Com essas respostas será possível traçar onde precisamos e podemos gerar mais resultado.

  • Tenha conteúdo e soluções de qualidade

O próximo passo é entender a necessidade inicial para definição do objetivo de aprendizagem de acordo com o público: foque no essencial, naquilo que é necessário para se alcançar o objetivo de aprendizagem definido, selecione e organize seu conteúdo, considerando sempre introdução, desenvolvimento e conclusão do assunto, mensure os resultados, acompanhando o desempenho e não apenas o conhecimento adquirido. Para isso, é importante que o acompanhamento não se limite a avaliação de aprendizado, mas siga para a avaliação de comportamento e resultados.

A partir desses passos, você encontrará alguns formatos possíveis para entregar esse conteúdo. Privilegie formatos que mesclem os estilos de aprendizagem. Nunca perca a visão do objetivo de aprendizagem, mas considere alguns aspectos fundamentais no momento em que vivemos:

  • Conteúdo em todo lugar (explore sua estrutura)
  • Professor em todo lugar (especialistas e multiplicadores disponíveis)
  • Aprendizado individualizado (autonomia para escolhas, importância da curadoria)
  • Redes como sala de aula (redes sociais corporativas)
  • Aprendizado em todo lugar (considere a troca)

 

3) Defina os indicadores de resultado e acompanhe-os

Os indicadores de resultado devem ser a métrica pela qual a Universidade Corporativa será avaliada. Indicadores de participação, avaliação de reação, avaliação de conhecimento são importantes, porém, são os indicadores de resultado que colocarão a Universidade Corporativa como parte do negócio e não apenas como um investimento da organização. Sem dúvida é importante contemplar temas secundários, que auxiliarão no atingimento das metas, porém, os indicadores devem evidenciar os ganhos que a organização passa a ter com a Universidade Corporativa, participando de decisões e definições estratégicas.

Texto escrito por:

Ana Cataldi

Gerente de Universidade Corporativa

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