Prepare a sua empresa para as transformações digitais em Educação Corporativa .

Uma empresa inovadora é aquela que investe em tecnologia de forma inteligente. Que sabe o valor que a transformação digital pode agregar ao seu negócio, enxerga além e sabe que é necessário se atualizar para se destacar no mercado e gerar vantagem competitiva, para conquistar novos clientes e criar mais oportunidades de negócio.

Com a Indústria 4.0, rotinas de trabalho com práticas pautadas pela era analógica estão se tornando raridade. Empresas de todos os portes, que reconhecem a importância da transformação digital, se empenham para se remodelarem digitalmente e terem ganhos em otimização de processos, produtividade, redução de custos, atendimento e satisfação dos consumidores.

E tudo isso também diz respeito à Educação Corporativa e aos processos de aprendizagem dos colaboradores, que com o uso da tecnologia se tornam ainda mais atraentes e efetivos.

Abaixo, entenda por que é importante investir em novas tecnologias para Educação Corporativa e conheça algumas tendências que estão transformando os treinamentos corporativos.

Invista certo em uma nova cultura

Não basta implantar na sua empresa os hardwares e softwares mais modernos, achando que eles serão suficientes para a transformação digital dos treinamentos corporativos do seu negócio. É preciso saber escolher as melhores soluções alinhadas à experiência dos colaboradores, de modo que elas agreguem valor ao processo de aprendizagem e gerem resultados positivos.

Ao apostar em uma nova tecnologia para capacitar os seus funcionários, opte por aquela que contribua para a experiência como um todo, com resultados que reflitam na didática de ensino e na absorção do conhecimento.

Transformação digital na Educação Corporativa é um processo complexo, que requer tempo e organização para acontecer, e diz respeito a uma mudança cultural para a empresa. Colaboradores possuem diferentes idades e perfis, e, mesmo que atualmente a tecnologia esteja presente na vida de todos e em todos os lugares, a introdução de processos informatizados no dia a dia de trabalho não é algo simples.

Por isso, avalie qual é a melhor opção para atender a todas as faixas etárias dos funcionários e se prepare para sensibilizá-los sobre a cultura de inovação.

Novas tecnologias de ensino

Muito mais atraentes do que os formatos tradicionais de ensino, as novas tecnologias oferecem como vantagens repostas mais rápidas às necessidades do negócio. Conteúdos personalizados com vídeos, animações, áudios, jogos e avaliações online, por exemplo, são criados para envolver os funcionários e garantir a absorção das informações.

As novas tecnologias que estão entrando para a área de Treinamento:

  • Inteligência Artificial

Já pensou em personalizar o processo de treinamento de sua empresa podendo utilizar formatos e etapas para garantir conhecimento? Flexível, permite ao funcionário realizar as soluções de aprendizagem mais adequadas para seu perfil, cargo ou posição, unindo o seu desenvolvimento com as necessidades e metas da companhia.

  • Gamification

A técnica consiste em aplicar técnicas de jogo – que pode ser virtual – para a realidade da empresa, para atingir metas e objetivos, por meio de quesitos como engajamento, produtividade, foco e determinação. De forma lúdica, estimula a criatividade e a inovação dos colaboradores na solução de problemas e torna muito mais interessantes aulas e treinamentos corporativos.

  • E-Learning sob medida ou catálogo

Esse é provavelmente o formato mais conhecido pela maioria das pessoas, por ser muito utilizado também fora do ambiente corporativo. Os cursos e-Learning se destacam por utilizar a tecnologia como aliada e como um meio para impactar positivamente os alunos envolvidos, transmitindo conhecimento de forma remota, por meio de plataformas de ensino digital. Já bastante difundido nas empresas brasileiras e ao redor do mundo.

  • MicroLearning

Também conhecido como “pílulas de conhecimento”, é um modelo de ensino virtual com conteúdos de curta duração, que podem ser acessados em pequenos módulos, de três e cinco minutos, facilitando o processo de aprendizagem.

  • Mobile Learning

Uma das maiores tendências em Educação Corporativa, consiste em soluções de treinamento e capacitação para serem usadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, facilitando a mobilidade dos usuários.

  • Mídias sociais

Blogs, fóruns, canais do Youtube, Facebook e outras redes podem ser meios interessantes para transmitir conhecimento e engajar os colaboradores em práticas de aprendizado.

Bom, podemos concluir que não é apenas implementar as tecnologias na sua empresa para que a transformação digital ocorra, muito além disso, ela começa na sua cultura, estratégia e gestão para aplicá-la.

Esse artigo foi apenas uma introdução para o tema que vamos abordar no mês sobre Transformação Digital, ao longo dele traremos mais dicas e detalhes sobre como estruturar a transformação digital na sua empresa.

Quer saber mais sobre as tecnologias e gestão da sua universidade corporativa? Então vamos marcar um bate papo e entender como aplicá-los na sua empresa 😉

É só mandar um e-mail para contato@sou.com.br que encaminhamos para nossos especialistas.

Um abraço,

Ana Cataldi.

Gerente de Gestão de Universidade Corporativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *