Desvendando o Upskilling & Reskilling

O Upskilling e Reskilling são dois termos que tem chamado bastante atenção do mercado de trabalho. Especialmente quando é o desenvolvimento profissional que está em pauta.

Em plena Era da Inovação, as “habilidades” de um profissional que não estão necessariamente ligadas a formação acadêmica tem ganho mais valor. E com isso, esses dois termos relacionados ao desenvolvimento estão sendo a bola da vez.

Neste conteúdo, você vai entender o que são Upskilling & Reskilling e como eles podem e são usados no aprendizado e capacitação de profissionais. Além disso, saiba também como a tecnologia pode apoiar o uso destes conceitos.

 

Entendendo o conceito de Upskilling

O termo Upskilling traduzido quer dizer aprimoramento, e diz respeito ao desenvolvimento em um campo onde já se tem domínio.

Ou seja, trata-se de uma forma de desenvolvimento onde o profissional eleva suas capacidades e competências dentro de uma área que já conhece. Ele desenvolve suas qualificações atuais para novos níveis.

Para que você tenha um exemplo claro e prático, vamos considerar o designer gráfico de uma empresa. Quando ele busca fazer um treinamento ou capacitação em novas ferramentas ou técnicas de design, ele está praticando upskilling.

Uma das principais vantagens de profissionais adotarem essa prática de desenvolvimento profissional é que ela agrega valor. Tanto valor para o profissional em si, quanto para a empresa em nível de qualidade do trabalho.

Logo, empresas e colaboradores só tem a ganhar com essa forma de desenvolvimento.

 

Reskilling: entendendo essa forma de desenvolvimento profissional

Já o termo Reskilling significa, em tradução aproximada, “requalificação”. Essencialmente, esta forma trata-se da busca pela aprendizagem de novas habilidades profissionais. Tendo um foco principal em habilidades que permitam que ele possa desempenhar um trabalho diferente do habitual.

O reskilling pode ser encarado como uma forma de profissionais conquistarem uma maior versatilidade em seu trabalho.

Empresas que investem em iniciativas que estimulam profissionais a conquistar novas capacidades tem muito a ganhar. Pois seus profissionais, com sua maior versatilidade, conseguem gerar mais valor para a empresa.

Mas não só isso, também permite que a empresa possa reorganizar a divisão de trabalho entre setores com maior facilidade. E sem a necessidade de aumentar muito a equipe de profissionais.

 

Upskilling e Reskilling: o que um profissional pode ganhar com cada uma das abordagens

Considerando apenas o profissional, upskilling e reskilling conferem benefícios distintos e complementares para si.

O Upskilling ajuda o profissional a crescer individualmente em sua área de atuação atual enquanto agrega valor a empresa. Mas também se tornar mais atrativo como candidato para companhias em processos seletivos.

Já o Reskilling serve para o profissional reajustar sua rota profissional e desenvolver uma maior versatilidade de trabalho. O que permite que ele consiga se adequar a novas funções e assim se aproximar mais facilmente de seus objetivos e realizações profissionais.

Empresas que apostam no desenvolvimento de seus colaboradores por meio dessas abordagens também saem ganhando.

Com o Upskilling, eles conseguem profissionais com maior expertise em suas áreas, o nível de qualidade aumenta. Com Reskilling, conseguem uma versatilidade em sua força de trabalho muito maior. Sem a necessidade de contratar novos profissionais com certa frequência.

 

Como a tecnologia pode apoiar o uso do Upskilling e Reskilling

A tecnologia pode e deve ser amplamente utilizada para apoiar a cultura de upskilling e reskilling nas empresas.

Isso pode ser feito por meio de treinamentos e capacitações digitais que promovam essas práticas para o desenvolvimento de profissionais.

Muitas empresas já utilizam da tecnologia e desses conceitos para formar profissionais qualificados para atender suas demandas. Como é o caso da empresa Microsoft, que frequentemente aposta nestas duas formas de desenvolvimento profissional.

Nesse contexto, torna-se indispensável uma estratégia de educação digital, onde empresas podem ter em mãos recursos como: Trilhas de Desenvolvimento, Cursos Livres, entre outros recursos que dêem ao colaborador a oportunidade de buscar o autodesenvolvimento.

E consequentemente alcançar o protagonismo tão buscado no profissional moderno.

Por meio dessas abordagens, a Microsoft consegue, por exemplo, criar mão de obra altamente qualificada em pontos da sua operação onde esta mão de obra não existia.

Como por exemplo, utilizar o reskilling para gerar profissionais capazes de operar data centers em locais remotos. Como foi com a Virgínia, que tem uma população de cerca de 400 pessoas e fica longe de grandes metrópoles.

Profissionais também não ficam para trás, e podem utilizar da tecnologia para melhorar suas capacidades, ou adquirir novas.

 

Conclusão

Você acaba de conhecer e entender os conceitos de upskilling e reskilling e seus benefícios para empresas e profissionais.

Aprendeu alguns exemplos práticos de como essas duas formas de desenvolvimento profissional funcionam. Assim como a maneira como a tecnologia pode ajudar na aplicação e promoção desses dois conceitos.

E viu também como elas podem ser usadas para gerar mais versatilidade no trabalho, ou mão de obra qualificada em locais remotos e de baixa população. Mas que são estrategicamente importantes para empresas.

E por fim, como a tecnologia pode ser empregada para promover essas formas de desenvolvimento profissional.

Agora, você pode dar mais um passo e ver a tecnologia sendo usada na prática para trabalhar o Upskilling e Reskilling em sua empresa. E assim gerar melhores resultados em seu negócio.

Tudo que precisa fazer é conferir o link abaixo e conhecer as nossas soluções educacionais em tecnologia para o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Desejo conhecer as soluções educacionais para formar um time com colaboradores mais habilidosos.

 

Um braço,

Time SOU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *