Tendências em Gestão de Pessoas para 2020

O mundo está mudando a velocidades estonteantes e isso se reflete em todas as áreas do ser humano. Hoje, temos uma geração de trabalhadores totalmente diferente daquela que as empresas se acostumaram a contratar durante o final do século XX e comecinho do novo milênio. Estamos chegando na terceira década do século XXI, um cenário no qual a geração Y, que já nasceu com a internet, vem com tudo, mudando muita coisa no mercado de trabalho.

Essas transformações levam a novos conceitos e à necessidade de inovação. A cada momento vemos novas tecnologias e metodologias surgindo para ajudar a vencer esses obstáculos, principalmente nas áreas de gestão de pessoas e recursos humanos. Por isso, listamos aqui quais desses novos processos, ideias e ferramentas estão sendo previstos como tendências para 2020.

Com a evolução da inteligência artificial e a crescente informatização dos processos, já existem sistemas que conseguem coletar, analisar e comparar uma série de dados que permitem compreender a forma como o colaborador trabalha e produz. Não só isso, é possível, também, avaliar o desempenho, estabelecer padrões e planejar intervenções para melhorar a performance de cada funcionário.

Outra estratégia que grandes corporações utilizam, pois notaram que traz retornos significativos, melhorando a produtividade, é trabalhar em cima da experiência dos colaboradores. Foi notado que recrutar e manter talentos já não é mais tão simples quanto o era tempos atrás. Hoje, é necessário moldar uma experiência que atenda às expectativas dos colaboradores, proporcionando a eles um ambiente para se desenvolver e realizar, além de fornecer um senso de propósito em suas atividades diárias.

 

A hora de captar e manter os melhores colaboradores do mercado

Tudo isso começa já no processo seletivo. É importante que todos os diferenciais da organização, como propósito, salários, benefícios, desenvolvimento profissional, bem-estar e qualidade de vida, sejam pensados de modo a atrair os melhores candidatos do mercado. Mas de nada adianta tudo isso se essas propostas ficarem apenas no momento da contratação e não forem colocadas em prática no dia-a-dia da empresa.

Portanto, o RH deve fazer com que os diferenciais que chamaram a atenção dos melhores colaboradores do mercado sejam postos em prática na rotina desses profissionais. O risco de não fazer isso é o de a empresa ser conhecida como uma corporação que fornece um mau ambiente de trabalho, além de não cumprir promessas. Com a facilidade de publicação em redes sociais e sites especializados em apontar, de forma anônima, como é o ambiente de trabalho de cada empresa, é necessário ter muito cuidado para não manchar a imagem da organização, o que pode exigir uma grande campanha de marketing para retomar seu nome e sua marca.

 

Tempo real no RH

Antigamente, a prática era avaliar o colaborador a cada seis meses ou no final de um ano. Hoje, com o avanço da tecnologia e com novos sistemas e ferramentas implantadas, é possível fazer a avaliação desses funcionários em tempo real, com um acompanhamento mais dinâmico do desempenho deles. Isso oferece uma série de vantagens à equipe de gestão de pessoas e recursos humanos, como enxergar os impactos de alguns eventos sobre a produtividade e o engajamento da equipe com precisão cada vez maior. Assim, é possível ser mais ágil na hora de corrigir problemas que afetam a produtividade dos colaboradores ou, também, intensificar ações que impactam positivamente o resultado dos funcionários.

 

Flexibilidade do local de trabalho

Uma das tendências para 2020 no RH é a flexibilidade do local de trabalho. Saber lidar com isso é fundamental para o gestor de pessoas, pois os negócios precisam acompanhar a revolução de hábitos que está acontecendo nesse exato momento. Algumas de suas características são o uso cada vez mais frequente de smartphones para trabalhar, horários muito mais flexíveis, reuniões por meio de videoconferência se tornando um padrão, disseminação da cultura de home office, entre outras. A consequência disso tudo é a possibilidade de se trabalhar de diferentes locais tendo a mesma – ou até maior – produtividade de que como se estivesse numa estação de trabalho tradicional. Hoje, há muitas ferramentas que facilitam essa tendência, como plataformas de trabalho colaborativas que fazem com que diversas pessoas trabalhem num mesmo projeto de forma online, simultânea e remota. Dessa forma, mesmo que não esteja reunida em um mesmo local, a equipe pode estar alinhada e sendo conduzida por um objetivo comum.

 

A utilização de jogos como forma de avaliar os atuais e futuros colaboradores

Outra tendência para 2020, na área de gestão de pessoas, é a utilização de jogos corporativos para aprimorar tradicionais processos realizados pelo RH, como a seleção, treinamento e escolha interna de quem ocupará determinada vaga de trabalho. Os jogos não servem apenas para identificar o conhecimento adquirido pelos colaboradores, pois também é possível observar como cada pessoa reage a determinados desafios, o que permite se traçar uma avaliação psicológica e comportamental de cada um, baseado nas decisões tomadas durante o período do jogo.

 

Conclusão

É possível prever que as tendências de 2020 para o RH são baseadas em tecnologia e em como a vida das pessoas mudou de acordo com elas. Por isso, o importante para o profissional de RH é que ele conheça as novas ferramentas que permitem fazer a gestão de pessoas em tempo real e digitalmente, assim como também, ter uma visão mais humanizada de modo a promover uma relação de ganha-ganha em que empresa, cliente e colaborador possam sair satisfeitos durante todo o processo empresarial pelo qual passa um produto ou serviço até chegar ao consumidor. Assim, a satisfação é uma conquista de todos para todos.

 

Você já conhece o talentools? Vou te contar um pouco:

O Talentools é uma ferramenta que acaba com os processos manuais e deixa tudo em sistemas integrados, poupando o seu tempo desde o momento da escolha assertiva dos novos colaboradores até o desligamento sem traumas. Sabe o que é melhor? Nós fazemos isso sem consumir nenhum espaço nos seus servidores, afinal, está tudo em um sistema “na nuvem”, com o branding da empresa.

O melhor de tudo: O Talentools consegue te ajudar a desenvolver seus colaboradores através do sistema de learning, sucessão e desenvolvimento e metas e desempenho.

Quer se livrar de todas as burocracias, planilhas e papéis espalhados no escritório? Nós somos sua solução, converse com um de nossos consultores.

 

Um abraço,

Leydjane Laís
Marketing | Gestão de Talentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *