5 pontos que provam que a gamificação é essencial para a educação corporativa

Gamificação

Um dos principais objetivos de toda empresa de sucesso é trabalhar para continuamente aprimorar a qualidade de seus produtos e serviços: inovações tecnológicas (como a gamificação), processos mais efetivos, uso inteligente de recursos e bons resultados costumam aparecer e crescer quando se investe em equipes bem preparadas e treinadas para enfrentar os mais diversos desafios dos ambientes de negócios.

Mas para garantir uma educação corporativa de qualidade é vital trabalhar a motivação e o engajamento de seus alunos, demonstrando que o aprendizado não precisa ser refém de velhas práticas e que é possível inovar na construção e desenvolvimento de novas competências.

Além disso, é importante demonstrar para seu time que o aprendizado pode ser divertido e assertivo, apresentando os diversos objetivos de treinamento em abordagens simples e diretas que asseguram uma rápida percepção e aplicação do conhecimento gerado pelo treinamento.

A incorporação de elementos de jogos no contexto da educação corporativa oferece uma boa oportunidade para ajudar as empresas a vencer estes desafios.

 

Como a gamificação pode tornar a educação corporativa mais eficiente

A resposta está na compreensão de como os alunos aprendem. A ideia é aplicar as bases teóricas, os recursos audiovisuais e a flexibilidade das práticas empíricas dos jogos em outras áreas afim de guiar, apoiar, envolver e motivar os jogadores a evoluir pelo treinamento de forma envolvente e agradável, onde erros e acertos são parte do processo e a aprendizagem pode ser vivenciada sem receios.

Elementos de jogos como feedback imediato e gratificações a cada nova etapa corretamente concluída certamente influenciam a motivação dos alunos corporativos.

Além disso, o componente social da aprendizagem gamificada afeta o próprio processo de aprendizagem, acelerando o aprendizado e ampliando a retenção dos conteúdos apresentados ao longo do treinamento.

 

As principais vantagens da gamificação para treinamentos corporativos

Transforma o ambiente corporativo

O impacto do treinamento corporativo gamificado é duradouro e altamente proveitoso. Essa estratégia de aprendizagem promove uma competição sadia que inspira seu time a buscar melhores resultados, portanto, por transformar o ambiente corporativo, com profissionais mais motivados a participar e fazer a diferença nos objetivos e resultados planejados por sua organização.

 

Pode ser aplicado para a maioria das necessidades de aprendizado

A gamificação é capaz de atender à maioria das necessidades de treinamento: desenvolvimento de habilidades específicas, criação de novos conhecimentos, processos de boas-vindas, integração de equipes, argumentação de vendas, suporte ao cliente, conformidade, introdução a novos processos ou sistemas – a lista é imensa. Sua aplicação universal é um grande diferencial na hora de planejar e estruturar seu projeto e pode ajudar a reduzir o tempo necessário para a preparação de seu time frente às novas exigências corporativas.

 

Oferece um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e realista

A gamificação no aprendizado corporativo pode aumentar a eficácia de seu projeto, pois, quanto mais interativa é uma técnica de treinamento, mais memorável é a experiência de aprendizado. Um ambiente eficaz, com experiências ricas de aprendizagem e conteúdos interativos, em que os alunos testam e praticam as diversas situações e desafios da vida real, conduz a uma experiência de aprendizagem mais comprometida e melhora a retenção de conhecimento ao conectar os exercícios propostos pelo treinamento com a realidade prática do ambiente corporativo.

 

Promove mudanças comportamentais

Uma melhor experiência de aprendizagem, com níveis maiores de engajamento, motivação e retenção, leva a mudanças comportamentais importantes, principalmente quando agregadas de forma interativa entre equipes em diferentes áreas e níveis hierárquicos, criando um ganho de desempenho significativo para a organização como um todo com resultados imediatos. Uma equipe bem treinada atua com maior confiança e é capaz de identificar riscos e oportunidades de forma mais assertiva.

 

Torna o aprendizado mais gratificante

Pontos, insígnias e quadros de líderes ajudam a transformar um treinamento corporativo em um processo muito mais instigante e envolvente: a gamificação pode gerar mudanças comportamentais, especialmente quando combinada com metodologias que incentivam a continuidade do aprendizado. Ao fornecer feedback instantâneo sobre o desempenho dos alunos, é provável que a gamificação também ajude a engajar mais os colaboradores na construção de seu conhecimento.

A gamificação é capaz de transformar os resultados da educação corporativa ao oferecer um novo horizonte para alunos que muitas vezes não se sentem acolhidos ou interessados pelos métodos tradicionais de treinamento.

Ao modernizar o aprendizado, a gamificação também aumenta o envolvimento, a conscientização e a produtividade dos alunos corporativos, melhorando o desempenho da sua organização nas mais diversas áreas. Ainda assim oferece infinitas possibilidades na construção de projetos de aprendizado corporativo com elementos gamificados, com grande potencial futuro de novas descobertas para revolucionar seu treinamento!

 

Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas!

 

Um abraço,

Marília Vale
Marketing | Educação Corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *