Como a Inteligência Artificial irá impactar o RH

Você conhece a quarta revolução industrial? O mundo está atualmente passando por ela, o que está causando impacto em todos os cenários. A indústria 4.0, que segundo Klaus Schwab, fundador do fórum econômico mundial, é a fusão das tecnologias entre si, tornando mais tênues as linhas que separam os mundos físico, digital e biológico, está mudando desde a forma como você se locomove pela cidade até a maneira como você se comunica e isso, altera desde os contatos pessoais até os profissionais, nos mais diversos ambientes, como na empresa ou em casa. Um exemplo disso é a criação de roupas que verificam os batimentos cardíacos ou geladeiras que se conectem com os celulares.

Isso tudo está acontecendo por meio da inteligência artificial. Muitos acreditaram que essa tecnologia invadiria apenas mercados como montadoras e/ou empresas com grandes produções por meio de máquinas. Mas, isso se contradiz quando a gente nota que isso está em todos os setores e um dos mais afetados, sem dúvidas, é o RH.

 

Como a inteligência artificial será responsável pela produtividade do RH

Folhas de pagamento, férias, benefícios, faltas, ponto, organização de plantões, bônus, atestados, documentos para admissão, demissão, estão entre outras inúmeras coisas como administrado pelo RH, porém, hoje isso pode ser feito de maneira diferente e muito mais efetiva com a ajuda da transformação digital.

Já existem no mercado, softwares com inteligência artificial especializadas em RH, prontas para tirar toda essa burocracia manual do seu time e, ao invés do analista ficar focado em relatórios e planilhas, será virado uma chavinha para que, o foco seja no planejamento e em soluções estratégicas para o melhor funcionamento da equipe de colaboradores, isso faz com que, o trabalho seja menos exaustivo, diminuindo a jornada de trabalho e trabalhos acumulados, tornando assim, a área mais feliz, fluída e produtiva.

 

Recrutamento e seleção, serão afetados?

Com tantas tarefas a serem feitas, quando surge demanda de contratação para vagas dentro da empresa, o setor de RH precisa se replanejar para incluir as atividades pertinentes ao afazer dentro do cronograma. Montar descrição da vaga, disparar em diversas plataformas, receber inúmeros currículos, pré-selecionar, conhecer melhor cada um, ligar, marcar entrevista, entrevistar, mandar proposta, torcer pelo aceite – que caso não aconteça, temos que voltar no passo 0 – montar contratos, folhas, pagamentos, abrir fichas, pedir equipamentos… Uau, é realmente muita coisa e diante disso, como garantir que esse recrutamento dê um retorno benéfico pra a empresa?

Com a inteligência artificial, você consegue configurar o software para que ele selecione os currículos por você, te mostrando apenas aqueles que realmente dão match com a vaga. Sem contar a importância de encontrar alguém realmente compatível com o que será planejado, evitando assim, a insatisfação do trabalho tanto por parte do funcionário, quanto por parte da empresa e claro, cortando custos.

 

A mensuração de métricas no RH

A Inteligência Artificial também se mostra como uma grande aliada em softwares que realizam análises de dados e Big Data, é possível identificar esses resultados de maneira mais precisa e objetiva. Você também consegue cruzar um grande volume de informações da sua empresa para diagnosticar problemas e pontos de atenção no ambiente da sua organização.

O uso da tecnologia correta pode ajudar bastante no acompanhamento dos indicadores. Com um software de controle de ponto e jornada de trabalho, por exemplo, pode-se mensurar o absenteísmo. Por outro lado, um sistema de contratação pode contribuir para mensurar o número de contratações fechadas dentro do prazo ou em tempo médio para seleção. Ou software de NPS para te ajudar na diminuição de turnover.

É nítido que as inovações tecnológicas estão vindo com força e para ficar. Sendo assim, não lute contra elas, se alinhe à nova realidade e utilize essas ferramentas a seu favor. Considere a utilização da Inteligência Artificial no RH da sua empresa e crie um diferencial competitivo para o seu negócio.

Quer saber mais? Entre em contato com a SOU!

 

Um abraço,

Leydjane Laís
Marketing | Gestão de Talentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *