Como será 2020 para a Educação Corporativa?

O ano de 2019 está no fim e começam a surgir previsões para 2020. Não estamos falando de astrologia, mas de tendências em educação corporativa! Como serão os treinamentos, o que irá estimular o engajamento das equipes para a qualificação, que tecnologias serão usadas no e-learning? Enfim, o que vem pela frente?

Neste artigo, vamos responder a essas perguntas, dando sugestões para o planejamento do programa de cursos da sua empresa para o próximo ano. Pois, ao saber no que o mercado, inclusive a concorrência, está apostando, fica mais fácil planejar os investimentos direcionados para a qualificação dos seus colaboradores.

Assim, independentemente de você ter implementado ou não um programa de treinamentos, saiba que esse investimento já é, por si, uma tendência mundial em grandes, médias e pequenas empresas. Se você entendeu e se convenceu disso, basta, agora, ficar atento às novidades que vão transformar esse investimento em algo ainda mais assertivo.

Continue a leitura e descubra como será 2020 para a educação corporativa.

 

Tendências para a educação corporativa

Um dos maiores desafios de uma empresa, hoje, é manter os colaboradores motivados e engajados com o trabalho e a empresa, em geral. O setor de Gestão de Pessoas, ou Recursos Humanos, como ainda é conhecido em muitas corporações, tem um papel importante nessa motivação. Para isso, uma das melhores estratégias é criar cursos com conteúdo atrativo.

É justamente esse o foco das novas ferramentas de educação à distância e educação corporativa. O centro das ações é o colaborador e a sua forma de aprender. Por isso, veja algumas tendências que acompanham essa descoberta.

USER EXPERIENCE/LEARNING EXPERIENCE

Como o nome em inglês já diz, trata-se da preocupação com a experiência do usuário ou a sua experiência de aprendizagem. Ou seja, que elementos vão transformar um simples curso em uma experiência marcante, positiva e que traga resultados futuros?

Para que a experiência seja a melhor possível, a educação deve ser personalizada, ou seja, o treinamento deve acompanhar o ritmo de aprendizado de cada um, desenvolvendo as competências necessárias para o desempenho da função e perfil de cada colaborador.

MOBILE LEARNING

Essa tendência está relacionada à anterior. A produção de conteúdo com responsividade, que possa ser acessado por diversos dispositivos e principalmente pelo celular facilita a vida do usuário.

Assim, o colaborador pode estudar no seu deslocamento para o trabalho ou para a casa, no ônibus, no metrô, no intervalo do almoço ou mesmo durante a refeição. Em um cotidiano cada vez mais corrido, encontrar uma brecha na rotina e aproveitá-la para a qualificação é a única opção para muitas pessoas.

MICROLEARNING

De certa forma, todas as tendências em educação corporativa estão relacionadas. Portanto, ao investir em lições que podem ser acessadas pelo celular, é preciso pensar em formas de torná-las curtas, a ponto de serem concluídas em uma viagem de ônibus de 20 minutos ou menos.

O conteúdo é apresentado em pequenas lições, tanto em texto quanto em áudio e vídeo, permitindo que o estudante absorva a informação aos poucos e no seu ritmo. Da mesma forma, as provas e exercícios são curtos, com poucas perguntas e respostas diretas.

GAMIFICATION

Complementando todas essas estratégias que são tendências para 2020, está a gamificação, do inglês gamification. É uma forma de engajar ainda mais o usuário, tornando o aprendizado atrativo por meio dos recursos dos jogos, como recompensas, missões, esquema de pontuação e ranking. O curso se torna uma diversão, mas com resultados práticos.

Essas, como dissemos, são algumas das ferramentas e estratégias que já estão em uso e devem crescer ainda mais no próximo ano. Contudo, é preciso se planejar para aproveitar ao máximo a tecnologia disponível para a aplicação dessas e de outras tendências em educação corporativa.

A empresa deve definir qual o objetivo a ser alcançado com a educação corporativa, qual o público a ser atingido, que mudança comportamental pretende-se alcançar, quais os principais problemas a serem resolvidos e quais as potencialidades da equipe, entre outras questões. Por isso, cabe aos gestores de pessoas também estudarem e entenderem como planejar um bom programa de educação corporativa que envolva ações estratégicas de acordo com os objetivos e metas da empresa.

Se você quer saber mais sobre isso, participe do nosso Webinar sobre “Como a sua empresa está se planejando em Educação Corporativa para 2020?”, que será no dia 10 de dezembro. Inscreva-se aqui.

 

Um abraço,

Bruno Falcão
Diretor de Negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *