03 passos para iniciar seu projeto de EAD Corporativo em 01 semana

As últimas semanas tem nos trazido diversos aprendizados que possivelmente impactarão nossos negócios e nossas vidas daqui para a frente.

Desde as habilidades de inteligência emocional que temos desenvolvido com o passar dos dias, até as tão comentadas habilidades relativas a gestão do tempo e produtividade, todos esses aspectos estão nos exigindo disciplina e capacidade de auto desenvolvimento para garantir que sairemos melhor do que entramos nesse momento de isolamento.

Assim como os indivíduos, as empresas também estão enfrentando desafios, como o de se adequar tecnologicamente para garantir aos colaboradores toda a infraestrutura necessária para realizar seu trabalho, mas também para permitir que suas necessidades de capacitações e desenvolvimento possam seguir mesmo durante o isolamento.

Muitas empresas ainda não estavam preparadas para virar a chave, e iniciar uma jornada através do ensino a distância e de uma hora para outra, se viram em uma situação crítica, sendo o EAD a única forma possível de continuar desenvolvendo seus talentos e mantê-los produtivos.

Considerando que esse cenário acomete muitas empresas brasileiras, queremos aqui trazer algumas sugestões e dicas, para que possam colocar para rodar suas primeiras ações em EAD, fazendo com que o digital possa começar a fazer parte cada vez mais do dia-a-dia de sua organização:

1- Defina sua estratégia 

    • Por onde começar?
    • Com quais treinamentos?
    • Para qual público?
    • Quais competências quero desenvolver no público?
    • Quais comportamentos quero reforçar ou mudar no público-alvo?
    • Quais os impactos espero nos negócios?

É fato que querer abraçar o mundo, pode te colocar em uma situação delicada e de certa forma frustrante. Por isso, o primeiro passo é definir sua estratégia e as perguntas acima te ajudarão a priorizar os públicos onde o treinamento pode trazer impactos mais consideráveis aos negócios. O sucesso das ações de treinamento nesse público será determinante para a continuidade das ações de treinamento na organização.

2- Pense em usar a tecnologia a seu favor

É possível colocar no ar plataformas de aprendizagem extremamente rápido, Tecnologias vêm adotando cada vez mais o conceito ágil, onde você inicia com uma base e vai evoluindo e aprimorando e adotando as funcionalidades existentes, conforme a empresa vai amadurecendo no tema. A dica mais importante aqui é: Comece pequeno e vá evoluindo. Não queira colocar todas as funcionalidades para rodar e se esqueça da usabilidade, afinal, o mais importante é o quão atraente e engajadora a plataforma é para o seu público final.

Se deseja conhecer mais e melhor sobre uma solução que seja prática, com ótimo custo benefício e que coloque o seu conteúdo no ar em pouco tempo, descubra o GET STARTED SOU e se surpreenda.

3- Faça um curadoria de conteúdos

Agora que tem uma estratégia e uma tecnologia, é importante ter conteúdos relevantes e ricos a oferecer. Desenvolver conteúdos digitais de aprendizagem, como: E-Learnings, Infográficos, Games, vídeos é tarefa super importante, porém isso não pode ser um impeditivo para que o seu projeto aconteça. Por isso, existem diversos recursos que podem ser explorados desde já e estão disponíveis com baixo custo ou zero, como:

  • Conteúdos de prateleira oferecido por empresas de educação a distância;
  • Vídeos disponíveis em plataformas como Youtube e Vimeo;
  • Conteúdos de leitura, disponíveis na web;
  • Recursos da própria plataforma, que permitam interação, como criação de mini-games e games quiz, pesquisas etc.
  • Recursos da própria plataforma para possam desenvolver conteúdos de treinamento.

E podem deixar seu projeto de educação à distância mais interessante e engajador para seu público-alvo.

Bom, espero que com as dicas acima possam trazer a inspiração necessária para que possam começar já a realizar a transformação digital em sua área de treinamentos.

Conte com a SOU para que o seu projeto possa acontecer!

Abraços,

Bruno Falcão
Head de Negócios