Aprenda a utilizar Cultura de Aprendizagem na prática!

O que é o que é: ninguém pode tirar de você, não ocupa espaço e você pode compartilhar à vontade sem jamais deixar de ter?

Se existe algo que nós, seres humanos e profissionais, podemos conquistar e acumular ao longo de nossas vidas sem correr o risco de alguém nos tirar, é o CONHECIMENTO.

E o que é mais mágico nisso tudo é que quanto mais compartilhamos, mais aprendemos!

Em um momento de isolamento como o que estamos vivenciando neste início de 2020, investir e incentivar a busca pelo conhecimento de forma contínua, tem sido uma ferramenta de grande valia para muitos profissionais e organizações.

Muito bem! Diante desta reflexão, separei algumas recomendações baseadas em experiências que vivenciei em outras oportunidades profissionais e espero que possa ajudá-lo a criar uma cultura de aprendizado em sua equipe.

Prepare sua equipe para aprender

Uma cultura de aprendizagem oferecida para quem não tem interesse é perda de tempo. Por isso, encontre recursos e metodologias para que a aprendizagem seja objetiva e esteja atento ao retorno de sua equipe – estão mesmo prontos? Precisam daquele conteúdo? – se a resposta for “não” para um dos questionamentos feitos, isso pode gerar desmotivação.

Uma saída para não queimar a estratégia e nem comprometer o engajamento dos colaboradores é definir previamente alguns pré-requisitos, estipular o tempo e recursos adequados para o estudo. Isso vai ajudar a dividir o tempo produtivo do tempo de investimento na aprendizagem.

Busque identifique e disponibilize o conteúdo certo

É imprescindível que você, como Gestor e Líder, entenda o quê e do quê seus colaboradores precisam e ofereça oportunidades reais de aprendizagem. Tenha em mente que oferecer uma grande variedade de conteúdo, pode não ser a melhor forma de engajar as pessoas.

Uma dica interessante é convidar alguns de seus colegas gestores para essa troca, além do famoso feedback com sua equipe. Acredite! Se bem aplicado, pode ser a chave que você precisa para estruturar uma cultura de aprendizagem sólida e eficaz.

Apoie e incentive a busca por novos conhecimentos

Incentive e apoie a busca ou o aprimoramento de conhecimentos. E para te incentivar nessa jornada pela cultura da aprendizagem, digo que dar o primeiro passo pode ser mais fácil do que parece.

Isso mesmo! Falando especificamente de recursos online, existem várias ferramentas de acesso a treinamentos e estratégias como vídeos, cursos, exercícios e pod casts, que ainda oferecem a possibilidade de acompanhar os resultados e o desenvolvimento de cada colaborador.

Construa treinamentos em parceria

A opção por dividir a missão com um parceiro especializado em treinamento, garante a utilização de um braço estratégico, capacitado e atualizado, trabalhando com os recursos mais atuais no mercado, para produzir um treinamento que atenda às suas necessidades e seja totalmente adequado ao seu público-alvo e de acordo com a estrutura e recursos disponíveis a sua equipe ou organização.

Os cursos produzidos pela SOU Educação em parceria com seus clientes, garantem a atualização dos conteúdos profissionais que cada colaborador precisa ter para estar em dia com as novidades de suas áreas de atuação.

Clique no link abaixo e saiba mais:

Quero entender melhor sobre Soluções Educacionais para aplicar na minha empresa

Conte conosco e até a próxima!

Vanessa Zampieri,
Designer Educacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *