Os caminhos do treinamento presencial para o Online

Falar que a pandemia do COVID-19 trouxe transformações consideráveis na relação pessoal e profissional em todas as pessoas do planeta terra, é chover no molhado. Óbvio que nossas vidas não são as mesmas de antes da pandemia. Adquirimos novos cuidados, hábitos e consequentemente precisamos nos reinventar e nos adaptar a novas formas de trabalho.

Com as áreas que lidam com treinamento, essa realidade não foi diferente. Da noite para o dia, todas as ações presenciais precisaram ser canceladas, e um vazio surgiu. Aos poucos foram começando a surgir ideias sobre formas de entregar os conteúdos agora online, foi aí que muitas empresas substituíram o antigo presencial, por sessões via ferramentas de web meeting. No entanto, com os desafios dos tempos modernos, como as distrações trazidas pelo home office, distrações da internet, além do formato de reunião online ser comprovadamente mais cansativa que uma conversa presencial.

Um outro ponto a se observar e parafraseando um cliente/ amigo:

“Anteriormente, o treinamento era um momento de virar a chave. Sair da rotina para realizar uma sessão de treinamento, era o momento onde muitas pessoas se preparavam e aguardavam ansiosamente. Hoje em dia estando em casa, muitas vezes por 08, 10, 12 horas na frente do computador, em inúmeras reuniões virtuais diárias, tudo o que um profissional menos quer é…. mais uma webmeeting. 😊”

É necessário um planejamento

Depois da “adaptação” inicial ao online, comecei a ser acionado por muitas empresas, que perceberam isso.

“Não adianta eu simplesmente tornar o presencial uma reunião via ferramenta de webmeeting e esperar um alto engajamento ou resultados extremamente expressivos.”

Principalmente, quando falamos de treinamentos não obrigatórios.

Obviamente, essa adaptação inicial foi necessária, mas ela é uma medida paliativa, existem diversas ações necessidades e ações possíveis para que a entrega do conteúdo de forma presencial seja realmente engajadora e faça sentido para os colaboradores, não a toa que existem diversos estudos e empresas como a SOU, especializadas em criar jornadas de aprendizagem a distância.

É importante que consideremos aqui que cada pessoa, tem suas facilidades e suas dificuldades e por isso, é extremamente rico e recomendado a mescla de formatos, que possam não apenas chegar uma vez até e colaboradore, mas que possa informar, checar, reforçar e engaja-le a realizar essas ações e verdadeiramente aplicar o que é ensinado.

O que fazer para ter planos concretos?

Alguns insights que temos compartilhado com nossos clientes, são:

  • Sempre inicie por uma estratégia! Mesmo que simple
    • Saiba onde quer chegar com os treinamentos a distância e quais os resultados práticos essas ações precisam trazer
    • Avalie quais são os recursos tecnológicos, conteúdos e quais os processos você precisa adotar para esse novo formato de ensino
    • Quais as ofertas de conteúdo você trará e em quais formatos?
    • Entenda as métricas que são importantes para o seu negócio… KPI’s e métricas são muitas vezes a chave para o sucesso do projeto, visto que são eles que indicarão se você está ou não indo para o caminho certo, mas tais indicadores são muitas vezes deixados de lado.
  • Tenha uma tecnologia que possa mais do que oferecer vídeos, cursos, te oferecer uma verdadeira jornada de aprendizagem
    • Como comentado anteriormente é importante considerar que um aprende de um jeito, portanto, ter em mãos uma plataforma LXP que te permita oferecer conteúdos em texto, vídeo, uso de games e estratégias de gamificação para estimular uma competição saudável, além de permitir atividades práticas que podem ser estimuladas pela plataforma faz toda a diferença
    • Aqui um ponto muito importante, muitas pessoas imaginam que apenas o conteúdo é que tem o poder transformador na forma dos colaboradores entenderem a importância do treinamento e sentir que isso realmente contribui para o crescimento e desenvolvimento dele dentro da empresa
    • Estudos comprovam que uma plataforma bem estruturada e que aplique metodologias ativas, como gamificação trazem um aumento na ordem de 4x na adesão dos colaboradores as ações de treinamento propostas pela companhia
    • Se a tecnologia trabalhar com funcionalidades, como carrosséis, assim como faz a Netflix e permita além da oferta dos obrigatórios a oferta de trilhas livres, isso será impactante para o autodesenvolvimento dos seus colaboradores, pense nisso.
  • Conteúdos relevantes são a chave do sucesso
    • Quando o assunto é entregar conteúdos, é importante se preocupar com a relevância do tema, e como anteriormente dito, se preocupar em desenvolver um conteúdo pensado para o online.
    • Vídeos longos, conteúdos monótonos, serão facilmente ignorados pelo público e colocará as ações de treinamento online em descrédito
    • Aposte em:
      • Microlearning 
      • Webseries
      • Videos interativos
      • Cursos gamificados
      • Podcasts
    • Formatos que todos nós estamos acostumados a consumir em nosso cotidiano, facilitam a aceitação e estimulam as pessoas não apenas realizarem os treinamentos, mas principalmente se tornarem protagonistas da sua própria aprendizagem e buscarem novos caminhos e formas de aprender dentro dos recursos oferecidos pela empresa. 
  • Conte com uma gestão sobre todas as ações e entenda a educação à distância como um processo em evolução continua
    • Não adianta depois que tudo estiver no ar, eu simplesmente deixar para lá. A educação está em constante evolução e é extremamente importante que exista uma gestão por parte da empresa, para que não somente o que está na plataforma hoje seja relevante mas que conforme a empresa vá estabelecendo sua cultura de aprendizagem online, a empresa possa ir oferecendo novos recursos, novas capacidades, dentro daquilo que faça sentido para o seu público alvo;
    • Além de manter o projeto ativo e em constante evolução, é importantíssimo, fazer uma escuta ativa dos resultados alcançados:
      • Quais os temas mais acessados?
      • Quais os formatos mais engajadores?
      • Quais os fornecedores que entregam conteúdos mais amados pelo público

Essa escuta ativa dentro da plataforma trará sucesso e retenção do seu público nas ações de treinamento.

Espero ter contribuído com alguns insights práticos para que seu projeto de EAD corporativo possa estar cada vez melhor e mais relevante para seu público e para sua organização. Caso queira saber mais sobre os desafios do presencial para o online e como dar os primeiros passos no EAD corporativo, recentemente gravei um webinar abordando esse tema.

Quero assistir um Webinar que aborda minhas dúvidas de como começar um EAD Corporativo.

Boa Jornada, 

Bruno Falcão,
Head de Negócios