Como construir uma Universidade Corporativa para sua empresa?

universidade corporativa

Sabemos que investir em Educação Corporativa é algo imprescindível se estamos buscando profissionais qualificados e principalmente alta produtividade dentro das organizações.

Por isso, queremos que você compreenda a estrutura de uma Universidade Corporativa e como dar os primeiros passos para uma trajetória de sucesso.

O que é uma Universidade Corporativa?

O propósito da Universidade Corporativa é sustentar a estratégia do negócio. Ela deve existir para servir à organização.

Logo, para que sua Universidade Corporativa possa apresentar resultados expressivos é necessário que possua uma proposta de valor alinhada ao negócio e seus objetivos estratégicos e permita a criação de um campo que sustente objetivos estratégicos futuros.

É preciso ir além de apenas disponibilizar conteúdos e cursos. E sim entender os pontos fortes/fracos da organização, como trabalhar isso com os colaboradores e principalmente entender o problema para que a Universidade Corporativa traga os resultados realmente alcançáveis.

Como ter conteúdos de qualidade?

Alguns passos precisam ser definidos como:

  • Entender o objetivo de aprendizagem
  • Focar no público-alvo
  • Selecionar e organizar o conteúdo pré-definido
  • Mensurar os resultados

A partir desses passos, você encontrará alguns formatos possíveis para entregar esse conteúdo. Privilegie formatos que mesclem os estilos de aprendizagem. Nunca perca a visão do objetivo de aprendizagem, pois ele direciona todo o desenvolvimento de conteúdos relevantes que irão compor a oferta de sua universidade corporativa.

Nós da SOU também somos responsáveis por entender todo o seu processo para a criação de uma Universidade Corporativa. Ter ajuda de uma empresa especialista pode ser um pontapé inicial muito importante, assim existe todo o alinhamento em relação ao projeto e as expectativas finais.

Mensurar os resultados é essencial

Sem indicadores de resultados, não sabemos se o rumo que estamos seguindo está correto, e com isso, qualquer caminho serve, e qualquer resultado é resultado.

Por isso é importante definir alguns fatores como: Indicadores de participação, avaliação de reação, avaliação de conhecimento, entre outros para evidenciar os ganhos da organização com a UC, e provar que a educação é efetivamente um investimento e não um gasto.

Quer saber mais sobre métricas e resultados em educação corporativa? Confira um podcast realizado pela SOU.

E para conhecer mais sobre os passos essenciais para o sucesso da sua universidade corporativa, confira uma série produzida pela SOU, com Ana Cataldi, Gerente de Gestão de Universidades Corporativas:

#1 : 3 passos para o Sucesso da Universidade Corporativa

#2 : 3 passos para o Sucesso da Universidade Corporativa

#3 : 3 passos para o Sucesso da Universidade Corporativa

Até a próxima,
Marília Vale

Deixe uma resposta