Como criar e sustentar uma cultura de produtividade em sua organização?

Produzir mais em menos tempo, com maior qualidade e o mínimo de custos possível. Esse é o sonho de todo gestor, não é mesmo? Mas esse desejo é realmente alcançável? O que fazer para melhorar a produtividade nas empresas e alavancar os resultados do negócio?

Neste artigo, vamos mostrar a você como dar os primeiros passos para atingir esse objetivo. Nos tópicos abaixo, você vai ver o que é produtividade, quais fatores influenciam esse processo no seu time, qual a importância desse conceito e como deixar sua equipe mais produtiva.

O que é produtividade? 

A produtividade é um conceito bastante discutido no meio empresarial. No entanto, embora seu nome traga algumas interpretações lógicas, é sempre importante relembrar o que significa esse termo e destacar que ele não se limita a “produzir em maior quantidade”.

Conceitualmente, uma equipe produtiva dentro de qualquer empresa é aquela que tem capacidade, conhecimento, foco e eficiência para elevar a quantidade e a qualidade dos processos de trabalho. 

Portanto, a essência da produtividade contém essa junção quantitativa e qualitativa, fundamental para gerar resultados e aumentar a eficiência no interior das organizações.

Um desafio nas organizações

Compreender essa dinâmica e colocá-la em prática é um dos principais desafios nas organizações. 

Isso porque existem muitos fatores que podem interferir na produtividade dos colaboradores e das empresas.

Entre eles podemos citar a questão das distrações em virtude do uso das mídias sociais, bem como a aplicação de métodos de trabalho mal estruturados, modelos de gestão que geram gargalos, insatisfações e prejudicam o clima organizacional, entre outros.

Talvez a maior dificuldade seja identificar essas anomalias. Apesar de dolorosa, essa análise é essencial, pois fornece dados e aponta os problemas que necessitam ser enfrentados.

Uma das soluções para resolver esses gargalos e melhorar a produtividade dentro de uma empresa é promover um processo de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D). Trata-se de uma prática que visa capacitar os colaboradores de forma continuada por meio de treinamentos corporativos.

Existem diferentes tipos de treinamentos que podem contribuir com a evolução da produtividade no meio empresarial, como, por exemplo, reciclagem e atualização profissional, habilidades de gestão, supervisão, integração e promoção dos colaboradores.

Mas, como colocar essas capacitações em prática? Há diversos métodos utilizados por especialistas em Recursos Humanos (RH), dos tradicionais aos mais inovadores. Podemos mencionar alguns, como: treinamentos em classe de colaboradores, aprendizagem social, e-learning, microlearning.

Produtividade e qualidade de vida no trabalho

Um dos eixos muito abordados por especialistas em Recursos Humanos (RH) para aumentar a produtividade é a qualidade de vida dos colaboradores.

Tal visão indica que, quanto mais qualidade de vida um profissional tiver, mais qualidade, eficiência e produtividade ele vai oferecer à empresa.

Dessa forma, investir em boas práticas e iniciativas que melhorem a motivação, o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores são formas de construir um ambiente favorável para melhorar a produtividade.

Que tipos de fatores influenciam a produtividade do seu time?

São vários os fatores que influenciam a produtividade de uma equipe de trabalho.  Há elementos mais complexos, que envolvem as questões humanas (como humor, vida pessoal, saúde mental e entre outras).

Existem também assuntos mais objetivos em relação ao tema, que estão geralmente relacionados com a estrutura organizacional da empresa.

Por isso é importante ter atenção e fazer uma análise criteriosa para avaliar quais fatores estão interferindo na produtividade do seu time.

 Em relação às questões estruturais nas organizações, podemos citar alguns deles, como:

  •     Ausência de ferramentas tecnológicas;
  •     Priorização a processos manuais;
  •     Falta de treinamentos e educação corporativa;
  •     Clima organizacional ruim;
  •     Ruídos na comunicação;
  •     Reuniões em excesso;
  •     Ferramentas para mensurar a produtividade.

Mas, qual a importância do controle da produtividade para a empresa?

Existe uma máxima no mercado empresarial de que todo processo precisa ser medido (avaliado) para se apurar os resultados.

Nesse sentido, toda ação de uma empresa consiste em um investimento. Para saber se ela está gerando vantagens ou não, é preciso fazer uma mensuração.

No caso da produtividade ocorre o mesmo. Fazer o controle dela permite ter um panorama preciso para saber se a equipe está desempenhando excelentes trabalhos ou não.

Como fazer isso? Por meio dos indicadores de produtividade e qualidade, também conhecidos como indicadores de desempenho ou KPIs (Key Performance Indicator).

E afinal, como podemos desenvolver uma cultura de produtividade?

Essa é a pergunta que todo gestor já fez em algum momento. Fato é que existem várias maneiras de trabalhar a produtividade e de melhorá-la na empresa.

Vejamos algumas delas:

Organizar os fluxos de trabalho: organização é primordial. Nesse sentido, o primeiro passo é organizar os fluxos de trabalho e definir os processos de forma clara. É essencial que eles sejam simplificados, otimizados e objetivos;

Adotar ferramentas de gerenciamento: além do mais, é essencial adotar ferramentas de gestão de trabalho. Existem muitas opções no mercado que facilitam e otimizam o cotidiano de gestão;

Melhorar o clima organizacional: esse tópico não pode faltar em sua lista de ações para trabalhar a produtividade da sua equipe. Lembre-se de que se os colaboradores estiverem motivados, eles tendem a entregar mais produtividade;

Investir em treinamentos corporativos: a capacitação das equipes também é um fator crucial para aumentar a produtividade. Um meio bastante eficaz é investir em plataformas de aprendizagem, oferecendo conteúdos de qualidade para a formação continuada dos colaboradores;

Estimular uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento contínuo dentro da organização, em que os colaboradores tenham espaço para aprimorar suas habilidades, conhecer novos métodos e técnicas, bem como descobrir potencialidades.

  • Investir em treinamentos corporativos: a capacitação das equipes também é um fator crucial para aumentar a produtividade. Um meio bastante eficaz é investir em plataformas de aprendizagem, oferecendo conteúdos de qualidade para a formação continuada dos colaboradores.

Essas são algumas formas de trabalhar a produtividade nas empresas. O mais importante do que colocá-la em prática, é preciso entender o conceito de produtividade e oferecer capacitação à sua equipe.

Para fazer isso de maneira eficiente, é fundamental contar com uma solução de universidade corporativa. Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta