Como criar relevância e entregar valor em um projeto de EAD Corporativo?

Trabalhar com EAD corporativo, é incrível, e o poder transformador que a educação pode fazer com os indivíduos, é proporcional ao desafio de tornar um projeto de EAD Corporativo relevante e em constante evolução.

As empresas tem cada vez mais enxergado essa importância, como forma não apenas de ter profissionais melhores em seus quadros, mas principalmente como uma excelente iniciativa de retenção de talentos (cada vez mais escassos no mercado).

Bem como, um elemento de diferenciação com seus concorrentes, prova disso é que cada vez mais, a educação corporativa, vem sendo pensada como uma área estratégica, e não mais apenas como uma ação isolada pendurada em um guarda-chuva de RH ou de marketing.

Como ser relevante hoje e continuar sendo relevante ao longo do tempo, entregando valor por toda a organização?

De fato, muitas empresas tem dificuldades em colocar essa estratégia para rodar, e em muitos casos se deve ao fato das ações de T&D, principalmente olhando para um contexto, onde as equipes estão cada vez mais enxutas, e com desafios em conciliar o operacional, tático e estratégico.

Há poucos anos atrás, um projeto de EAD corporativo, era pensado muitas vezes como sendo a combinação pura e simples de uma plataforma LMS + Conteúdos, e aspectos ligados a: Estratégia, Operação, o dia a dia eram desconsiderados, quando na realidade, ali é que nascem os principais pontos de atenção e melhoria.

Um exemplo clássico, era o famoso: “meu LMS não tem a aderência que eu esperava”.

Essa é uma consequência, cuja causa, pode entre outros fatores, ser um plano de comunicação mal estruturado, ou até mesmo ausente no projeto de EAD Corporativo, ou quem sabe a falta de elementos ou estratégias que engajassem os colaboradores a acessar os conteúdos.

Olhar apenas a tecnologia e conteúdo (que são elementos fundamentais), deixa escondido, respostas, e ações que somente o dia a dia pode trazer. A operação retroalimenta a estratégia, e assim os projetos tornam-se melhores e mais bem sucedidos.

Como agir

Por isso, algumas dicas podem ajudar as empresas que estejam com dificuldades em seus projetos de EAD Corporativo:

  • Busque constantemente melhorar usabilidade do seu LMS e invista na experiência do colaborador com a tecnologia. Quanto mais simples e intuitiva, melhor será o resultado e mais seus colaboradores vão querer explorá-la;
  • Invista não apenas nas capacitações obrigatórias. Materiais de apoio ricos e que entreguem de fato valor a jornada de aprendizagem dos colaboradores, é sempre uma boa ideia.
  • Comunicação é tudo. Planos de comunicação para treinamento, bem estruturado, garantem não apenas que seus colaboradores tenham conhecimento das ações que estão sendo propostas, bem como se motivem a participar delas;
  • Utilize os dados a seu favor. As plataformas tem cada vez mais melhorado seu ambiente gerencial, para trazer relatórios e Analytics que permitam uma tomada de decisão cada vez mais certeira e embasada. Aposte também no cruzamento dos dados de treinamentos com indicadores de negócios, como: Redução de Turnover, Impacto em vendas, entre outros que sejam importantes para seu segmento.
  • Foque-se na estratégia! Por mais que a operação seja fundamental, como destacado acima, garanta que sua equipe esteja com tempo para olhar a estratégia, caso contrário, a relevância do seu projeto terá prazo de validade.

Lembre-se, todo projeto de EAD Corporativo, é um projeto vivo. Estar atento a todas as ações e ter uma escuta ativa aos resultados e as percepções dos seus colaboradores é muito rico.

Até mais,
Bruno Falcão
Head de Negócios

Você sabia que a SOU há 12 anos, apoia empresas com assessoria operacional para projetos de EAD Corporativo? Não? Clique aqui e saiba mais sobre nossa área de Gestão de Universidades Corporativas.

Deixe uma resposta