Como impactar positivamente os colaboradores, com um onboarding incrível

Como impactar positivamente os colaboradores, com um onboarding incrível

O papel do setor de Recursos Humanos tem sido cada vez mais estratégico dentro das empresas. Isso porque a gestão de pessoas é um processo primordial para o sucesso de uma organização. Nesse contexto, um onboarding bem feito tem tudo para ajudar os colaboradores e melhorar a produtividade no ambiente de trabalho.

Mas, afinal, o que é onboarding, qual é a sua importância e como esse procedimento pode afetar positivamente seus novos colaboradores?

Fizemos este artigo justamente para esclarecer essas e outras questões. Vale destacar que muitos gestores, incluindo profissionais de RH, ainda têm dúvidas sobre esse processo que envolve a capacitação de trabalhadores recém contratados.

O que é onboarding na perspectiva da gestão de pessoas?

Onboarding é o processo de integração, adaptação e capacitação de novos colaboradores em uma empresa. Trata-se de um acompanhamento voltado para inserir esses profissionais no contexto da organização.

Em tradução livre para o português, o termo significa embarcar. Contextualizando a semântica, podemos dizer que ele consiste no processo de integração de novos colaboradores.

Na perspectiva da gestão de pessoas, o onboarding contempla um conjunto de procedimentos que visam “mergulhar” o novo colaborador na cultura organizacional.

Esse processo é posto em prática por meio de técnicas que otimizam e qualificam o tempo de adaptação. Ou seja, o objetivo é fazer com que esse novo profissional se adapte o mais rápido possível e tenha condições de desempenhar sua melhor performance na função para a qual foi contratado.

Entre as estratégias utilizadas defendidas por especialistas em RH estão os treinamentos corporativos, dentro de um programa contínuo de treinamento e desenvolvimento, no qual o onboarding faça parte.

Qual é a importância do onboarding na atração e na retenção de talentos?

Entre os objetivos do onboarding, está a redução da taxa de turnover, que nada mais é do que o fluxo de entrada e saída de colaboradores em uma organização.

Isso porque esse processo faz com que o profissional se sinta mais à vontade na empresa, esclarece o que a instituição espera dele e o ajuda no período de adaptação.

Além de reduzir a quantidade de contratações e saídas de colaboradores, o onboarding melhora a motivação das pessoas, aumenta a reputação da empresa no mercado, potencializa a retenção de talentos e aumenta o desempenho das equipes.

Outro benefício desse processo que envolve capacitações é a aceleração do time-to-market dos colaboradores recém-contratados. Significa que o tempo em que o indivíduo estará plenamente produtivo e adaptado à nova rotina de trabalho será muito menor. 

Lembrando que todo esse trabalho tem início no momento do recrutamento e seleção.

Como um Onboarding efetivo pode afetar positivamente o colaborador?

Um processo efetivo e eficiente de onboarding pode afetar positivamente o colaborador de diferentes formas. No tópico anterior, mencionamos alguns benefícios para explicar a importância desse procedimento.

É interessante pensar que, quando um profissional é contratado, ele chega com uma série de questões importantes, como a expectativa de se adaptar rapidamente, o receio de não passar na experiência, a ansiedade de dominar todos os processos o mais rápido possível, o desejo, muitas vezes exagerado, de gerar excelentes resultados, entre outros.

Todos esses fatores podem prejudicar a adaptação de um novo colaborador. E quando a empresa promove um onboarding adequado, ela ajuda o profissional a se adaptar e é beneficiada também, porque a tendência é que ele alcance um bom nível de produtividade rapidamente.

Nesse sentido, podemos destacar que o onboarding pode deixar o colaborador mais à vontade, otimizar a adaptação dele, potencializar suas entregas, inseri-lo na cultura organizacional e melhorar os resultados como um todo.

Para que esse processo seja efetivo, a educação corporativa é indispensável.

Qual é o passo a passo para colocar esse processo de integração em prática?

Além de entender o que é onboarding e como esse processo é importante, é preciso saber como colocá-lo em prática, não é mesmo?

A premissa básica consiste em investir em educação corporativa, ou seja, treinamentos qualificados que ajudam o recém-contratado colaborador a se adaptar ao novo ambiente de trabalho e às suas respectivas funções.

É possível encontrar no mercado algumas soluções interessantes para potencializar o onboarding. Um deles é a SOUMais by Engage, uma plataforma gamificada de aprendizagem que ajuda a aumentar a participação e o engajamento dos novos colaboradores nos treinamentos. O legal dessa ferramenta é que ela faz com que o aprendizado faça sentido tanto para o funcionário quanto para a organização.

Além disso, utilizar, por exemplo, elementos de microlearning é muito importante para reforçar a cultura da empresa. Essa abordagem de ensino online trabalha com um processo de aprendizagem online que passa pequenas unidades de conhecimentos em um curto espaço de tempo.

Se você deseja buscar soluções para melhorar o onboarding na sua empresa, veja alguns dos nossos produtos de educação corporativa para ajudar nesse processo! 

Até a próxima,

Marília Vale
Analista de Marketing

Deixe uma resposta