Treinamento e desenvolvimento

Blog

artigos e conteúdos

Treinamento e Desenvolvimento: uma receita de sucesso para alavancar sua empresa

Treinamento e desenvolvimento
Muitas empresas buscam crescer e expandir seus negócios contratando consultores, especialistas e parceiros que possam auxiliar nesse crescimento. Mas, muitas vezes, a chave para o sucesso está bem mais perto. Investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas é uma excelente ferramenta para alavancar seus negócios. 

Nesse artigo você vai compreender como esses dois pilares atuam e podem ser peça-chave para o futuro da sua empresa. 

Entenda o que é cada um

Quando falamos em treinamento, estamos dizendo a respeito de capacitação, isto é, tornar apto ou aprimorar as capacidades dos funcionários para a execução de atividades realizadas na empresa.

Os treinamentos geralmente são de curta duração e têm como objetivo treinar o colaborador para executar tarefas dentro da sua rotina de atuação, tornando-o mais hábil e capacitado naquela função. Os treinamentos também são comumente oferecidos para novos colaboradores, a fim de que tenham o mesmo conhecimento dos profissionais que já executam tais tarefas no dia a dia.

Dentre os principais formatos de treinamento, podemos mencionar:

  • Cursos de curto prazo;
  • Workshops;
  • Palestras;
  • Vídeoaulas;
  • Seminários;
  • Reuniões de conhecimento.

O resultado dos treinamentos é uma equipe mais capacitada para operar tarefas e solucionar problemas rotineiros, além de executar atividades e seguir processos de forma padronizada.

Já o desenvolvimento está ligado à carreira desse profissional, sendo um trabalho a longo prazo, que visa o crescimento do colaborador através de uma série de ferramentas que o impulsionarão na companhia. O desenvolvimento está relacionado à obtenção de novos conhecimentos, envolvendo capacitações para além de sua função.

Dentre os principais formatos de desenvolvimento, podemos mencionar:

  • Plano de capacitação constante;
  • Plano de carreira;
  • Educação contínua;
  • Gestão da mudança.

Treinamento e Desenvolvimento: entenda a relação entre eles

  1. A junção de treinamento e desenvolvimento (T&D) se torna uma ferramenta com alto poder de retenção de talentos e aumento da produtividade.Um profissional que já passou por vários treinamentos torna-se peça-chave, com grande conhecimento em diversas técnicas e atividades que a empresa necessita. Quando esse conhecimento é reconhecido e atrelado ao crescimento, leva o profissional a se dedicar ainda mais, motivado pela oportunidade de ascensão para novos cargos e desafios dentro da empresa.

    Por isso, quando usados em conjunto, treinamento e desenvolvimento são capazes de trazer ganhos significativos para a empresa. Colaboradores que têm seus talentos reconhecidos e incentivados tornam-se mais fiéis às empresas em que atuam, pois se sentem participantes do sucesso. 

    Pesquisa recente da Survey Monkey aponta que mais de 36% dos entrevistados estão infelizes com seus trabalhos e mais de 64% gostariam de fazer algo diferente. Esses dados são alarmantes e trazem à tona a oportunidade que as empresas têm em mãos de fazer algo diferente para despertar e reter talentos através do reconhecimento e desenvolvimento.

Se você quer obter uma equipe engajada e satisfeita, comece agora mesmo a capacitar os seus colaboradores. Conheça a SOU e suas soluções de aprendizagem e capacitação, descubra como podemos te ajudar! 

Até o próximo artigo,

Marília Vale
Analista de Marketing

Até mais,

Deixe um comentário!

Treinamento e desenvolvimento

Email: contato@sou.com.br
Tel.: +55 (11) 2324-6793

Endereço: Av. Industrial, 780
22° andar Santo André – SP – Brasil

Top5-RGB_Horizontal-Branco

Redes sociais

Trabalhe conosco!