Treinamento e desenvolvimento

Blog

artigos e conteúdos

Liderança engajada, a peça-chave para uma equipe motivada

Liderança engajada, a peça-chave para uma equipe motivada
Ter uma equipe motivada com as atividades e desafios da empresa, sem dúvidas é fundamental para o bom andamento dos negócios. Pessoas que vestem a camisa da empresa tendem a superar seus limites para o atingimento de objetivos. 

Mas, essa motivação precisa ter um precursor, e é aí que entra a importância de uma liderança engajada. Prossiga a leitura e descubra como isso é possível nas empresas! 

Importância de uma equipe engajada

Engajamento é o que liga de forma emocional e psicológica um colaborador à empresa em que ele trabalha. Mais que um funcionário que atende as demandas e realiza suas atividades de rotina, uma pessoa engajada gera muito mais resultados. Ela se sente parte da empresa, buscando com mais empenho atingir suas metas individuais, da equipe e dos negócios.

Mas a formação de uma equipe engajada requer trabalho e atenção, pois como em todas as relações, a sensação de pertencimento e valorização, precisa ser retroalimentada por parte da empresa.

Um estudo recente realizado pelo Instituto de Pesquisa Gallup aponta que colaboradores engajados são capazes de aumentar as vendas em até 20%, são 17% mais produtivos e faltam 40% menos no trabalho.

Isso é igual no mundo todo. O fato é que funcionários motivados e engajados se tornam dispostos a fazer esforços extras, superar limites e entregar melhores resultados.

O papel da liderança para obter engajamento da equipe

A sensação de valorização e reconhecimento de um colaborador vem diretamente de seu líder, por isso, uma equipe engajada ou desmotivada está relacionada com a sua gestão.

Pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Michael Page indica que 8 em cada 10 colaboradores que pedem demissão têm seus motivos relacionados à sua liderança. Os principais motivos de insatisfação dos colaboradores são: falta de reconhecimento, excesso de trabalho, injustiça e desrespeito.

O líder deve ser a peça-chave da equipe, deve motivar, encorajar, inspirar e reconhecer os esforços de seu time, saber valorizar e desenvolver talentos, fazendo com que se sintam parte importante da empresa em que atuam.

Claro que, para se obter uma liderança engajada, a empresa também precisa proporcionar aos gestores a retroalimentação desse sentimento.

Quando falamos em valorização, isso não é algo relacionado somente a bons salários, bônus e benefícios. A valorização de um profissional vai muito além e está relacionada à qualidade do ambiente de trabalho, plano de crescimento, valores da empresa, entre outros fatores.

A organização precisa cultivar e manter processos que promovam a escuta, a avaliação de desempenho, projetos de desenvolvimento e ações de bem-estar, e o papel das lideranças é propagar tudo isso, lembrando que também precisam receber esses valores da empresa para se engajarem no propósito de motivar suas equipes.

Agora que você já sabe a importância de ter as equipes e as lideranças engajadas, chegou a hora de motivar os colaboradores da sua empresa! Conheça a SOU, especialista em soluções educacionais que engajam e estimulam o aprendizado e desenvolvimento do colaborador. Saiba mais em nosso site!

Até o próximo artigo,

Marília Vale
Analista de Marketing

Até mais,

Deixe um comentário!

Treinamento e desenvolvimento

Email: contato@sou.com.br
Tel.: +55 (11) 2324-6793

Endereço: Av. Industrial, 780
22° andar Santo André – SP – Brasil

Redes sociais

Trabalhe conosco!