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ESG: Engaje todos seus colaboradores

ESG: engaje todos os seus colaboradores

Muito se fala da importância dos líderes na revolução ESG, mas ela só acontece se todos da empresa fizerem a sua parte. Não, não é fácil. Mas a receita para fazer acontecer está na educação. É ela quem vai colocar o ESG no DNA da empresa. E garantir que cada um entenda como participar. Por isso é fundamental que você engaje todos seus colaboradores.

O DESAFIO: Como engajar

Não sei se vocês já perceberam, mas, muito além da sigla, o ESG traz muitos conceitos que, a princípio, parecem distantes do dia a dia de quem está na operação da empresa. Quando a gente olha para todos os Objetivos e Metas da Agenda da ONU, a maioria das pessoas não consegue relacionar com as atividades que exerce na empresa. No entanto, se elas não entenderem, a revolução não acontece.

E é exatamente esse primeiro desafio que precisamos colocar na base das nossas ações. Como você vai engajar alguém que não entende o que está acontecendo? Não vai. Por isso, o caminho para que a estratégia se consolide parte da ação mais básica: Contextualizar através da informação e treinamento.

DESPERTANDO INTERESSE

Sabemos, através da andragogia, ou seja, da forma como o adulto aprende, que a forma de apresentar o conhecimento precisa ser aplicável para efetivamente se consolidar em ações. E o que a sua empresa tem feito para que isso aconteça? Setor a setor?

Mais ainda: Enquanto cada um perceber o ESG como um movimento que vem de cima para baixo, você vai ter um engajamento somente reativo. Quer dizer, o profissional vai esperar as orientações da empresa para agir em cima dessa proposta. Processo demorado, não?

Porém, se cada um entender todo o contexto e como se incluir nessa nova forma de pensar o fazer, as mudanças começarão em todos os níveis, não só na gestão. E essa é a chance de acelerar a transformação. Portanto, só ao se reconhecer como parte interessada e o motivo de ser parte interessada é que o engajamento acontecerá com intensidade.

ESG: RH e o treinamento para todos

E o que a área de RH e treinamento está fazendo para colocar esse ESG na agenda de todos ? Sim, cabe a quem cuida de gente levar esse conhecimento até todos. E, junto com a comunicação, fazer isso na linguagem e na dinâmica que cada um entende. 

No curso que montamos na SOU, por exemplo, nos preocupamos em fazer uma experiência interativa, com atividades para quem gosta de ler, de assistir videos, de responder quizzes. Fica mais fácil assimilar quando a informação está no formato que é mais natural para cada um de nós, não é?

Da mesma forma, com as palavras usadas. Se uso palavras que fazem parte do dia a dia das pessoas, os links mentais acontecem mais rapidamente. Tem menos dificuldade para engajar e mais facilidade para aplicar esse conhecimento.

Sabemos pela experiência que tivemos no desenvolvimento do nosso curso que não é uma tarefa óbvia. Montar um treinamento que remonte toda a história e todo contexto na linguagem fácil de aprender demanda um time de profissionais. Em contrapartida, garante que o ESG entre mesmo no DNA. E sair daquela atitude reativa, que falei acima, para a ativa e propositiva.

Você quer conhecer mais sobre como fizemos isso? Clique aqui.

TREINAMENTO É UMA MÉTRICA DE ESG

Agora olha que interessante: Ao treinar seus profissionais para o ESG você também estará colaborando com uma métrica de ESG. Isso mesmo.

Quando a gente consulta, lá no relatório MEASURING STAKEHOLDER, do Fórum Econômico Mundial, encontra no pilar PESSOAS, uma das métricas que muitas empresas vêm usando e é: Treinamento.

Desse modo, ao promover o treinamento e desenvolvimento de competência para o futuro, sua empresa já está praticando uma métrica de ESG. Sendo assim, você planta enquanto colhe.

DICAS PARA INCLUIR ESG NO DNA

Por fim, resolvi resumir aqui o que fizemos para ajudar a incluir o ESG em todo o DNA da empresa, em todos os setores para todos os profissionais:

  • Contextualize: Insira as transformações na História do mundo dos Negócios.
  • Traduza: Olhe ODS, metas e métricas e explique com as palavras usadas por cada perfil do seu público.
  • Exemplifique: Busque cases práticos que mostrem o antes e o depois.
  • Diversifique: Use materiais diferentes (leitura, audio, video…) para compor sua trilha de aprendizagem.
  • Provoque: crie exercícios que provoque a reflexão inserindo cada tema na realidade de cada função.

Antes de mais nada, espero ter ajudado na sua revolução ESG.

Ah ! E se quiser trocar uma ideia sobre esse desafio, tá aqui meu email

 

Até mais,

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