Treinamento e desenvolvimento

Blog

artigos e conteúdos

Nomadismo digital: Uma reflexão sobre as necessidades modernas

Nomadismo digital: Uma reflexão sobre as necessidades modernas

Com o início da pandemia, algumas coisas do nosso dia a dia foram ressignificadas, como por exemplo a forma de cumprimentar alguém, fazer compras no supermercado, melhorar alguns hábitos básicos de higiene e o trabalhar sem sair de casa.  Sim, o trabalho remoto, o nosso famoso e queridinho home office, é uma dessas coisas que tomou grande espaço na sociedade depois do início da pandemia.

Mas, fazer home office é necessariamente algo pós pandemia? 

Nós na SOU, sempre adotamos a política do home office. Até então era algo feito de uma a duas vezes na semana com o objetivo de mudar um pouco a perspectiva de trabalho. Mas depois da pandemia, por questões de saúde e segurança, passamos a trabalhar todos os dias de casa. Com tantas possibilidades de lugares para se trabalhar, algumas de nossas colaboradoras (e escritoras deste artigo) vestiram a camisa, pegaram suas malas e se tornaram nômades digitais.

Você sabe o que é o nomadismo digital?

Atualmente vivemos em um mundo globalizado, onde em questão de segundos podemos nos comunicar sem grandes complicações através de mensagens instantâneas, vídeos e fotos por aplicativos e/ou redes sociais.  E é nesse contexto que ouvimos cada vez mais a expressão “nômade digital” e é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Mas como pode uma expressão juntar uma palavra que nos remete aos povos antigos (nômades) com outra tão contemporânea (digital)? Para entender o conceito da expressão, vamos antes compreender as duas palavras que a compõem.

Os “nômades” são povos ou pessoa sem uma casa, um lugar fixo para habitar, costumando migrar entre cidades, estados ou até mesmo países. Inclusive, podemos tratar esse hábito como um estilo de vida, o “Nomadismo”, muito adotado antigamente por povos que dependiam da sazonalidade para seu sustento – ou seja, migravam entre terras em busca de alimentos (pesca, caça etc.).  

Já a palavra “digital”, muito conhecida por nós, diz respeito às nossas máquinas, celulares, e objetos cada vez mais modernos, que nos auxiliam com a ligeira comunicação entre indivíduos independentemente da localidade. 

Então para ser nômade digital, eu preciso apenas de uma internet?

Então para ser nômade digital, eu preciso apenas de uma internet?

Com esses dois pontos esclarecidos, mergulhamos agora no universo do nômade digital, aquele sujeito que utiliza dos benefícios da tecnologia para trabalhar de onde quiser.

Mas não é só sobre flexibilidade e uma boa conexão. É importante ter em mente que, para o nomadismo digital funcionar de forma efetiva, é preciso ter muita disciplina, organização e planejamento. Entender que “estar em casa” é diferente de “fazer o que quer, por estar em casa” é o maior desafio dos profissionais que optam por esse estilo de trabalho.

A disciplina do trabalho remoto entra quando você sabe que tem um leque de opções de coisas que quer e precisa fazer e você consegue dizer “não” para tudo isso, porque sabe que você tem um compromisso com a empresa em que presta serviço naquele horário e é importante cumprir com o combinado. Não estamos dizendo que você deve ignorar suas tarefas pessoais e afazeres, mas é preciso ter foco!

Uma boa dica é ter um espaço de trabalho, para que seu cérebro entenda que “é hora de trabalhar” e manter uma rotina, seguindo alguns passos dela! Organize o seu dia, liste as suas tarefas, almoce, faça pausas estratégicas, tire o pijama, beba água, interaja com o seu time.

É importante saber que não é saudável ficar 8h sentado em frente ao computador, pior ainda é trabalhar de madrugada ou “enquanto o sono não vem”. Também não é saudável arrumar a casa ou sair com os(as) amigos(as) em horário comercial. O sucesso do trabalho remoto é achar o equilíbrio entre as duas coisas, e foi assim que nossas colaboradoras resolveram se mudar.

E o que o nomadismo digital tem a ver com Educação Digital? 

Como vimos anteriormente, o nomadismo digital, é uma tendência que vêm se tornando cada vez mais presente no mundo todo e as empresas precisam estar preparada para essa realidade. Em um contexto em que o seu escritório pode ser o mundo, as tecnologias desempenham um papel fundamental para capacitar e desenvolver times, independente de suas possíveis localizações geográficas.

Além de plataformas de aprendizagem online, conteúdos digitais que possam trazer acesso a qualquer hora e em qualquer lugar, outra solução que pode ser encarada como um grande aliado é o social learning. Ter um ambiente de colaboração e trocas, onde os colaboradores possam comentar suas experiências, trocar com seus colegas sobre temas relevantes para a construção do trabalho, e do dia a dia, pode fazer com que além de incentivar a aprendizagem contínua, os colaboradores tragam para o mundo digital, um dos principais benefícios do presencial, que é justamente a aprendizagem social.

Entenda como a SOU tem apoiado grandes clientes em sua jornada de educação digital.

Quem são elas? 

Alexsandra Nogueira – Designer Educacional na SOU e Nômade Digital em Londrina

“Comecei como estagiária na SOU, e não era possível fazer home office toda semana, mas sempre achei muito interessante a possibilidade. Quando fui efetivada, a pandemia pegou todos de surpresa e começamos com o trabalho 100% remoto.

Foi assim que enxerguei a possibilidade de realizar um sonho antigo de me mudar com os meus pais para perto da minha família. Hoje moro em Londrina, no estado do Paraná e sou muito grata à SOU pela oportunidade ♥.”

Geovana Fidelis Borges – Diretora de Arte na SOU e Nômade Digital na Itália

“Eu me lembro da época em que trabalhava alocada no escritório e me sentia muito mais produtiva nos dias de home office, e dentro de mim eu alimentava a ideia de um dia viver trabalhando apenas assim. No fim de 2019 eu me casei e depois de uma semana eu e meu marido nos mudamos para a Itália e a SOU veio na mala rs. São 3 anos trabalhando como Nômade Digital, e deu muito mais certo do que eu podia imaginar. As entregas e trocas seguem sendo singulares como era enquanto trabalhávamos presencial, grudadinhos.

Eu demorei algum tempo para me organizar por conta de toda mudança de país e da falta de estrutura por começar uma vida do 0, mas hoje em dia me orgulho muito da minha rotina de trabalho, de todo o planejamento e organização para entregar o meu melhor diariamente.”

Marília Vale – Analista de Marketing na SOU, Nômade Digital e Mochileira

“Quando eu decidi viver viajando pelo Nordeste, sabia que teria muitos desafios relacionados a internet, local de trabalho e também a minha rotina, que seria 100% afetada. O mais importante foi me planejar para todos os imprevistos possíveis que poderiam vir a acontecer e deixar sempre meu gestor alinhado em relação as coisas que aconteciam.

Não é fácil como pensam e falam, não é só “viver viajando por aí”, requer muita disciplina, foco, mas o mais importante é disposição. Eu escolhi esse estilo de vida e não poderia ter feito uma escolha melhor. E se você tem uma empresa, como a SOU, que está do seu lado nessa decisão, confia no seu trabalho e nas suas entregas, fica tudo mais fácil.”

 

Até mais,

Deixe um comentário!

Treinamento e desenvolvimento

Email: contato@sou.com.br
Tel.: +55 (11) 2324-6793

Endereço: Av. Industrial, 780
22° andar Santo André – SP – Brasil

Redes sociais

Trabalhe conosco!