
Apesar de uma excelente notícia, um aspecto que temos falado muito é sobre o quanto desse aumento é acompanhado por uma verdadeira construção de Cultura de Aprendizagem por parte das empresas.
Muito além de entregar treinamentos online, pelo simples fato de entregar, as empresas estão entendendo que é importantíssimo, fortalecer a cultura de aprendizagem, onde colaboradores de todos os níveis, passam e enxergar a educação como o caminho para seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional, e a empresa reforçando essa cultura por meio de ações estruturadas.
Porque pensar em uma cultura de aprendizagem?
É importante pensar a cultura de aprendizagem por vários motivos, mas destaco entre os principais:
- T&D mais estratégicos
- Sem uma cultura de aprendizagem madura, as ações de treinamento, são meramente ações para cumprir regras, e isso não é estratégico. Quando pensadas estrategicamente, as ações ligadas a aprendizagem podem impactar diretamente no atingimento dos objetivos organizacionais. Ex: Se a organização tem como objetivo dobrar de tamanho em um prazo de 03 anos, como a educação corporativa, pode ajudar a sustentar esse crescimento? Desenvolvendo líderes atuais e futuros, por exemplo.
- Perpetuidade do Projeto:
- Não falamos de educação com prazo de validade. Em um mundo em constante transformação, é importante que a área de educação esteja sempre antenado naquilo que é importante e relevante para o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Isso só é possível, por meio de uma cultura de aprendizagem sólida.
- Tolerância e erros e entendimento de melhoria contínua:
- Tabu falar em erros, em um contexto corporativo? Para empresas que tem uma cultura de aprendizagem, NÃO. Elas entendem o erro como uma oportunidade de melhoria. No melhor dos casos, as empresas erram rápido e barato, e estão constantemente inspecionando e adaptando todas as suas atividades.
- Os colaboradores passam a ter uma visão clara sobre a importância de aprender:
- Falamos muito sobre o colaborador ser protagonista de
- de sua carreira e isso inclui, ser protagonista de seu aprendizado! Com uma cultura orientada a aprendizagem o protagonismo passa pelo colaborador, entendendo que ao aprender e se desenvolver, ele terá melhores condições de crescer na organização, ele mesmo buscar continuamente seu desenvolvimento
- Ah, e é importante que esse movimento seja genuíno, por parte das organizações.
Como fortalecer minha cultura de aprendizagem?
- Comunicação Constante – Esteja sempre em contato próximo com seus colaboradores a respeito das ações que estão sendo feitas pela área de educação;
- Incentive a colaboração e a co-criação entre seus colaboradores. Se alguém domina um processo, busque engajá-lo na construção de conteúdos e na tomada de decisão sobre novos programas. Isso é um grande reconhecimento;
- Entenda o processo de educação da sua organização e busque se basear em métricas e KPI`s que verdadeiramente mostre o progresso das ações de treinamento, rumo aos objetivos pretendidos pela companhia.
Esperamos que essas dicas, possa te apoiar na construção e consolidação de sua cultura de aprendizagem, e consulte-nos para entender como a SOU pode te ajudar nesse processo.
Para mais dicas como essa, não deixem de nos seguir e acompanhar todas as nossas publicações.
Conheça a SOU Educação Corporativa, uma empresa especializada em soluções de ensino, desde a estruturação até a gestão.
Até o próximo artigo,
Bruno Falcão
Sócio e Head de Vendas