Como produzir e-Learnings sobre Código de Conduta e Ética
Hoje em dia há uma grande preocupação das empresas em conscientizar os colaboradores a respeito de seu Código de Conduta e Ética. Esse pode ser um grande desafio, visto que é um treinamento que diz respeito a todos da empresa, independentemente do cargo ou do tempo de casa.
Mas como falar sobre um assunto tão complexo e cheio de nuances para pessoas tão diferentes? Depois de criar diversos cursos sobre o tema, separamos 4 dicas que podem te ajudar a se orientar e criar um e-Learning eficaz e com a cara da sua empresa.
-
Trabalhe conceitos
Sabemos que é impossível definir em um único documento todos os dilemas éticos que um colaborador pode enfrentar em seu dia-a-dia. Por isso, ao invés de fazê-lo decorar regras, ajude-o a entender o conceito. Quando o aluno entende o que é “Corrupção”, por exemplo, ele poderá refletir sobre as situações que o rodeiam e avaliar se há ou não uma infração ao Código de Conduta. Além de ser mais eficaz, não precisamos descrever regras para cada área, já que o conceito pode ser entendido por todos.
-
Utilize metáforas
A metáfora nos permite tornar um conhecimento subjetivo mais palpável, mostra algo qualitativo com maior clareza. Assim, o colaborador pode se apropriar do conceito para aplicá-lo na sua realidade. Ao invés de ilustrar casos reais de cada área da empresa, podemos utilizar uma metáfora que explique o conceito de maneira clara para todos os alunos, o que torna o e-Learning menos repetitivo e mais objetivo.
-
Pense em exemplos do dia-a-dia
A melhor maneira de apresentar uma nova informação é tomando por base algo que o aluno já sabe. Quando usamos exemplos do cotidiano para ilustrar um conceito, é mais provável que o colaborador absorva a ideia geral e se identifique com o conteúdo, o que também gera maior interesse.
Por outro lado, quando apresentamos casos reais de infração do Código de Conduta na empresa, corremos o risco que algum colaborador entenda que o e-Learning fala sobre ele, gerando uma sensação de persecutoriedade ou exposição. Já com o exemplo cotidiano, não corremos esse risco.
-
Mensure Resultados
Ainda é necessário medir os resultados obtidos e ajustar o conteúdo para que sempre fique personalizado ao seu público-alvo. Ou seja seus colaboradores.
O acompanhamento do ROI (sigla para Return on Investiment, em português: retorno sobre o Investimento) de treinamento de algumas companhias indica que ações constantes de capacitação do capital humano gera:
- Aumento do engajamento dos colaboradores;
- Aumento da retenção de talentos;
- Aumento da competitividade;
- Redução dos custos com retrabalhos, entre outros.
Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o eBook: “Como desenvolver Cursos em Larga Escala com qualidade e valor acessível” e entenda os principais benefícios da utilização do modelo de Equipe Dedicada.
Artigo escrito por:
Gabriela Hesz
Designer Educacional @ SOU