Sabemos que investir em Educação Corporativa é algo imprescindível se estamos buscando profissionais qualificados e principalmente alta produtividade dentro das organizações.
Por isso, queremos que você compreenda a estrutura de uma Universidade Corporativa e como dar os primeiros passos para uma trajetória de sucesso.
O que é uma Universidade Corporativa?
O propósito da Universidade Corporativa é sustentar a estratégia do negócio. Ela deve existir para servir à organização.
Logo, para que sua Universidade Corporativa possa apresentar resultados expressivos é necessário que possua uma proposta de valor alinhada ao negócio e seus objetivos estratégicos e permita a criação de um campo que sustente objetivos estratégicos futuros.
É preciso ir além de apenas disponibilizar conteúdos e cursos. E sim entender os pontos fortes/fracos da organização, como trabalhar isso com os colaboradores e principalmente entender o problema para que a Universidade Corporativa traga os resultados realmente alcançáveis.
Como ter conteúdos de qualidade?
Alguns passos precisam ser definidos como:
- Entender o objetivo de aprendizagem
- Focar no público-alvo
- Selecionar e organizar o conteúdo pré-definido
- Mensurar os resultados
A partir desses passos, você encontrará alguns formatos possíveis para entregar esse conteúdo. Privilegie formatos que mesclem os estilos de aprendizagem. Nunca perca a visão do objetivo de aprendizagem, pois ele direciona todo o desenvolvimento de conteúdos relevantes que irão compor a oferta de sua universidade corporativa.
Nós da SOU também somos responsáveis por entender todo o seu processo para a criação de uma Universidade Corporativa. Ter ajuda de uma empresa especialista pode ser um pontapé inicial muito importante, assim existe todo o alinhamento em relação ao projeto e as expectativas finais.
Mensurar os resultados é essencial
Sem indicadores de resultados, não sabemos se o rumo que estamos seguindo está correto, e com isso, qualquer caminho serve, e qualquer resultado é resultado.
Por isso é importante definir alguns fatores como: Indicadores de participação, avaliação de reação, avaliação de conhecimento, entre outros para evidenciar os ganhos da organização com a UC, e provar que a educação é efetivamente um investimento e não um gasto.
E para conhecer mais sobre os passos essenciais para o sucesso da sua universidade corporativa, confira uma série produzida pela SOU, com Ana Cataldi, Gerente de Gestão de Universidades Corporativas:
#1 : 3 passos para o Sucesso da Universidade Corporativa
#2 : 3 passos para o Sucesso da Universidade Corporativa
#3 : 3 passos para o Sucesso da Universidade Corporativa
Até a próxima,
Marília Vale