Treinamento e desenvolvimento

Blog

artigos e conteúdos

Entenda como o auxílio-educação pode ser um benefício engajador

Entenda como o auxílio-educação pode ser um benefício engajador

Já ouviu falar em benefício engajador? São todos aqueles benefícios corporativos que atraem novos colaboradores e engajam os talentos em uma organização.

Fugindo um pouquinho da categoria dos benefícios tradicionais – VA, VR, plano de saúde – mas dentro das categorias legalmente regulamentadas e sem “inventar moda”, esses benefícios são aqueles que têm valor percebido pelos colaboradores. São atrativos, oportunizam a melhoria da qualidade de vida e, não menos importante, também dão liquidez no final do mês, isto é: aumentam o poder de compra do trabalhador.

E sabe o que é interessante: muitos dos benefícios engajadores são de baixo custo para implantação e manutenção! Por outro lado, infelizmente, ainda são de baixa prevalência.

A expressão “baixa prevalência” indica que poucas empresas exploram essa categoria de benefícios, o que abre uma enorme margem para organizações que querem modernizar sua cesta sem gerar ônus alto para a empresa, inflando a folha de pagamento.

Um benefício engajador de enorme valor para os colaboradores é o auxílio-educação. E sabe por quê?

O colaborador percebe valor no auxílio-educação pois, muitas vezes, essa é a primeira ou única opção que ele tem de acesso à educação de qualidade. E não estamos falando de formação nas universidades de ponta do país, mas o acesso, por exemplo, a um curso profissionalizante, à primeira graduação ou, até mesmo, a um curso de idiomas!

Normalmente, são formações que trazem vantagens para os dois lados: para o colaborador, que valoriza o seu currículo, e para a empresa, que passa a ter um profissional mais qualificado para executar suas atividades e elegível a desempenhar uma função de maior complexidade.

Segundo Renan Sinachi, CSO da Leme Consultoria, a concessão desse benefício “apoia o amadurecimento das pessoas e do mercado como um todo, injetando qualificação na economia e destacando a empresa das demais”.

Há outros ganhos para a empresa com a implantação de benefício engajador?

Como dissemos anteriormente, benefício engajador é fator de atração de novos talentos e no engajamento dos bons profissionais. As pessoas, colaboradoras ou não, valorizam mais os benefícios que proporcionam experiências pessoais e menos aqueles que são pagos por obrigação, com os recebidos apenas para que se possa trabalhar. Ou seja, oferecer os benefícios tradicionais não diferencia a sua empresa das demais.

Não menos importante, são benefícios que fortalecem a marca empregadora. No caso do auxílio-educação, por exemplo, a empresa que o oferece demonstra se preocupar com o desenvolvimento de suas pessoas, sendo uma iniciativa muito bem-vista pelos stakeholders.

Por que o auxílio-educação ainda é pouco explorado pelas empresas?

Ainda é muito tímida a concessão do auxílio-educação nas organizações. Dados apurados com as mais de 1600 empresas participantes do Guia Nacional de Benefícios 2022 apontam que menos de 30% delas disponibilizam esse benefício.

Um dos possíveis motivos para isso é que algumas organizações ainda buscam um profissional pronto. E até pode ser que, no momento da contratação, haja um match entre o profissional e a função. Mas, com a dinamicidade do mercado e das atividades que precisam ser desempenhadas para acompanhar as demandas, esse colaborador precisa continuar a se desenvolver.

O fato é que educação não se encerra, é uma coisa contínua. Estamos na era do lifelong learning. E, de modo geral, empresas formadoras – ou que apoiam a formação dos seus trabalhadores – conseguem reter seus talentos por muito mais tempo do que aquelas que buscam profissionais prontos no mercado.

Conceder o auxílio-educação, por exemplo, é uma forma de compor um programa de Educação Corporativa. Pois, muitas vezes, a estrutura da empresa ou a dinâmica do trabalho não abarcam um treinamento habitual – e, convenhamos, a percepção de T&D hoje já está bem diferente do que era há alguns anos. Há muitas formas de treinar e desenvolver as pessoas.

Bruno Falcão, Diretor de Negócios da SOU Educação, destaca: “é fundamental que as empresas comecem a enxergar que a Educação Corporativa é muito mais ampla que uma ação pontual. O desenvolvimento precisa estar na essência da organização, em todos os níveis. Ou seja, não é só formar líderes ou reduzir o gap em uma competência técnica para desempenhar melhor a função, mas desenvolver esse trabalhador, pessoal e profissionalmente, através da Educação Corporativa.”

Descubra como sua empresa se posiciona quanto aos benefícios engajadores 

Nesta altura, você pode estar se perguntando como o mercado concede o auxílio-educação e os demais benefícios para seus colaboradores. Contratar uma pesquisa para entender o cenário é uma opção que, sabemos, pode não estar prevista no budget da sua empresa.

Mas nós entendemos que as empresas precisam de todo apoio qualificado neste momento. Por isso, a Leme e a Swile se uniram novamente para lançar a segunda edição do Guia Nacional de Benefícios 2022.

A Leme Consultoria e a Swile são duas das empresas que mais entendem de benefícios corporativos no país e produziram um Guia que é uma referência para o mercado brasileiro. Um verdadeiro raio-x das práticas de benefícios corporativos, que ajudará sua empresa a definir estratégias mais econômicas e voltadas a maiores resultados.

O Guia Nacional de Benefícios 2022 foi elaborado com base em uma pesquisa quali e quantitativa realizada com 1641 empresas de todo o Brasil. As companhias participantes empregam mais de 2 milhões de colaboradores, com faturamento somado superior a R$ 687 bilhões.

Foram contemplados 13 segmentos econômicos: Administração Pública, Agronegócio, Comércio e Distribuição, Construção Civil, Imobiliário, Indústria, Infraestrutura Urbana, Logística, Saúde, Serviços, Setor Financeiro e Tecnologia.

Benefícios pesquisados: Assistência Médica, Refeição, Alimentação, Seguro de Vida, Assistência Odontológica, Benefícios Flexíveis, Descontos em Academias, Estúdios e Apps de bem-estar, Auxílio-Home Office, Auxílio-Educação, Vale-Combustível, Automóvel, Auxílio-Farmácia, Previdência Privada e Vale-Cultura.

A SOU Educação foi uma das empresas apoiadoras dessa iniciativa e “foi uma grande oportunidade de mostrar como a Educação Corporativa pode, também, ser observada como um grande benefício, impactando na atração, retenção e desenvolvimento de talentos para as organizações”, comenta Falcão.

Para receber gratuitamente a sua edição, acesse a página do Guia Nacional de Benefícios 2022 hoje mesmo. Descubra como empresas, de todos os portes e dos mais diversos segmentos, investem em benefício engajador e outras categorias e obtenha insights poderosos para a sua estratégia!

Obrigada por ler até aqui,

Maíra Stanganelli
Comunicação e Marketing da Leme Consultoria

Até mais,

Deixe um comentário!

Treinamento e desenvolvimento

Email: contato@sou.com.br
Tel.: +55 (11) 2324-6793

Endereço: Av. Industrial, 780
22° andar Santo André – SP – Brasil

best-brands-assinatura

Redes sociais

Trabalhe conosco!