Uma boa experiência de aprendizagem corporativa está atrelada à ferramenta disponibilizada para o acesso aos conteúdos de treinamento. Contar com navegação intuitiva, carregamento rápido das informações e variedade de formatos de conteúdo, são alguns pontos-chave para o sucesso.
Mas na hora de escolher, você sabe qual plataforma é a ideal para a sua empresa?
O que são e quais as diferenças entre as plataformas LMS e LXP
As plataformas de ensino são softwares que permitem o acesso virtual dos alunos às aulas on-line, através de recursos como vídeo-aulas, interações em salas virtuais e materiais didáticos como apostilas digitais.
Hoje os principais sistemas de ensino EaD contam com plataformas LMS (Learning Management System), em tradução: Sistema de Gestão de Aprendizagem, e LXP (Learning Experience Platform), traduzindo: Plataforma de Experiência de Aprendizagem.
Embora tenham aspectos e funcionamento similares, possuem características específicas, confira:
LMS: é uma plataforma de gerenciamento do aprendizado de treinamentos em geral, incluindo o EaD e o presencial, que permite controlar e acompanhar a jornada de aprendizagem dos colaboradores. Com os recursos do LMS é possível gerar relatórios, emitir certificados e uniformizar o ensino através da gestão, geralmente feita pelo RH.
LXP: é uma plataforma de aprendizagem EaD que conta com alta tecnologia e inteligência artificial, que utiliza diversos algoritmos com capacidade de dinamizar o ensino, apresentando recursos como sugestões de conteúdos e recomendações personalizadas para cada usuário de forma individual. Possui interfaces interativas e intuitivas, que facilitam e simplificam o acesso e a navegação.
Benefícios do LMS e do LXP para o aprendizado corporativo em sua empresa
Como vimos no tópico anterior, as plataformas, embora tenham o mesmo objetivo em comum, de capacitar os colaboradores através dos treinamentos, trazem características distintas que resultam em diferentes vantagens para as empresas.
Vantagens do LMS:
- RH e gestão da empresa possuem o controle do conteúdo disponibilizado, garantindo o aprendizado uniforme;
- Os colaboradores seguem a trilha de aprendizagem definida pela empresa, a fim de se especializarem nas necessidades mapeadas pela gestão;
- Maior controle da gestão do ensino, da plataforma, dos conteúdos e acompanhamento e resultados dos alunos.
Vantagens do LXP:
- Os alunos podem contribuir com conteúdos dentro da plataforma, aumentando as interações e senso colaborativo;
- Maior disponibilidade de conteúdos, uma vez que estes podem ser alimentados pelos próprios usuários;
- Promove maior engajamento e dinamismo através das interações geradas.
Como escolher entre LMS ou LXP para a experiência de aprendizagem?
Com tudo que vimos até aqui, é possível afirmar que não há uma recomendação que sirva para todas as empresas, afinal tanto o LMS quanto o LXP trazem vantagens para as empresas. E em muitos casos, é possível que você precise de AMBOS. Um para fazer a gestão dos treinamentos obrigatórios e outro para trazer uma experiência de aprendizagem mais profunda e dinâmica para os colaboradores.
Se você está em dúvida, avalie alguns pontos como estrutura interna para a gestão dos conteúdos, número de colaboradores experientes que podem contribuir com conteúdos ricos para o aprendizado dos demais, maturidade dos colaboradores, necessidades e objetivos da empresa.
Respondendo essas perguntas, ficará mais fácil decidir o caminho a seguir para os treinamentos corporativos em sua empresa.
A SOU é especialista em desenvolver talentos através da educação digital e apoia seus parceiros a extraírem o máximo de suas plataformas de universidade corporativa.
Confira mais sobre as soluções clicando aqui.
Até mais,
Marília Vale
Analista de Marketing na SOU Educação