A aprendizagem nas empresas é utilizada como uma ferramenta para motivar, engajar, treinar e elevar o nível de conhecimento das equipes. Nesse sentido, muitas empresas vêm apostando na criação de universidades corporativas, que mais do que treinamentos avulsos, oferecem um ambiente, seja físico ou virtual, com ferramentas e tecnologia capazes de trazer uma formação completa para os colaboradores, capacitando-os em habilidades técnicas, emocionais e comportamentais, visando a alta performance.
Importância e benefícios das Universidades Corporativas
Grandes empresas como Santander, Accor, Ambev e McDonalds, são alguns exemplos de companhias que implementaram sua forma própria de treinar seus colaboradores. Dentre as principais vantagens que uma universidade corporativa pode trazer, estão:
- Capacitação constante. Com uma universidade corporativa própria, a companhia ganha maior capacidade de treinar seus colaboradores, ampliando o conhecimento e permitindo um maior número de colaboradores qualificados.
- Ampliação da cultura organizacional. Ao oferecer cursos próprios, a empresa é capaz de inserir sua cultura, disseminando-a de forma mais ampla através do conhecimento, lembrando que pode haver inclusive conteúdos e cursos voltados somente para esse tema.
- Valorização do colaborador. Empresas que investem na aprendizagem corporativa são vistas como humanizadas, que reconhecem e investem em seus colaboradores, que passam a se sentir mais valorizados, engajados e com maior senso de pertencimento.
- Maior personalização. As empresas que optam por criar suas próprias universidades corporativas acreditam que os modelos padrão de mercado não atendem suas necessidades. No modelo de universidade própria, a empresa é capaz de montar e definir seus programas e conteúdos, obtendo com isso, colaboradores mais especializados e alinhados às necessidades da companhia..
- Retenção de talentos. Oferecer treinamentos é um benefício reconhecido pelo colaborador, que passa a valorizar empresas que dispõem dessa ferramenta, e como resultados disso, há a redução do turnover.
4 passos para implementar uma universidade corporativa eficiente
Se você quer oferecer treinamentos e qualificação constante para seus colaboradores, coloque em prática a universidade corporativa em sua empresa realizando 4 passos:
- Defina os objetivos e prioridades da empresa. Mais do que um benefício para os colaboradores, os treinamentos são uma forma de aumentar a performance das equipes e atingir metas. Por isso, o primeiro passo é ter em mente os objetivos que a empresa deseja alcançar com a universidade corporativa.
- Planeje sua estrutura. Faça um planejamento, definindo os temas dos cursos, conteúdos e formatos, com base nas necessidades listadas anteriormente.
- Escolha as melhores ferramentas. A experiência do colaborador com a universidade corporativa fará toda a diferença nos resultados, por isso invista em ferramentas que gerem uma experiência positiva e dinâmica de aprendizagem, despertando a motivação e o engajamento.
- Divulgue consistentemente e motive seu time. Crie um plano de divulgação da universidade corporativa para que os colaboradores se engajem nessa iniciativa. Demonstre todo o valor dessa ferramenta e como ela poderá trazer benefícios de mão dupla para colaborador e empresa.
A SOU é especialista em gerenciamento de universidades corporativas e conta com soluções que apoiam todo o ciclo de vida do projeto de sua empresa. Conte com a expertise SOU para seu planejamento, definição de estratégias, tecnologia, desenvolvimento de conteúdos e operação. Saiba mais e consulte nosso time clicando aqui.
Até o próximo artigo,
Marília Vale
Analista de Marketing da SOU Educação
1 Comment
[…] Defina os objetivos e prioridades da empresa: Mais do que um benefício para os colaboradores, os treinamentos são uma forma de aumentar a performance das equipes e atingir metas. Por isso, o primeiro passo é ter em mente os objetivos que a empresa deseja alcançar com a universidade corporativa. […]