O ano começou e com ele muitas resoluções e vontades de mudanças. Buscando por inovações e estar sempre conectado com as necessidades do mercado, as pessoas buscam por potencializar suas chamadas hard e soft skills.
Em 2022, as soft skills estão ainda mais em alta e podem fazer uma pessoa se destacar positivamente, tanto em processos seletivos quanto no ambiente empresarial, demonstrando para todos os profissionais exemplares que tanto demandam.
Porém, cada vez mais o mercado percebe que apenas as hard skills não são suficientes para transformar uma pessoa num profissional de excelência. Ele também precisa aprofundar e lapidar suas características subjetivas.
O que são soft skills?
As soft skills são valorizadas por recrutadores e pelo mercado, de maneira geral, e determinam as habilidades e competências subjetivas de cada pessoa.
São características de cada um que potencializam seu conhecimento teórico e auxiliam no dia a dia empresarial.
Elas são bastante difíceis de se detectar, avaliar e potencializar, mas, quando lapidadas, podem transformar um colaborador comum em um exemplo de sucesso. Também auxiliam pessoas e equipes a lidarem com os desafios da rotina de trabalho.
Assim, valorizar importantes soft skills podem transformar sua carreira profissional.
5 soft skills para brilhar em 2022!
Separamos 5 diferentes soft skills para você potencializar suas características profissionais e turbinar seu currículo em 2022. Confere só:
- Originalidade
Em uma geração onde muita coisa se repete e está padronizada com o consumo em massa, se destacar por ideias originais, pensamentos inovadores e atitudes proativas, com muita originalidade pode transformar sua carreira. A chave é pensar fora da caixinha e não ter medo de ousar e nem de errar.
- Comunicação afetiva
Comunicação afetiva é, basicamente, empatia. É saber lidar com o outro, seja ele qual for, e se colocar em seu lugar, tomar suas dores e compreender suas necessidades. Dentro de um ambiente de trabalho, é preciso saber comunicar-se e transformar essa comunicação na mais maleável e compreensiva possível, a fim de manter as relações saudáveis e uma equipe unida.
- Agilidade
O novo milênio, a tecnologia e a inovação trouxeram a necessidade de um mundo ágil e facilmente mutável. Quem não se adéqua à efemeridade das situações, acaba ficando para trás. Essa é uma soft skill de quem está conectado, atento às mudanças da atualidade e se adapta a elas de forma maleável, a fim de uma maior produtividade e proatividade.
- Resiliência
Ser resiliente é uma das principais soft skills da atualidade, uma pessoa resiliente consegue se adaptar e se desenvolver mesmo em cenários desfavoráveis e conquistar resultados positivos.
Ser resiliente é ser calmo e organizado, é olhar o objetivo final mesmo em meio ao caos e identificar os pontos de falha e recuperação de toda uma equipe a fim de se adaptar a qualquer cenário, mesmo os mais improváveis.
- Inteligência emocional
Para resolução de problemas e conflitos da melhor maneira possível, é preciso de inteligência emocional. Ela te permite passar por momentos e situações estressantes, de pressão externa e cobranças por prazos com tranquilidade e organização, além de gerir da melhor maneira a equipe e as potencialidades de cada pessoa.
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Até a próxima,
Marília Vale
Analista de Marketing