Encontro entre clientes: Gestão de Desempenho SAP SuccessFactors
No dia 28 de junho promovemos um encontro entre os Key-users e principais usuários do módulo de Desempenho do SAP SuccessFactors, com o objetivo de gerar a discussão e boas práticas de recursos e processos de RH entre nossos próprios clientes.
O evento contou com 5 empresas que realizamos a implantação do módulo de Desempenho com o objetivo de promover a troca de experiências, no intuito de ajustar processos ou ferramenta e promover o desenvolvimento de seus colaboradores.
As empresas participantes foram:
- Alelo
- Ciclo
- EcoRodovias
- Santher
- Suzano
- Vigor
“Achei sensacional essa iniciativa da SOU e o encontro foi muito enriquecedor! Obrigada pela oportunidade e pelo convite”, comenta Simone Reis, do grupo EcoRodovias.
Dentre os assuntos discutidos, foram citados alguns pontos em relação aos processos de RH, como:
- Criação de dashboards que são atualizados em tempo real para acompanhamento do status da avaliação ou outros processos.
- Criação de um bloco no perfil do colaborador para visualização dos comentários da avaliação, isso facilita o acesso durante a calibração.
- Permitir o acesso dos BP’s a públicos específicos utilizando grupos de permissão ao invés do campo “HR” quando não é possível mapeá-lo.
- Para avaliação de desempenho do público operacional:
- Utilizar de salas de “descompressão” onde um computador possa ser disponibilizado para consulta à avaliação e outras informações do sistema de gente.
- Para diminuir a carga de avaliações do gestor, lançá-las ao decorrer do ano, não todas de uma só vez.
- Para o comitê de calibração, montar uma visualização onde seja possível ver a nota antes da calibração e ter uma matriz com o colaborador já calibrado.
- Construção do PDI pelo colaborador e somente validação do gestor: o colaborador como protagonista de sua carreira.
- Adicionar o PDI dentro do fluxo de avaliação, na etapa de feedback já solicitar que o PDI seja preenchido.
- Habilitar e-mails automáticos de lembrete que são enviados pelo sistema caso o colaborador não tenha respondido sua avaliação.
- Em relação à definição de metas: definir as metas do nível de diretoria/gerência geral juntamente com o orçamento, para que elas sejam alinhadas ao objetivo definido na reunião de planejamento anual.
- Apresentação do modelo aplicado na Suzano, onde o processo de desempenho busca ser mais orgânico e menos ligado às avaliações formais.
Algumas soluções sistêmicas citadas também entraram em pauta, como:
- Liberação do Proxy por Funcionalidade
- Atalhos para Relatórios
- Report Center
- Release/Upgrade Center
A SOU agradece a todos os participantes e estende o convite a empresas que estão buscando benchmarks sobre processos de RH e como a tecnologia e o uso de plataformas de Gestão de Talentos podem auxiliar e melhorar os processos de RH das organizações brasileira.