Queremos apresentar para vocês o trabalho de construção de uma Universidade Corporativa.
Para isso, convidamos a Samantha Salese, Head de Gente e Gestão na Propay para falar um pouco como foi construir esse novo desafio juntamente com a SOU.
Apresentando a Samantha
Samantha Salese está na Propay a pouco mais de 1 ano e entrou na companhia com um objetivo de estruturar a área de DHO na companhia e um dos projetos foi o de Treinamento e Desenvolvimento.
Sobre o projeto
Na Propay eles realizam o ciclo de gente anual, que é a avaliação de desempenho e toda a discussão de pessoas junto com as lideranças e a metodologia de 9inbox.
Nessa discussão, foram somados todos os planos de desenvolvimentos individuais que a liderança havia proposto e desses PDIs foram estratificadas as necessidades de Treinamento e Desenvolvimento. O diagnóstico foi entender que para apoiar o desenvolvimento individual era preciso agregar com temas super importantes e factíveis nessa jornada, e isso foi o que se tornou a bússula desse projeto.
A partir disso, a SOU chegou até a Propay com essa proposta de treinamento e desenvolvimento virtual, que era o ponto principal que a Samantha estava buscando: criar uma Universidade Corporativa para a Companhia.
E como foi esse planejamento?
Tendo o que era preciso treinar, com o plano e o diagnóstico na mão, tendo a SOU com uma proposta muito interessante levando com base a Gamificação (que fez toda a diferença na hora de decidir a parceria de trabalho), pois o objetivo não era só desenvolver e sim criar a Universidade Corporativa que pudesse alimentar em grande escala conteúdos que não fossem somente de Gente e Gestão, mas sim das áreas corporativas da empresa.
“Então, o projeto se encaminhou assim, definido o tema, o parceiro só faltava a implementação. A implementação efetiva foi em outubro de 2021, com todos os temas e isso casou muito com a SOU pois eles trouxeram vários conteúdos de prateleira que coincidentemente se conectavam com o diagnóstico feito anteriormente, então a largada foi muito rápida. Esse foi um dos benefícios que nós vimos nessa parceria de grande valor para o nosso processo.” completou Samantha.
O trabalho da SOU com a Propay
O trabalho da SOU gerou e agregou valor a Propay. A rapidez na entrega do projeto ajudou a ganhar tempo, a plataforma foi avaliada como intuitiva e simples, sendo muito fácil a implantação, todo o conteúdo foi conectado aos planos de desenvolvimento e a gamificação colaborou para uma dinâmica agradável, gostosa e que as pessoas realmente se interessem nos treinamentos.
Para esse ano de 2022, o objetivo é aumentar o engajamento da Universidade Corporativa e trabalhar muito esse engajamento através de itens da Loja Virtual, sendo um item muito interessante presente na plataforma.
Qual dica você deixaria para quem está começando a estruturar a área de Treinamento?
“Primeiro entenda qual o objetivo da empresa, qual estratégia ela quer adotar, como você consegue levantar um diagnóstico que vai de encontro não só de desenvolvimento do profissional, mas também de colaborações e as entregas corporativas, para você conseguir estruturar uma grade e partir para uma parceria de Universidade.
De preferência, com essa dinâmica que a SOU tem, que é a dinâmica da gamificação, intuitiva, que as pessoas realmente vão ter engajamento de acessar e de se sentirem motivados nesse processo. Tendo o tema, conectado a companhia e um parceiro, as chances de sucesso são muito grandes. Fora isso, a dinâmica de retroalimentar conteúdos, atualizar temas que se conectem com os negócios, vão colaborando muito mais com o seu processo de desenvolvimento.” finaliza Samantha