O que vender e como vender? Talvez as perguntas mais essenciais de um negócio e que, por serem um pilar, estão sempre à tona. Para ajudar a vencer esse desafio, a gente vai abordar aqui uma das maneiras mais eficazes de resolver a segunda questão: o treinamento para vendas.
Por que o treinamento deve ser uma estratégia?
As vendas são o grande objetivo de qualquer negócio e o time que está em contato direto com seu consumidor – oferecendo suas soluções – deve ser abastecido de técnicas e práticas para persuadir e encantar clientes.
Por isso, a capacitação para vendas não deve ser tratada como um apêndice, mas sim como uma das bases para o sucesso das empresas.
Mas como fazer isso?
Nós selecionamos algumas dicas importantes para quem tem o desafio de mobilizar vendedores e gerar mais resultados. Vamos lá?
A gente só evolui quando sabe o que precisa melhorar
Antes de tudo, é preciso analisar. Gestores e time de desenvolvimento precisam estar alinhados e atentos às principais necessidades da equipe. Apenas assim, cientes de qual é o resultado esperado, é possível saber como iniciar o treinamento para vendas.
Conhecimento
O tempo é preciso, assim como a dedicação dos colaboradores. Por isso, considere os conhecimentos já compartilhados pelo time. Foque os novos conteúdos e evite o tédio da audiência.
Definiu o que é preciso ser abordado, considerando necessidades da empresa e perfil dos colaboradores? Continue a acompanhar algumas estratégias temáticas:
Se o contato com o cliente for o ponto mais sensível, invista em:
Os erros para evitar em apresentações
Considerando estudos e a experiência do seu time, crie um roteiro a respeito das pegadinhas e erros mais comuns em apresentações para clientes.
Fluxo de conversão
Como acompanhar o lead até o fechamento da proposta? Quais são as melhores técnicas? Considere seu produto e a experiência de campo para fundamentar seu treinamento para vendas.
Postura
A linguagem corporal praticamente comanda nossa comunicação. Por isso, investir nessa abordagem pode fazer diferença para que o cliente confie mais no seu produto.
Perguntas delicadas
Faça um diagnóstico das perguntas mais delicadas referente ao seu serviço e crie respostas padrão para cada uma delas.
Agora, para focar a conquista de clientes e otimização do tempo, não pode faltar no seu treinamento:
Como identificar clientes com chance relevante de conversão?
Depois, como atraí-lo desde a fase de prospecção:
os cenários são diversos, do contato pessoal até a estratégia de Marketing de Conteúdo.
Como reagir a pedidos de desconto
E ainda: como acelerar uma contratação e trazer resultados mais rapidamente.
Gostou das dicas? Nós temos outra boa notícia: a partir do item 3, tudo pode ser apresentado como vídeo ou como estratégias de gamificação em uma plataforma de educação corporativa à distância para que seus colaboradores possam assistir sempre que quiserem e, além disso, você pode aproveitar para utilizar o material pelo tempo que achar interessante.
E tem mais: se quiser aproveitar a variedade de conhecimento do seu time, opte por uma ferramenta colaborativa. Assim, a cada nova descoberta – de acerto ou erro – a informação pode ser compartilhada entre todos. Fomente o conhecimento de forma orgânica e ainda aproveite os dados disponíveis para ter insights e progredir.