A metodologia ágil já faz parte da rotina de muitas empresas, mas sua aplicação no ramo da educação corporativa ainda é novidade para muitos profissionais.
Pensando nisso, vamos abordar neste conteúdo a aplicação das ferramentas ágeis nos projetos de capacitação, além de apresentar alguns cases de sucesso e a visão do nosso CEO sobre esse assunto tão importante. Confira!
A metodologia ágil
Em poucas palavras, podemos descrever a metodologia ágil como a divisão de um projeto em etapas menores, possibilitando uma visão detalhada de cada fase.
Dessa forma, é possível identificar problemas e executar as mudanças necessárias mais rapidamente, e os times podem trabalhar de forma simultânea, atingindo resultados mais rápidos, com qualidade superior.
Como aplicar métodos ágeis em projetos de Educação Corporativa
Com o uso de métodos ágeis, o conteúdo dos treinamentos é dividido em tópicos para que cada assunto seja abordado de forma aprofundada.
Assim, a aprendizagem é constante e os participantes podem realizar avaliações ao final de cada etapa, assegurando que os temas abordados sejam melhor absorvidos.
Benefícios e cases de sucesso
Embora o termo “ágil” faça parte da metodologia, a rapidez das entregas é consequência de outros benefícios, como: possibilidade de aprimorar o produto durante o processo de desenvolvimento, participação ativa nos clientes ao longo das etapas, além de integração das equipes e aperfeiçoamento de suas habilidades.
A seguir, vamos listar alguns cases de sucesso desenvolvidos pela SOU:
- Swarovski, com um projeto de gamificação com foco na sazonalidade do Natal.
- Syngenta Brasil, com o uso de tecnologias educacionais para otimizar os treinamentos.
- Portas Abertas, que abordou a contribuição da educação corporativa na criação de uma cultura ágil nas organizações.
A visão do nosso CEO
Para destacar ainda mais os ganhos trazidos pelos métodos ágeis, vamos finalizar este conteúdo com um depoimento do nosso CEO, Luiz Comar. Segundo ele:
“Cada vez mais o RH se torna uma área de desenvolvimento de produtos e serviços, ouvindo os ‘clientes’ e entregando desenhando soluções aos colaboradores. Por isso, a adoção de práticas como as metodologias ágeis é um caminho sem volta. No mindset ágil, diferentemente de se mover rapidamente entre iniciativas, devemos focar no problema à nossa frente; organizar o trabalho mais pelas tarefas e entregas do dia do que por grandes projetos que dificultam a visão do todo e, muitas vezes, nos paralisam. O primeiro valor do manifesto ágil é privilegiar indivíduos e interações acima de processos e ferramentas. Com esse mindset, conseguimos organizar melhor o time e o trabalho a ser feito. Recentemente, realizamos mais um projeto de implementação de LMS, utilizando o framework ágil. Foi mais fácil conseguir a dedicação dos times da SOU e do cliente ao organizarmos as responsabilidades de cada um com este framework. Antes, definíamos o dia do go live e, literalmente, corríamos atrás desta data, encaixando as atividades nas agendas concorridas. Com o framework ágil, partimos da execução das tarefas para chegar ao go live desejado. Com isso, as tarefas semanais aconteciam em sprints quinzenais, como o planejado, com o cumprimento de cada fase. O resultado foi a finalização das atividades antes da data planejada.”